CRUZEIRO PELO MEDITERRÂNEO - DE LISBOA A LISBOA 18SET a 28SET.25





18 SET a 28 SET 25 | 11 dias
Partidas: Lisboa

2559€
Preço desde

Itinerário Download PDF


Alicante, Menorca, Olbia (Sardenha), Génova, Marselha, Málaga, Cádis
*Bebidas Incluídas*
 
Uma viagem com partida e regresso por Lisboa. Desfrute dos prazeres do mediterrâneo a bordo do MSC Musica. Águas cristalinas e natureza selvagem escondidas ao longo da costa esperam por si! Temos a oportunidade de conhecer as paradisíacas ilhas de Menorca, a principal ilha do arquipélago balear e Olbia na Sardenha. Conheça os portos históricos de Génova na Itália, Marselha na França e ainda Alicante, Málaga e Cádis na Espanha. Embarque connosco nesta viagem memorável de 10 dias em pensão completa, com bebidas e excursões a terra incluídas. 
 
1º DIA – LISBOA
Comparência no porto de Lisboa, em hora a indicar. Formalidades de embarque e instalação no camarote, para início de um fantástico cruzeiro de 10 dias no MSC Musica. Partida prevista para as 16h. Jantar e noite a bordo. 
 
2º DIA – NAVEGAÇÃO
Pensão completa a bordo. Serão muitas as atividades de entretenimento, desde jogos, noites temáticas, espetáculos, entre outras opções. 
 
3º DIA – ALICANTE (ESPANHA)
Pensão completa a bordo. Duração prevista da paragem: 08h às 17h.
Excursão a terra incluída com guia local, como segue: 
VISITA DA CIDADE E SEU CASTELO - Duração: cerca de 3h15min. 
A localidade turística de Alicante exala uma atmosfera de férias durante todo o ano graças às suas extensas praias de areia ensolaradas. Partimos a pé para um passeio pela cidade. O percurso leva-nos a descobrir algumas joias da cidade, tais como a Câmara Municipal em estilo barroco construído no séc. XVIII e o museu de Hogueras de Sant Joan. O museu é dedicado à história da evolução das festas da chegada do verão e suas tradicionais fogueiras de S. João. Depois da visita guiada ao museu, tempo livre para apreciarmos a cidade. Seguimos de autocarro até ao Castelo de Sta. Bárbara, construído no séc. IX, a principal atração histórica da cidade. O Castelo de grande valor estratégico está situado no cimo do monte de Benacantil, um maciço rochoso de 166 m de altitude em frente ao mar. Desfrutamos da magnífica vista sobre a cidade de Alicante e seu porto. Regresso ao navio.
 
4º DIA – MAHON MENORCA (ESPANHA)
Pensão completa a bordo. Duração prevista da paragem: 09h às 16h.
Uma das ilhas mais tranquilas das baleares, conhecida pela ilha do vento, Mahón ou Maó a capital de Menorca, um dos portos naturais mais extensos do mundo, declarada pela UNESCO como reserva da Biosfera em 1993.
Excursão a terra incluída com guia local, como segue: 
VISITA DE CIUTADELLA - Duração: cerca de 4 horas.
Saímos do porto até ao extremo ocidental de Menorca onde fica a cidade postal de Ciutadella. Após uma viagem de cerca de 45 minutos, chegamos à antiga capital de Menorca. Originalmente fundada pelos Cartagineses, um importante centro comercial na idade média, a cidade histórica amuralhada foi parcialmente reconstruída nos séc. XVII e XVIII. Caminhamos com guia local pelas ruas estreitas medievais do centro histórico e admiramos a sua arquitetura tradicional, destaque para a catedral de Sta. Maria, seus palácios antigos, fortalezas, igrejas góticas e barrocas. Regresso ao navio.
 
5º DIA – OLBIA (ITÁLIA)
Pensão completa a bordo. Duração prevista da paragem: 10h às 18h.
Excursão a terra incluída com guia local, como segue: 
VISITA AO ARQUIPÉLAGO DA MADDALENA – Duração: cerca de 5 horas.
Saímos de Olbia até ao norte da Sardenha. Em Palau seguimos a bordo dum ferry para fazermos a travessia até à ilha paradisíaca da Maddalena. Localizada no estreito Bonifácio, entre o nordeste da Sardenha e a Córsega é uma das sete principais ilhas que compõem o Arquipélago de Maddalena e um dos lugares mais bonitos da região da Sardenha. Para além da sua beleza, é também conhecida pela história do Britânico Almirante Nelson que se refugiou na ilha após ter derrotado as tropas de Napoleão. O arquipélago, é desde 1996, um Parque Nacional que tem por objetivo a preservação da flora e fauna local. A sua costa em granito e o seu interior verdejante proporcionam um habitat natural rico, para uma variedade de vida selvagem, e a sua beleza intocada atrai turistas de todo o mundo. Tempo livre para visitas de gosto pessoal. Seguimos em autocarro. Regresso ao navio.
 
6º DIA – GÉNOVA
Pensão completa a bordo. Duração prevista da paragem: 9h às 19h.
Excursão a terra incluída com guia local, como segue: 
PASSEIO EM GÉNOVA COM FOCACCIA - Duração: cerca de 3h30min. 
Começamos o nosso passeio pelo centro de Génova, caracterizado por becos típicos, chamados de Caruggi, um dos maiores exemplos de uma cidade medieval bem preservada e quase intacta na Europa. Deixe-se surpreender pela multiplicidade de ruas e ruelas que se cruzam e formam um labirinto embaraçado. Os caruggi, por onde caminhamos, proporcionam vistas únicas e podemos descobrir o que se esconde atrás da próxima curva: uma torre sineira, uma pequena praça ou uma escadaria. Entre os prédios que se contrapõem de tal forma que as janelas quase se tocam, encontramos lojas de artesanato, pórticos arqueados góticos, igrejas medievais e edifícios patricianos. Ao realizarmos um passeio a pé pelo centro histórico de Génova, é paragem obrigatória a visita ao património da UNESCO, nomeadamente a Strada Nuova e os históricos Palazzi dei Rolli, datado do final do séc. XVI e início do séc. XVII, quando a República de Génova ainda estava no auge do seu poder financeiro e marítimo. O local inclui um conjunto de palácios renascentistas e barrocos ao longo da chamada "rua nova" Strada Nuova. Fazemos uma paragem para recolher uma "focaccia", típica de Génova, para comermos enquanto continuamos a nossa caminhada. Terminamos o nosso passeio com uma vista exterior da Catedral de São Lourenço e do imponente Palácio Ducal.
 
7º DIA – MARSELHA (FRANÇA)
Pensão completa a bordo. Duração prevista da paragem: 09h às 17h. 
Excursão a terra incluída com guia local, como segue: 
VISITA DE MARSELHA - Duração: cerca de 4h30min.
A cidade portuária de Marselha é a segunda maior cidade de França. Aqui podemos apreciar a combinação de estilo e história. Depois de sairmos do porto de autocarro, a visita inicia-se pela Catedral Notre Dame de la Garde o símbolo da cidade, situada no topo do monte, de onde se tem uma vista abrangente. Daqui continuamos pela estrada marítima para podermos admirar o belo Castelo de Borely e seus jardins (sem visita ao interior). Seguimos para um passeio pelo centro de Marselha com paragem para fotografias junto ao grandioso Palácio de Longchamp. A visita continua até à zona do porto antigo, um lugar popular desde a antiguidade até aos dias de hoje. Regresso ao navio.
 
8º DIA – NAVEGAÇÃO
Pensão completa a bordo. Dia de navegação. 
 
9º DIA – MALAGA (ESPANHA)
Pensão completa a bordo. Duração prevista da paragem: 08h às 19h. 
Excursão a terra incluída com guia local, como segue: 
VISITA A MÁLAGA - Duração: cerca de 4 horas.
Málaga, terra natal do pintor Pablo Picasso, cidade surpreendente com velhos bairros típicos, avenidas movimentadas, museus e monumentos imponentes e a surpreendente mistura de estilos, tudo emoldurado por um Mediterrâneo azul, a respirar a alegria e a vivacidade do sul de Espanha. A visita começa pelas principais ruas da cidade, passando pela maior avenida do centro, a Alameda Principal, ladeada pelas suas árvores exuberantes. Destaque para a catedral do século XVI, um dos exemplos mais importantes da arquitetura renascentista andaluz, bem como um olhar sobre a Fortaleza de Gibralfaro farão igualmente parte do nosso itinerário. Nota: A visita à Catedral e à Fortaleza de Gibralfaro será reconfirmada a bordo.
 
10º DIA – CÁDIS (ESPANHA)
Pensão completa a bordo. Duração prevista da paragem: 07h às 17h. 
Excursão a terra incluída com guia local, como segue: 
VISITA A CÁDIS - Duração: cerca de 3 horas.
Construída numa faixa estreita de terra que se projeta no Golfo de Cádis, a cidade de mesmo nome combina sem esforço as ruelas estreitas dos seus bairros históricos com as avenidas generosamente dimensionadas dos seus bairros modernos. Começamos com uma visita panorâmica pela cidade antiga e nova, paramos junto ao oratório de San Felipe, uma igreja elíptica com altar barroco ornamentado (visita exterior). Iniciamos a nossa visita guiada a pé e descobrimos os principais destaques culturais da cidade. Visitamos a catedral de Cádis, construída entre 1722 e 1838 sobre as ruínas de outro edifício destruído por um incêndio em 1596. A catedral é uma mistura de estilos barroco e neoclássico e distingue-se pela sua soberba cúpula dourada, que se tornou emblemática da cidade. Um verdadeiro esplendor! Continuamos até à Praça San Juan de Dios e passamos pela Câmara Municipal. Regresso ao navio.
 
11º DIA – LISBOA
Chegada a Lisboa de manhã. Formalidade de desembarque e saída a partir das 08h no cais de Lisboa. 
 
Mínimo de 20 participantes
 
NOTAS IMPORTANTES:
Obrigatório passaporte válido até 6 meses a contar da data de regresso. 
As visitas em cada um dos portos são da organização interna do próprio navio, mais pormenores, alterações e reconfirmações das mesmas serão informadas antecipadamente ou a bordo. 
Se as visitas coincidirem com um dia ou hora de celebrações religiosas, as visitas à catedral serão apenas no exterior.
As excursões (Alicante, Menorca, Olbia, Marselha, Génova, Málaga) não são aconselhadas a pessoas com dificuldades motoras devido às longas caminhadas e terrenos irregulares. Recomenda-se calçado confortável, protetor solar e chapéu.
Dependendo do número de participantes, a paragem para a focaccia (serviço de take away) pode ser feita em diferentes focaccerie. Qualquer tipo de intolerância alimentar deverá ser comunicada ao balcão de excursões, dois dias antes da excursão. No fim do percurso, os audioguias deverão ser entregues em perfeitas condições. Será cobrado ao passageiro qualquer dano ou perda do equipamento do audioguia. 
Ao participar numa excursão, os passageiros comprometem-se a seguir as instruções e regulamentos recebidos pelo guia. Caso a saúde e segurança dos passageiros esteja em risco, a MSC poderá tomar providências.
É recomendado o uso de vestuário conservador para a visita dos locais religiosos.
Noite da Festa de Branco: leve uma peça de roupa em branco para combinar com o tema de uma noite de riquíssimos adereços, figurinos e cenários.
 
INCLUI PACOTE DE BEBIDAS EASY (BEBIDAS TUDO INCLUIDO 24H)
Consumo ilimitado de bebidas com preço até 6€. Com uma seleção dedicada de vinhos da casa a copo, cerveja à pressão (Heineken*), espirituosas selecionadas e cocktails, cocktails sem álcool, refrigerantes e sumos de fruta a copo, água mineral engarrafada, bebidas quentes clássicas (expresso, cappuccino, café, leite, chá) e especialidades quentes e frias de café e chocolate. Esta opção é válida em todos os bares a bordo, no buffet e no restaurante principal. Não podem ser consumidas em restaurantes de especialidade. *A marca da cerveja pode variar com o tempo.
 
TERMOS E CONDIÇÕES: 
As crianças terão a versão criança do pacote. Os seguintes itens não estão incluídos no pacote: tabaco, copos de recordação, menu de gelados, artigos de revenda, minibar e serviço de quartos.
 

Inclui


  • 10 noites de alojamento a bordo do Cruzeiro MSC Musica, em camarote interior (low deck) (ou exterior conforme opção escolhida) em regime de pensão completa a bordo; 
  • taxas portuárias no valor de 250€ por pessoa; 
  • taxa de serviço de hotelaria no valor de 120€ por pessoa (12€ por noite) (sujeito a alteração); 
  • refeições: 9 almoços e 10 jantares;
  • pacote de bebidas Easy;
  • visitas de cidade com guias locais a terra durante o percurso em: Alicante, Mahon, Olbia, Génova, Marselha, Málaga e Cádis (conforme descrições em itinerário);
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem. 
 

Não inclui


  • taxas de reserva (10€);
  • quaisquer serviços não mencionados.

Locais partida


CAIS DE LISBOA

Condições Gerais


RESUMO: 
A combinação de serviços de viagem que lhe é proposta constitui uma viagem organizada nos termos do Decreto-Lei nº 17/2018, de 08 de março. A inscrição em qualquer destas viagens implica a adesão total às condições abaixo mencionadas. 
ORGANIZAÇÃO
A organização das viagens é da INATEL Turismo (marca registada da Fundação INATEL), com sede na Calçada de Sant’Ana, n. º180, Lisboa, contribuinte fiscal no 500 122 237, RNAVT nº 2954.
RESPONSABILIDADE 
A Fundação INATEL é responsável pela correta execução de todos os serviços incluídos no contrato de viagem. Nas viagens organizadas, a INATEL é responsável perante os participantes, ainda que os serviços sejam executados por terceiros, e sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais aplicáveis. A INATEL não é responsável por erros na reserva que sejam imputáveis ao participante ou que sejam causados por circunstâncias inevitáveis e excecionais. É da exclusiva responsabilidade dos participantes a correta informação e a verificação dos nomes constantes na reserva, os quais deverão corresponder aos documentos de identificação, bem como a conferência dos documentos da viagem. 
PAGAMENTOS | TAXA DE RESERVA
Todas as reservas apenas serão consideradas efetivas após a sinalização ou liquidação dentro dos prazos estabelecidos. 
- No ato da inscrição deverá ser pago 40% do valor total da viagem acrescido da taxa de serviço de reserva no valor de 10€, e o restante pagamento, 60 dias antes da data de partida. 
- Portal de viagens INATEL – Todas as reservas efetuadas no portal estão isentas da taxa de serviço de reserva, obrigando a uma sinalização de 40% do total da viagem no ato da reserva e ao pagamento total 60 dias antes. 
A INATEL reserva-se o direito de anular qualquer inscrição cujo pagamento não esteja em conformidade com o exposto ou quando existam razões justificadas.
SEGURO
Os participantes nas viagens organizadas pela Fundação INATEL encontram-se garantidos por seguro de responsabilidade civil, nos termos da legislação em vigor. Adicionalmente, os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, de acordo com as condições da respetiva apólice. Consulte as garantias de proteção previstas na sua viagem. No ato de inscrição o participante pode solicitar o alargamento da cobertura do seu seguro de viagem para riscos extra e adicionais que considere relevantes (cancelamento de viagem; perda ou extravio de bagagem, e outros), suportando os encargos correspondentes. 
ALTERAÇÕES
Todas as alterações às reservas confirmadas inicialmente, (retificação de nomes, datas, tipo de alojamento, viagem ou outra), implicam uma taxa de alteração de reserva de 10 €, acrescida dos encargos que a alteração origine junto dos fornecedores.
RESCISÃO DO CONTRATO PELO PARTICIPANTE 
O participante pode rescindir o contrato da viagem, a todo o tempo, antes do início da viagem, assumindo a responsabilidade pelo pagamento da taxa de rescisão, justificável, estabelecida no contrato ou na ausência desta informação, o pagamento do preço da viagem, deduzido dos encargos resultantes da anulação ou reafectação dos serviços da viagem. No caso de desistência de um participante em quarto duplo, o suplemento de quarto individual deverá ser suportado pelo participante que mantém a reserva.
DESPESAS DE CANCELAMENTO
O participante pode rescindir o contrato da viagem, a todo o tempo, antes do início da viagem, assumindo a responsabilidade pelo pagamento da taxa de rescisão, estabelecida no contrato ou na ausência desta informação, o pagamento do preço da viagem, deduzido dos encargos resultantes da anulação ou reafectação dos serviços da viagem. Quando seja caso disso, o participante será reembolsado pela diferença entre a quantia paga, deduzida da taxa de rescisão e todos os encargos, devidamente justificados.No caso de desistência de um participante em quarto duplo, o suplemento de quarto individual deverá ser suportado pelo participante que mantém a reserva, exceto no caso de cancelamentos com menos de 48h00 de antecedência, incluindo não comparência à partida, sendo a referida despesa imputada nas despesas de cancelamento do participante que desiste. A Fundação efetuará todas as diligências possíveis para minimizar os custos de cancelamento, nomeadamente os causados por doença. 
CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO DE RESERVA 
- Até 122 dias antes da data da partida: €10 (taxa de reserva);
- Até 121 dias antes da data da partida: €90 por pessoa;
- Entre 120 até 91 dias antes da data da partida: 25% do valor por pessoa;
- Entre 90 até 61 dias antes da data da partida: 40% do valor por pessoa;
- Entre 60 até 21 dias antes da data da partida: 75% do valor por pessoa;
- Menos de 20 dias antes da data da partida: incluindo a não comparência: perda total deduzido de possíveis custos reembolsáveis;
DOCUMENTAÇÃO
Os participantes deverão possuir toda a sua documentação pessoal regularizada (B.I., cartão de cidadão ou passaporte, com validade mínima exigida, alguns países exigem passaportes com validade mínima de 6 meses, autorizações para menores, vistos de entrada, certificados de vacinas ou outros exigidos). Cédulas ou assentos de nascimento não são válidas como documento de viagem. A INATEL declina qualquer responsabilidade pelo impedimento de participação na viagem por apresentação de documentos inválidos ou esquecimento, bem como outras razões de ordem particular, sendo por conta do participante qualquer gasto que daqui possa decorrer. Em viagens na UE, para obtenção de assistência médica, cada participante deverá ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Os nacionais de países estrangeiros devem consultar informação especifica quanto à documentação necessária para a realização da viagem junto das embaixadas/consulados dos países de origem.  
PREÇO
Os preços mencionados são válidos para associados INATEL. Para não associados, acresce uma taxa de 20 € por pessoa.
ALTERAÇÃO AO PREÇO
Os preços constantes do programa, incluindo taxas de aeroporto e portuárias, estão baseados nos custos dos serviços e câmbios vigentes à data de impressão, pelo que estão sujeitos a alterações nos termos legais (aumento ou redução de preço) que resultem de variações no custo dos transportes ou do combustível, impostos, taxas e flutuações cambiais, até 20 dias antes da data da viagem. 
OUTRAS CONDIÇÕES
- Passagens aéreas: após emitidas, não são passíveis de alteração e reembolso;
- Os horários de voos estão sujeitos a reconfirmação. É da responsabilidade do cliente a verificação dos horários da sua viagem;
- A ordem do percurso do programa pode ser alterada e qualquer dos hotéis previstos pode ser substituído por outro de categoria similar. A categoria dos hotéis mencionada é determinada pela legislação do país de acolhimento;
- Os preços constantes dos programas estão sujeitos a alterações de acordo com a lei. Sempre que se verifique uma alteração ao preço, o participante será imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe for fixado, aceitar o aumento verificado ou anular a sua inscrição;
- Caso não seja atingido o número mínimo de participantes exigido, a Fundação INATEL, poderá cancelar a viagem, nos termos da lei, notificando o participante, com pelo menos, 48 horas, 7 ou 20 dias de antecedência, dependendo da duração da viagem;
- Horários e Nº de Lugar: é da exclusiva responsabilidade dos participantes a falta de pontualidade a todas as horas de partida; os horários indicados nos programas são aproximados, ressalvando-se quaisquer atrasos por motivos alheios; A numeração atribuída no recibo entregue ao participante poderá não se revestir de carácter fixo, podendo existir rotatividade de lugares;• A Fundação INATEL reserva-se o direito de impedir a continuidade da participação em qualquer viagem, sem direito a reembolso, de participantes que evidenciem comportamentos eticamente inadequados, sejam de natureza injuriosa ou agressiva, para com outros participantes ou prestadores de serviço, podendo ainda ser impedidos de realizar novas inscrições em viagens organizadas por esta Fundação.  
- O tratamento dos dados pessoais dos clientes é realizado no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais nos termos da lei. Para mais informação consultar o portal INATEL www.inatel.pt sobre politica de privacidade.
- Nos termos da Lei n.º 144/2015 de 8 de setembro, informamos que o cliente poderá recorrer às seguintes Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:
a) Provedor da Fundação INATEL;
b) Comissão Arbitral do Turismo de Portugal em www.turismodeportugal.pt;
c) Ou a qualquer uma das entidades devidamente indicadas na lista disponibilizada pela Direção Geral do Consumidor em http://www.consumidor.pt.
 
- O presente resumo de condições gerais não dispensa a leitura atenta das condições gerais na íntegra, mencionados na brochura INATEL e Portal de Viagens.
 
- Para outras informações, consultar as Condições Gerais INATEL e/ou o programa detalhado da viagem.