ALBÂNIA E MACEDÓNIA DO NORTE 17ABR a 25ABR.25





17 ABR a 25 ABR 25 | 9 dias
Partidas: Lisboa

1841€
Preço desde

Itinerário Download PDF


Com Lago Ohrid e Riviera Albanesa
Uma viagem singular, onde pode conhecer uma Europa ainda pouco explorada, que proporciona, aos seus visitantes, experiências únicas! Albânia e Macedónia do Norte reservam gratas surpresas a quem as visita. Um corolário surpreendente que vai muito além do que imagina.
 
1º DIA - CIDADE DE ORIGEM | MUNIQUE | TIRANA 
Encontro no aeroporto de Lisboa para formalidades de embarque com destino a Tirana, via cidade europeia. Chegada a Tirana, cidade fundada em 1614 por Solimão Paxá e que se tornou capital da Albânia em 1920.  Transporte para o hotel de 4*. Alojamento. 
 
2º DIA – TIRANA | KRUJA | TIRANA (artesanato e folclore)
Visita a Kruja, o centro da resistência-albanesa contra os turcos, sob a liderança do herói nacional albanês, Scanderbeg. A sua luta ao longo de 25 longos anos, impediu a invasão do território albanês pelos povos Otomanos através das regiões Oeste da Europa, facto que lhe concedeu o título de “Campeão de Cristo”, atribuído pelo Papa da altura. Visita ao Museu Skanderbeg, e ao “Old Bazaar”, onde poderá encontrar peças de artesanato. Aqui conheceremos um artesão local, que nos mostrará uma pequena parte do seu trabalho. Almoço em restaurante local, com menu tradicional. Durante o almoço – atuação de folclore. Poderemos juntar-nos aos dançarinos e aprender alguns passos das danças albanesas. À tarde, voltamos a Tirana, para visita pela cidade. A capital do país e a maior cidade da Albania foi fundada em 1614. Conheceremos a Praça Skanderberg, principal símbolo da cidade, com a estátua equestre do herói nacional. À sua frente veremos a Torre do Relógio, com 35 metros de altura; a Mesquita de Et´hem Bey, onde chegam peregrinos de todo o mundo; a Biblioteca Nacional e o Palácio da Cultura. Visitaremos o bazar que foi reconstruído recentemente, e transformado numa área animada de lojas e restaurantes. Passaremos pelo castelo de Tirana, uma área que mostra alguns vestígios da cidade, que também foi convertido numa zona turística pedonal com edifícios tradicionais, bares e lojas. Jantar em restaurante local. Alojamento. 
 
3º DIA - TIRANA | MOSTEIRO DE SÃO NAUM | OHRID (passeio de barco no lago, mosteiros e igrejas)
Pela manhã, seguiremos em direção ao Mosteiro de São Naum, na Macedónia do Norte, fundado por este santo que chegou à região em missão evangelizadora. Localizado no alto de um rochedo, tem uma vista espetacular sob o lago. O mosteiro e a igreja, sofreram várias transformações, mas as colunas em mármore com mil anos e algumas inscrições ainda indecifráveis, fazem deste um lugar singular. Prosseguimos em direção a Ohrid, situada nas margens do Lago Ohrid, um dos mais profundos e antigos do mundo. Almoço entre visitas.
Visita da cidade de Ohrid, património cultural, natural e histórico da humanidade da UNESCO desde 1980. Caminharemos apreciando o seu centro histórico e veremos entre outras atrações a imponente Igreja de Santa Sofia, cujo interior abriga belíssimos frescos bizantinos e ainda o Teatro Antigo, encontrado após longas escavações. No alto de um rochedo, avistaremos a Fortaleza de Samuil dominando a linda paisagem. Caminhar e observar a arquitetura residencial tardia otomana é uma viagem no tempo. Passeio de barco no lago antes do jantar em restaurante local. Alojamento em hotel. 
 
4º DIA - OHRID | BERAT (vinhos e antiguidade)
Saída em direção a Berat, uma das mais antigas e belas cidades da Albânia, conhecida como a “cidade das mil janelas” e cujo centro histórico é também considerado como Património da humanidade pela UNESCO. Visitaremos o Castelo de Berat, que à semelhança dos seus ancestrais, parte da população desta cidade reside nas casas tradicionais dentro das muralhas. Aqui dentro terão sido edificadas mais de 40 igrejas, das quais 7 subsistem até aos dias de hoje. Visita ao Museu Onufri, sediado numa das igrejas e onde poderá apreciar muitas das maravilhosas obras do pintor que lhe dá o nome. Almoço tradicional em restaurante.  À tarde, visita a uma adega vinícola local, para um tour e programa de degustação de vinhos. Jantar e alojamento no hotel. 
 
5º DIA - BERAT | GJIROKASTER | SARANDA (culinária e arquitetura)
Saída em direção a Gjirokaster. O dia será dedicado à visita desta cidade classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Continuamos com a visita do Castelo Medieval (nota: subida e descida íngremes), usado como prisão política durante o regime ditatorial comunista. Ali perto, o antigo bazar, área comercial do tempo da ocupação otomana, é ainda o centro social de Gjirokastër e a parte mais interessante da cidade. Aqui a maioria das casas foram construídas ao longo dos séculos XVIII, XIX e início do século XX, e algumas estão abertas aos visitantes. Aqui encontram-se mansões espetaculares construídas em pedra, podendo-se visitar uma casa típica e estar dentro de um exemplar do género e de cujas torres se pode apreciar uma boa vista da cidade. Almoço durante as visitas. Jantar e alojamento no hotel.  
 
6º DIA - SARANDA | BUTRINT | KSAMIL | SARANDA (o maior parque arqueológico da Albânia e praia)
Saída para Saranda. A nossa primeira paragem - as ruínas arqueológicas de Butrint, uma antiga cidade localizada no Parque Nacional de Butrint. A herança que recebeu das culturas grega, romana, bizantina, veneziana e otomana e que está bem patente nas várias estruturas de pedra, granjeou-lhe o estatuto do Microcosmos do Mediterrâneo. Situado no coração do Parque Nacional de Butrint, no sul da Albânia, este enorme complexo arqueológico com cerca de 200 hectares é atualmente um dos destinos mais visitados do país. De acordo com a mitologia grega, a antiga cidade conhecida como Buthrotum, terá sido fundada por exilados vindos de Tróia. Aliás, na Eneida, conhecida obra literária de Virgílio, é referido que Eneias visita esta cidade a caminho de Itália. Visitaremos a torre veneziana situada à entrada do complexo. Esta foi construída durante os séc. XV e XVI; o teatro romano - datado do século IV, o teatro albergava cerca de 1.500 espetadores; a grande basílica - um local de culto edificado no século VI, durante o período Cristão; o santuário de Asclepio; as termas romanas; o castelo veneziano e o Museu da Cidade Antiga de Butrint; fórum romano; liceu; batistério; nymphaeum - uma fonte romana do século II d. C. dedicada às ninfas. Almoço entre visitas. Após a visita, paramos na vila costeira de Ksamil, uma vila com muitas praias - areias brancas ou praias rochosas, águas cristalinas e belas paisagens. Desfrutamos da praia e da natureza em Ksamil, antes de chegar à cidade de Saranda, onde passaremos a tarde. Damos um passeio no passeio à beira-mar e apreciamos a vista do pôr-do-sol do castelo de Lekursi; localizado no topo da colina, com vista para a cidade. Jantar. Alojamento no hotel.
 
7º DIA - SARANDA | RIVIERA ALBANESA | VLORA (uma mistura entre as praias e as montanhas, na riviera)
Um dia inteiro pela riviera albanesa, a faixa do litoral que vai de Saranda a Vlora no sudoeste da Albânia, e é banhada pelo mar Jónico, um braço do mar Mediterrâneo. A região é formada por algumas cidades e praias paradisíacas. Himara, Dhermi, Palasë, Porto Palermo, são apenas alguns dos destinos que o esperam nesta viagem incrível pelo litoral albanês. Cada uma com seu diferencial, formam um roteiro de águas cristalinas e turquesas, com praias isoladas. Paragem no Parque Nacional de Llogara para apreciar a sua magnífica paisagem. Almoço entre visitas. Continuaremos para Vlora, a segunda maior cidade costeira, onde Ismail Qemali (líder do Movimento Nacionalista Albanês), declarou a Independência da Albânia, a 28 de novembro de 1912. Jantar. Alojamento. 
 
8º DIA - VLORA | APOLÓNIA | VLORA (vestígios arqueológicos)
Passeio de meio dia-aos vestígios arqueológicos de Apolónia. Esta antiga colónia grega e romana foi fundada no século VI a.C. Foi um importante centro económico e cultural, onde se formou o jovem imperador romano Otaviano Augusto. A cidade foi abandonada no início da Idade Média devido a um forte terremoto. Hoje podemos ver vestígios do Odeon, do Pórtico, do Teatro e do Mosteiro Medieval de Santa Maria, que alberga no seu interior o Museu Arqueológico. Almoço entre visitas. Após as visitas, regressamos a Vlora, para uma tarde livre na praia ou na cidade. Jantar. Alojamento. 
 
9º DIA - VLORA | TIRANA | CIDADE DE ORIGEM
Saída em direção ao aeroporto de Tirana. Formalidades de embarque em voo regular e partida em direção a Lisboa com escala em Frankfurt. Chegada e fim dos nossos serviços.
 
Mínimo de 30 participantes
 
Voos previstos de Lisboa  (sujeitos a alterações):
LH1167   17APR   LISFRA         12H15  16H15   (duração aproximada de 3h00m) 
LH1456  17APR   FRATIA         21H10  23H15   (duração aproximada de 1h55m)  
LH1455  25APR  TIAFRA         14H20  16H40    (duração aproximada de 2h20m) 
LH1172 25APR   FRALIS         21H20  23H30    (duração aproximada de 3h05m)  
 
Hotéis previstos: 4* (ou similares) 
Tirana: Austria https://www.booking.com/hotel/al/austria.en-gb.html
Região do Lago Ohrid: Hotel Unique http://uniqueresort.mk/
Berat: Belagrita  - https://belagritapalace.com/
Saranda: Saranda International  - https://www.booking.com/hotel/al/saranda-international.en-gb.html?
Vlora: Palace https://www.booking.com/hotel/al/palace.en-gb.html?
 
Nota: por motivos alheios à Fundação INATEL, o programa poderá sofrer alterações.
Sugerimos que privilegie o uso de passaporte de forma a agilizar os procedimentos fronteiriços.

 

Inclui


  • passagem aérea Lisboa | Frankfurt | Tirana e Tirana | Frankfurt | Lisboa, em voos regulares da Lufthansa em classe turística, com direito a bagagem de porão e de mão; 
  • taxas de aviação de Lisboa (220€); 
  • circuito em autocarro; 
  • transfer em táxi para o castelo de Gjirokaster;
  • 8 noites de alojamento e pequeno-almoço em hotéis de 4*; 
  • refeições: um snack frio no dia de chegada, 7 almoços e 7 jantares; 
  • água às refeições;
  • demonstração de artesanato;
  • espetáculo de folclore; 
  • passeio de barco no Lago Ohrid;
  • degustação de vinhos albaneses;
  • visitas: Tirana, Kruja, Mosteiro de São Naum, Ohrid, Berat, Gjirokaster, Butrint, Ksamil, Saranda, Vlora, Apolónia; 
  • entradas: Museu Skanderbeg, Mosteiro de São Naum, Castelo de Berat, Museu Onufri, Castelo Medieval de Gjirokaster, ruínas arqueológicas de Butrint, ruínas arqueológicas de Apolónia;
  • guias locais em espanhol; 
  • guia INATEL; 
  • seguro de viagem.
 

Não inclui


  • taxa de reserva (10€);
  • quaisquer serviços não mencionados como gorjetas, taxas de cidade (a pagar localmente); serviço de bagageiros, telefonemas, etc.
 

Locais partida


LISBOA

Condições Gerais


RESUMO: 
A combinação de serviços de viagem que lhe é proposta constitui uma viagem organizada nos termos do Decreto-Lei nº 17/2018, de 08 de março. A inscrição em qualquer destas viagens implica a adesão total às condições abaixo mencionadas. 
 
ORGANIZAÇÃO
A organização das viagens é da INATEL Turismo (marca registada da Fundação INATEL), com sede na Calçada de Sant’Ana, n. º180, Lisboa, contribuinte fiscal no 500 122 237, RNAVT nº 2954.
 
RESPONSABILIDADE 
A Fundação INATEL é responsável pela correta execução de todos os serviços incluídos no contrato de viagem. Nas viagens organizadas, a INATEL é responsável perante os participantes, ainda que os serviços sejam executados por terceiros, e sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais aplicáveis. A INATEL não é responsável por erros na reserva que sejam imputáveis ao participante ou que sejam causados por circunstâncias inevitáveis e excecionais. É da exclusiva responsabilidade dos participantes a correta informação e a verificação dos nomes constantes na reserva, os quais deverão corresponder aos documentos de identificação, bem como a conferência dos documentos da viagem. 
 
RESERVA
Existe um número limite de 1 quarto por reserva, exceto nos casos relativos ao mesmo agregado familiar (pais, filhos e netos, devidamente comprovados). 
 
PAGAMENTOS | TAXA DE RESERVA
Todas as reservas apenas serão consideradas efetivas após a sinalização ou liquidação dentro dos prazos estabelecidos. 
• No ato da inscrição deverá ser pago 25%  do valor total da viagem acrescido da taxa de serviço de reserva no valor de 10€, e o restante pagamento, 30 dias antes da data de partida. 
• Portal de viagens INATEL – Todas as reservas efetuadas no portal estão isentas da taxa de serviço de reserva, obrigando a uma sinalização de 40% do total da viagem no ato da reserva e ao pagamento total 60 dias antes.
A INATEL reserva-se o direito de anular ou alterar qualquer inscrição cujo pagamento ou reserva, não esteja em conformidade com o exposto, ou quando existam razões justificadas.
 
SEGURO
Os participantes nas viagens organizadas pela Fundação INATEL encontram-se garantidos por seguro de responsabilidade civil, nos termos da legislação em vigor. Adicionalmente, os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, de acordo com as condições da respetiva apólice. Consulte as garantias de proteção previstas na sua viagem. No ato de inscrição o participante pode solicitar o alargamento da cobertura do seu seguro de viagem para riscos extra e adicionais que considere relevantes (cancelamento de viagem; perda ou extravio de bagagem, e outros), suportando os encargos correspondentes. 
 
ALTERAÇÕES
Todas as alterações às reservas confirmadas inicialmente, (retificação de nomes, datas, tipo de alojamento, viagem ou outra), implicam uma taxa de alteração de reserva de 10 €, acrescida dos encargos que a alteração origine junto dos fornecedores.
 
RESCISÃO DO CONTRATO PELO PARTICIPANTE 
O participante pode rescindir o contrato da viagem, a todo o tempo, antes do início da viagem, assumindo a responsabilidade pelo pagamento da taxa de rescisão, justificável, estabelecida no contrato ou na ausência desta informação, o pagamento do preço da viagem, deduzido dos encargos resultantes da anulação ou reafectação dos serviços da viagem. No caso de desistência de um participante em quarto duplo, o suplemento de quarto individual deverá ser suportado pelo participante que mantém a reserva.
IMPORTANTE: Todas as reservas canceladas estão sujeitas ao pagamento de uma taxa de serviço no valor de 10€, destinada a cobrir encargos operacionais, exceto em caso de anulação de viagem pela INATEL
 
DESPESAS DE CANCELAMENTO
O participante pode rescindir o contrato da viagem, a todo o tempo, antes do início da viagem, assumindo a responsabilidade pelo pagamento da taxa de rescisão, estabelecida no contrato ou na ausência desta informação, o pagamento do preço da viagem, deduzido dos encargos resultantes da anulação ou reafectação dos serviços da viagem. Quando seja caso disso, o participante será reembolsado pela diferença entre a quantia paga, deduzida da taxa de rescisão e todos os encargos, devidamente justificados. No caso de desistência de um participante em quarto duplo, o suplemento de quarto individual deverá ser suportado pelo participante que mantém a reserva, exceto no caso de cancelamentos com menos de 48h00 de antecedência, incluindo não comparência à partida, sendo a referida despesa imputada nas despesas de cancelamento do participante que desiste. A Fundação efetuará todas as diligências possíveis para minimizar os custos de cancelamento, nomeadamente os causados por doença.
 
CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO DE RESERVA (Viagens Internacionais e Ilhas)
- Até 60 dias antes da data da partida: €10 (taxa de reserva);
- Entre 59 e 31 dias antes da data da partida: 25% do valor por pessoa
- Entre 30 e 20 dias antes da data da partida: 70% do valor por pessoa
- Menos de 19 dias antes data da partida, incluindo a não comparência: perda total, deduzido de possíveis custos reembolsáveis;
 
DOCUMENTAÇÃO
Os participantes deverão possuir toda a sua documentação pessoal regularizada (B.I., cartão de cidadão ou passaporte, com validade mínima exigida, alguns países exigem passaportes com validade mínima de 6 meses, autorizações para menores, vistos de entrada, certificados de vacinas ou outros exigidos). Cédulas ou assentos de nascimento não são válidas como documento de viagem. A INATEL declina qualquer responsabilidade pelo impedimento de participação na viagem por apresentação de documentos inválidos ou esquecimento, bem como outras razões de ordem particular, sendo por conta do participante qualquer gasto que daqui possa decorrer. Em viagens na UE, para obtenção de assistência médica, cada participante deverá ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Os nacionais de países estrangeiros devem consultar informação especifica quanto à documentação necessária para a realização da viagem junto das embaixadas/consulados dos países de origem.  
 
PREÇO
Os preços mencionados são válidos para associados INATEL. Para não associados, acresce uma taxa de 20 € por pessoa. Apenas estão isentos da taxa de associado, os participantes partilhando quarto com o associado ou do mesmo agregado familiar (conforme regulamento do Beneficiário).
 
ALTERAÇÃO AO PREÇO
Os preços constantes do programa, incluindo taxas de aeroporto e portuárias, estão baseados nos custos dos serviços e câmbios vigentes à data de impressão, pelo que estão sujeitos a alterações nos termos legais (aumento ou redução de preço) que resultem de variações no custo dos transportes ou do combustível, impostos, taxas e flutuações cambiais, até 20 dias antes da data da viagem. 
 
OUTRAS CONDIÇÕES
Passagens aéreas: após emitidas, não são passíveis de alteração e reembolso;
Os horários de voos estão sujeitos a reconfirmação. É da responsabilidade do cliente a verificação dos horários da sua viagem;
A ordem do percurso do programa pode ser alterada e qualquer dos hotéis previstos pode ser substituído por outro de categoria similar. A categoria dos hotéis mencionada é determinada pela legislação do país de acolhimento;
Os preços constantes dos programas estão sujeitos a alterações de acordo com a lei. Sempre que se verifique uma alteração ao preço, o participante será imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe for fixado, aceitar o aumento verificado ou anular a sua inscrição;
Caso não seja atingido o número mínimo de participantes exigido, a Fundação INATEL, poderá cancelar a viagem, nos termos da lei, notificando o participante, com pelo menos, 48 horas, 7 ou 20 dias de antecedência, dependendo da duração da viagem;
Horários e Nº de Lugar: é da exclusiva responsabilidade dos participantes a falta de pontualidade a todas as horas de partida; os horários indicados nos programas são aproximados, ressalvando-se quaisquer atrasos por motivos alheios; A numeração atribuída no recibo entregue ao participante poderá não se revestir de carácter fixo, podendo existir rotatividade de lugares;
Regimes alimentares: a Fundação INATEL declina qualquer responsabilidade por falta de informação prévia do cliente sobre restrições ou regimes alimentares especiais necessários. Em caso de necessidade desse serviço, o mesmo deve ser solicitado aquando da inscrição na viagem, podendo ocorrer gastos suplementares.
Participantes com dificuldade de locomoção e necessidades especiais: os participantes inscritos nas viagens da Fundação INATEL, devem apresentar plena autonomia física e psíquica para o desenvolvimento do programa previsto. Em caso de necessidade de apoio deverá viajar acompanhado por um cuidador, uma vez que o guia/assistente não pode assegurar este apoio. Todos os programas envolvem percursos a pé, sendo que alguns poderão não ser aconselháveis a pessoas com dificuldades de locomoção ou em cadeira de rodas. É obrigatório que todos os participantes com dificuldades de locomoção ou necessidades especiais, informem no ato da inscrição, a sua condição e o nome do seu cuidador. 
A Fundação INATEL reserva-se o direito de impedir a continuidade da participação em qualquer viagem, sem direito a reembolso, de participantes que evidenciem comportamentos eticamente inadequados, sejam de natureza injuriosa ou agressiva, para com outros participantes ou prestadores de serviço, podendo ainda ser impedidos de realizar novas inscrições em viagens organizadas por esta Fundação.  
O tratamento dos dados pessoais dos clientes é realizado no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais nos termos da lei. Para mais informação consultar o portal INATEL www.inatel.pt sobre politica de privacidade.
Nos termos da Lei n.º 144/2015 de 8 de setembro, informamos que o cliente poderá recorrer às seguintes Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:
a) Provedor da Fundação INATEL;
b) Comissão Arbitral do Turismo de Portugal em www.turismodeportugal.pt;
c) Ou a qualquer uma das entidades devidamente indicadas na lista disponibilizada pela Direção Geral do Consumidor em http://www.consumidor.pt.
 
O presente resumo de condições gerais não dispensa a leitura atenta das condições gerais na íntegra, mencionados na brochura INATEL e Portal de Viagens.
 
Para outras informações, consultar as Condições Gerais INATEL e/ou o programa detalhado da viagem.