ENCANTOS DO BÁLTICO : LITUÂNIA - LETÓNIA – ESTÓNIA 05AGO a 11AGO.25





05 AGO a 11 AGO 25 | 7 dias
Partidas: Lisboa

1655€
Preço desde

Itinerário Download PDF


LITUÂNIA - LETÓNIA – ESTÓNIA
 
Um circuito pelos Países Bálticos é muito mais do que visitar apenas as suas capitais…. Durante este circuito iremos explorar os 3 países, tanto no que diz respeito ao seu vasto património histórico e monumental, como ao seu património natural. Teremos ao final do dia uma luminosidade inesquecível. Estão reunidas as condições ideais para uma viagem imperdível por esta trilogia báltica. Teremos oportunidade de ver a impressionante Colina das Cruzes e o deslumbrante Parque Nacional de Gauja…
 
1º DIA – CIDADE DE ORIGEM | VILNIUS
Formalidades de embarque em voo regular da Air Baltic com destino a Vilnius, e com  escala em cidade europeia. Chegada tardia a Vilnius, capital da Lituânia, transfer para o hotel. Snack frio à chegada. Check-in e alojamento em hotel 4*.
 
2º DIA - VILNIUS | TRAKAI | VILNIUS
Visita panorâmica da capital Vilnius, profundamente religiosa, com fortes laços culturais com a Polónia com que formou no século XIV um Império. Tornou-se independente, em Março 1990. A visita terá início com uma caminhada ao longo do Centro Histórico Medieval, classificado Património Mundial pela UNESCO. Especial referência para a Catedral, em estilo clássico do séc. XVIII, a Igreja de Santa Ana, construída em estilo gótico e decorada com mais de 33 tipos diferentes de tijolos, a Igreja de São Pedro e São Paulo, construída em 1668 sobre as fundações de um Templo Pagão dedicado a Milda (a Deusa do Amor) e que constitui a pérola da arquitetura barroca em Vilnius, a Universidade Velha, construída em 1579, a Igreja de S. Casimiro, fundada pelos Jesuítas e dedicada ao Santo Casimiro Jagiello, filho do rei da Polónia, a Igreja de S. Miguel, obra renascentista construída em 1594, e a Porta Aurora, albergando uma imagem da Virgem, muito venerada por devotos dos Países vizinhos que aqui se deslocam em Peregrinação. Continuamos com a visita da «República de Uzupis», comparada com Montmartre, em Paris, ou Christiania, em Copenhague. Užupis é uma "república" de artistas e um dos bairros mais prestigiados e caros de Vilnius, com o seu próprio hino, constituição, presidente, bispo, duas igrejas, um dos cemitérios mais antigos de Vilnius (cemitério Bernardino), sete pontes e um guardião (o anjo de bronze de Užupis). Visitaremos ainda o cemitério de Antakalnis, onde se encontram numerosos soldados mortos em solo lituano durante o ataque de Napoleão à Rússia em 1821, nas duas guerras mundiais e durante o processo de independência da Lituânia. Almoço em restaurante. De tarde saída para visitar a cidade de Trakai, primeira capital da Lituânia, a cerca de 30 Km de Vilnius, com o seu Castelo do Século XIV, situado numa ilha do Lago Galve. Esta fortificação em tijolos vermelhos, foi construída pelo Grão-Duque Vytautas e é hoje um Museu. Faremos ainda um pequeno passeio de barco pelo Lago. No final da visita, regresso a Vilnius. Jantar em restaurante local com actuação de grupo de música tradicional da Lituânia e regresso ao hotel. Alojamento. 
 
3º DIA - VILNIUS | PALÁCIO DE PAKRUOJIS | SIAULIAI | COLINA DAS CRUZES | RIGA
Saída para Pakruojis. Visita ao Senhorio de Pakruojis, na Lituânia, onde está localizado o Palácio de Pakruojis - com 43 edifícios sobreviventes espalhados por uma área de 48 hectares, serve como um grande lembrete da Lituânia pré-Primeira Guerra Mundial, quando famílias nobres que residiam em tais mansões dominavam a política, os negócios e a cultura igualmente." Almoço em restaurante. Continuação da viagem em direção à fronteira Lituânia/ Letónia para Siauliai, a milenária “Cidade do Sol”. Subida à misteriosa “Colina das Cruzes”, visitada por João Paulo II, em 1993. Aqui encontramos cerca de 50 000 cruzes de diferentes tamanhos. Neste mesmo local vêm milhares de peregrinos para depositar uma cruz ou um rosário no solo, e que no início era símbolo do enorme querer expresso pelo Povo em defesa da liberdade. Chegada ao hotel de Riga ao fim da tarde. Jantar e alojamento.
 
4º DIA - RIGA
Início da visita da cidade de Riga conhecida como a “Paris” do Báltico, única pela sua riqueza e pela qualidade da sua arquitetura moderna e em madeira, do séc. XIX. Iniciamos a nossa visita na área das avenidas do centro de Riga, destacando-se a famosa avenida Alberta que oferece a mais completa coleção de edifícios de Art Noveau da Europa e inúmeros edifícios e monumentos, como a Torre Arsenal, o Teatro Nacional, o Monumento à Liberdade, a Ópera, a Universidade e as inúmeras pontes sobre o rio Daugava. Seguimos para a cidade velha, a parte mais antiga da cidade, para passeio pela rua pedonal de kalfu, a Praça Livs com os seus edifícios medievais, visita à Catedral Dome, construída no século XIII, que alberga um dos maiores órgãos do mundo com mais de 6700 tubos; a Catedral Ortodoxa, Igreja de S. Jacob/S. Pedro, o Castelo medieval de Riga que é residência do Presidente da República, a Torre Panorama, o Parlamento, a Ponte dos Suecos e o conjunto de casas chamado de os “Três Irmãos”. Antes do almoço, assistiremos a um concerto de órgão na Catedral. De tarde prosseguimos com a visita de Jurmala. O resort de verão mais importante e
tradicional nos Estados Bálticos e uma das principais cidades turísticas da Letónia, famosa pelas suas riquezas naturais, clima ameno e águas minerais e uma vasta praia de areia que se estende ao longo de mais de 33 km, limitado por densas florestas de pinheiros, entre o Mar Báltico e o rio Lielupe. Algum tempo livre. Regresso ao hotel ao final da tarde. Jantar e alojamento. 
 
5º DIA - RIGA | PARQUE NACIONAL DE GAUJA | SIGULDA | PÄRNU | TALLINN
Saída em direção ao Parque Nacional de Gauja em Sigulda, conhecido como a “Suíça da Letónia”. Visita das Ruínas da Ordem dos Cavaleiros Teutónicos (Séc. XIII) que estava ligado a outras pequenas construções mediante passagens subterrâneas. Visitaremos o Castelo Medieval de Turaida (1214), o mais bem conservado da Letónia , o Museu de História Local de Sigulda, o Túmulo de Turaida, a Gruta de Gutmann e o Parque de Diana, parque de esculturas dedicado ao folclore da Letónia. Almoço em restaurante local entre visitas. Prosseguimos viagem com destino a Tallinn visitando no percurso Parnu. Breve visita desta cidade com o seu balneário e a sua torre vermelha. Chegada ao hotel ao final da tarde. Distribuição dos quartos, jantar e alojamento.
 
6º DIA - TALLINN
Saída para visita panorâmica desta cidade, capital da Estónia, e a mais antiga capital medieval do Norte da Europa. Tallinn, cidade que conseguiu a sua independência de Moscovo em 1991, é uma cidade realmente interessante com um centro antigo e encantador. Iniciamos as visitas com o Centro Histórico, com as antigas muralhas, o portão de Viru, um dos principais acessos à Cidade Velha onde encontramos a Praça da Prefeitura com inúmeras lojas, galerias, comerciais, cafetarias, restaurantes e esplanadas, vibrante de cor e movimento e a Passagem de Santa Catarina, uma das ruas mais simpáticas e pitorescas da cidade, com muito artesanato local e cheia de artistas. Seguimos para a cidade Alta - Toompea, situada numa colina. Destacamos a “Kiek in de Kok” uma das mais impressionantes Torres de defesa do Mar Báltico (exterior), o Castelo de fachada rosa, a Catedral ortodoxa de Alexander Nevsky construída pelo Czar Alexandre III e a Catedral Domo (Catedral Luterana de Santa Maria). As vistas de Toompea são fantásticas para a cidade baixa e para a muralha. Almoço em restaurante local. De tarde, continuação das visitas, com especial destaque para o Convento de Santa Brígida, o Vale das Canções e o Parque Kadriorg, onde encontramos o Palácio de Kadriorg, rodeado de vegetação e Lagos e que foi desenhado pelo arquiteto Michetti para o Czar russo Pedro - o Grande. No final das visitas jantar em restaurante típico medieval. Regresso ao hotel e alojamento.
 
7º DIA – TALLINN | CIDADE DE ORIGEM
Transporte ao aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo regular da Air Baltic, com escala em cidade europeia, e destino a Portugal. Chegada e fim dos nossos serviços
 
Mínimo de 32 participantes.
 
Hotéis previstos 4* (ou similares): 
Vilnius: Congress Vilnius 4* https://www.congressavenue.lt/en 
Riga: Hestia Jugend 4* https://www.hestiahotels.com/jugend/en/ 
Tallinn: Hestia Ilmarine 4* https://www.hestiahotels.com/ilmarine/en/ 
 
Voos previstos: (sujeitos a alterações) 
BT 990  05AUG  LISVNO       1615 2245   (duração aproximada de 4h30m) 
BT 312  11AUG  TLLRIX         0910 1000   (duração aproximada de 0h50m) 
BT 675  11AUG  RIXLIS         1215 1455   (duração aproximada de 4h40m) 
 
Fotos:
Lituania Trakai Castle © Giedrius Akelis Lithuania Travel
Lituania Pakruojis Pakruojo Dvaras
Lituania The Hill of Crosses - © Laimonas Ciūnys Lithuania Travel
D.Dovydaitis.bulvaras Lituania Visit Siauliai 
Estónia Tallinn nomme_turg_maret_poldveer-turay
Estónia Tallinn old_town_kaupo_kalda A
Letónia Gaujas senleja  Gauja National Park Latvia.travel
Vilnius, The Palace of the Grand Dukes of Lituania, evening ©Andrius Aleksandravičius_Lithuania Travel
 
Nota: por motivos alheios à Fundação INATEL, o programa poderá sofrer alterações.

Inclui


  • passagens aéreas Lisboa | Vilnius e Tallinn | Riga | Lisboa, em voo regular da Air Baltics, com direito a 20 kg de bagagem de porão e 5Kg de mão;
  • taxas de aviação de Lisboa: 131€; 
  • 6 noites de alojamento em hotéis de 4*;
  • impostos municipais;
  • refeições: 1 snack frio + 5 jantares + 5 almoços
  • café ou chá e água às refeições
  • circuito de autocarro 
  • serviço de áudio-guias; 
  • excursões com guias locais em português/espanhol;
  • concerto de órgão na Catedral de Riga Dome;
  • actuação de grupo de música tradicional lituana para jantar de despedida;
  • Entradas: Estónia: Catedral Ortodoxa Aleksander Nevsky, Convento de Santa Brígida, Parque Kadriorg. Letónia: Catedral Dome, Parque Nacional Sigulda (taxas de entrada para o castelo e Museu Turaida, Parque de Esculturas, Gruta de Gutman). Lituânia: Palácio Pakruojis, Catedral de S. Estanislau, Igreja Santa Ana, Universidade, Castelo Trakai, 
  • passeio de barco em Trakai;
  • assistente INATEL; 
  • seguro de viagem.

Não inclui


  • taxas de reserva (10€); 
  • restantes bebidas às refeições;
  • quaisquer serviços não mencionados como gorjetas, taxas de cidade, telefonemas, bagageiros, etc.

Locais partida


LISBOA

Condições Gerais


RESUMO: 
A combinação de serviços de viagem que lhe é proposta constitui uma viagem organizada nos termos do Decreto-Lei nº 17/2018, de 08 de março. A inscrição em qualquer destas viagens implica a adesão total às condições abaixo mencionadas. 
 
ORGANIZAÇÃO
A organização das viagens é da INATEL Turismo (marca registada da Fundação INATEL), com sede na Calçada de Sant’Ana, n. º180, Lisboa, contribuinte fiscal no 500 122 237, RNAVT nº 2954.
 
RESPONSABILIDADE 
A Fundação INATEL é responsável pela correta execução de todos os serviços incluídos no contrato de viagem. Nas viagens organizadas, a INATEL é responsável perante os participantes, ainda que os serviços sejam executados por terceiros, e sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais aplicáveis. A INATEL não é responsável por erros na reserva que sejam imputáveis ao participante ou que sejam causados por circunstâncias inevitáveis e excecionais. É da exclusiva responsabilidade dos participantes a correta informação e a verificação dos nomes constantes na reserva, os quais deverão corresponder aos documentos de identificação, bem como a conferência dos documentos da viagem. 
 
RESERVA
Existe um número limite de 1 quarto por reserva, exceto nos casos relativos ao mesmo agregado familiar (pais, filhos e netos, devidamente comprovados). 
 
PAGAMENTOS | TAXA DE RESERVA
Todas as reservas apenas serão consideradas efetivas após a sinalização ou liquidação dentro dos prazos estabelecidos. 
• No ato da inscrição deverá ser pago 25%  do valor total da viagem acrescido da taxa de serviço de reserva no valor de 10€, e o restante pagamento, 60 dias antes da data de partida. 
• Portal de viagens INATEL – Todas as reservas efetuadas no portal estão isentas da taxa de serviço de reserva, obrigando a uma sinalização de 40% do total da viagem no ato da reserva e ao pagamento total 60 dias antes.
A INATEL reserva-se o direito de anular ou alterar qualquer inscrição cujo pagamento ou reserva, não esteja em conformidade com o exposto, ou quando existam razões justificadas.
 
SEGURO
Os participantes nas viagens organizadas pela Fundação INATEL encontram-se garantidos por seguro de responsabilidade civil, nos termos da legislação em vigor. Adicionalmente, os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, de acordo com as condições da respetiva apólice. Consulte as garantias de proteção previstas na sua viagem. No ato de inscrição o participante pode solicitar o alargamento da cobertura do seu seguro de viagem para riscos extra e adicionais que considere relevantes (cancelamento de viagem; perda ou extravio de bagagem, e outros), suportando os encargos correspondentes. 
 
ALTERAÇÕES
Todas as alterações às reservas confirmadas inicialmente, (retificação de nomes, datas, tipo de alojamento, viagem ou outra), implicam uma taxa de alteração de reserva de 10 €, acrescida dos encargos que a alteração origine junto dos fornecedores.
 
RESCISÃO DO CONTRATO PELO PARTICIPANTE 
O participante pode rescindir o contrato da viagem, a todo o tempo, antes do início da viagem, assumindo a responsabilidade pelo pagamento da taxa de rescisão, justificável, estabelecida no contrato ou na ausência desta informação, o pagamento do preço da viagem, deduzido dos encargos resultantes da anulação ou reafectação dos serviços da viagem. No caso de desistência de um participante em quarto duplo, o suplemento de quarto individual deverá ser suportado pelo participante que mantém a reserva.
IMPORTANTE: Todas as reservas canceladas estão sujeitas ao pagamento de uma taxa de serviço no valor de 10€, destinada a cobrir encargos operacionais, exceto em caso de anulação de viagem pela INATEL
 
DESPESAS DE CANCELAMENTO
O participante pode rescindir o contrato da viagem, a todo o tempo, antes do início da viagem, assumindo a responsabilidade pelo pagamento da taxa de rescisão, estabelecida no contrato ou na ausência desta informação, o pagamento do preço da viagem, deduzido dos encargos resultantes da anulação ou reafectação dos serviços da viagem. Quando seja caso disso, o participante será reembolsado pela diferença entre a quantia paga, deduzida da taxa de rescisão e todos os encargos, devidamente justificados. No caso de desistência de um participante em quarto duplo, o suplemento de quarto individual deverá ser suportado pelo participante que mantém a reserva, exceto no caso de cancelamentos com menos de 48h00 de antecedência, incluindo não comparência à partida, sendo a referida despesa imputada nas despesas de cancelamento do participante que desiste. A Fundação efetuará todas as diligências possíveis para minimizar os custos de cancelamento, nomeadamente os causados por doença. 
 
CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO DE RESERVA 
- Até 60 dias antes da data da partida: €10 (taxa de reserva);
- Entre 59 e 46 dias antes da data da partida: 25% do valor por pessoa
- Entre 45 e 20 dias antes da data da partida: 70% do valor por pessoa
- Menos de 19 dias antes data da partida, incluindo a não comparência: perda total, deduzido de possíveis custos reembolsáveis;
 
DOCUMENTAÇÃO
Os participantes deverão possuir toda a sua documentação pessoal regularizada (B.I., cartão de cidadão ou passaporte, com validade mínima exigida, alguns países exigem passaportes com validade mínima de 6 meses, autorizações para menores, vistos de entrada, certificados de vacinas ou outros exigidos). Cédulas ou assentos de nascimento não são válidas como documento de viagem. A INATEL declina qualquer responsabilidade pelo impedimento de participação na viagem por apresentação de documentos inválidos ou esquecimento, bem como outras razões de ordem particular, sendo por conta do participante qualquer gasto que daqui possa decorrer. Em viagens na UE, para obtenção de assistência médica, cada participante deverá ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Os nacionais de países estrangeiros devem consultar informação especifica quanto à documentação necessária para a realização da viagem junto das embaixadas/consulados dos países de origem.  
 
PREÇO
Os preços mencionados são válidos para associados INATEL. Para não associados, acresce uma taxa de 20 € por pessoa. Apenas estão isentos da taxa de associado, os participantes partilhando quarto com o associado ou do mesmo agregado familiar (conforme regulamento do Beneficiário).
 
ALTERAÇÃO AO PREÇO
Os preços constantes do programa, incluindo taxas de aeroporto e portuárias, estão baseados nos custos dos serviços e câmbios vigentes à data de impressão, pelo que estão sujeitos a alterações nos termos legais (aumento ou redução de preço) que resultem de variações no custo dos transportes ou do combustível, impostos, taxas e flutuações cambiais, até 20 dias antes da data da viagem. 
 
OUTRAS CONDIÇÕES
Passagens aéreas: após emitidas, não são passíveis de alteração e reembolso;
Os horários de voos estão sujeitos a reconfirmação. É da responsabilidade do cliente a verificação dos horários da sua viagem;
A ordem do percurso do programa pode ser alterada e qualquer dos hotéis previstos pode ser substituído por outro de categoria similar. A categoria dos hotéis mencionada é determinada pela legislação do país de acolhimento;
Os preços constantes dos programas estão sujeitos a alterações de acordo com a lei. Sempre que se verifique uma alteração ao preço, o participante será imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe for fixado, aceitar o aumento verificado ou anular a sua inscrição;
Caso não seja atingido o número mínimo de participantes exigido, a Fundação INATEL, poderá cancelar a viagem, nos termos da lei, notificando o participante, com pelo menos, 48 horas, 7 ou 20 dias de antecedência, dependendo da duração da viagem;
Horários e Nº de Lugar: é da exclusiva responsabilidade dos participantes a falta de pontualidade a todas as horas de partida; os horários indicados nos programas são aproximados, ressalvando-se quaisquer atrasos por motivos alheios; A numeração atribuída no recibo entregue ao participante poderá não se revestir de carácter fixo, podendo existir rotatividade de lugares;
Regimes alimentares: a Fundação INATEL declina qualquer responsabilidade por falta de informação prévia do cliente sobre restrições ou regimes alimentares especiais necessários. Em caso de necessidade desse serviço, o mesmo deve ser solicitado aquando da inscrição na viagem, podendo ocorrer gastos suplementares.
Participantes com dificuldade de locomoção e necessidades especiais: os participantes inscritos nas viagens da Fundação INATEL, devem apresentar plena autonomia física e psíquica para o desenvolvimento do programa previsto. Em caso de necessidade de apoio deverá viajar acompanhado por um cuidador, uma vez que o guia/assistente não pode assegurar este apoio. Todos os programas envolvem percursos a pé, sendo que alguns poderão não ser aconselháveis a pessoas com dificuldades de locomoção ou em cadeira de rodas. É obrigatório que todos os participantes com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais, informem no ato da inscrição, a sua condição e o nome do seu cuidador. 
A Fundação INATEL reserva-se o direito de impedir a continuidade da participação em qualquer viagem, sem direito a reembolso, de participantes que evidenciem comportamentos eticamente inadequados, sejam de natureza injuriosa ou agressiva, para com outros participantes ou prestadores de serviço, podendo ainda ser impedidos de realizar novas inscrições em viagens organizadas por esta Fundação.  
O tratamento dos dados pessoais dos clientes é realizado no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais nos termos da lei. Para mais informação consultar o portal INATEL www.inatel.pt sobre politica de privacidade.
Nos termos da Lei n.º 144/2015 de 8 de setembro, informamos que o cliente poderá recorrer às seguintes Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:
a) Provedor da Fundação INATEL;
b) Comissão Arbitral do Turismo de Portugal em www.turismodeportugal.pt;
c) Ou a qualquer uma das entidades devidamente indicadas na lista disponibilizada pela Direção Geral do Consumidor em http://www.consumidor.pt.
 
O presente resumo de condições gerais não dispensa a leitura atenta das condições gerais na íntegra, mencionados na brochura INATEL e Portal de Viagens.
 
Para outras informações, consultar as Condições Gerais INATEL e/ou o programa detalhado da viagem.