Com Lago Ohrid e Riviera Albanesa
Uma viagem singular, onde pode conhecer uma Europa ainda pouco explorada, que proporciona, aos seus visitantes, experiências únicas! Albânia e Macedónia do Norte reservam gratas surpresas a quem as visita. Um corolário surpreendente que vai muito além do que imagina.
1º DIA - CIDADE DE ORIGEM | MUNIQUE | TIRANA
Encontro no aeroporto de Lisboa para formalidades de embarque com destino a Tirana, via cidade europeia. Chegada a Tirana, cidade fundada em 1614 por Solimão Paxá e que se tornou capital da Albânia em 1920. Transporte para o hotel de 4*. Alojamento.
2º DIA – TIRANA | KRUJA | TIRANA (artesanato e folclore)
Após o pequeno-almoço, continuação para Kruja, o centro da resistência-albanesa contra os turcos, sob a liderança do herói nacional albanês, Scanderbeg. A sua luta ao longo de 25 longos anos, impediu a invasão do território albanês pelos povos Otomanos através das regiões Oeste da Europa, facto que lhe concedeu o título de “Campeão de Cristo”, atribuído pelo Papa da altura. Visita ao Museu Skanderbeg, e ao “Old Bazaar”, onde poderá encontrar peças de artesanato. Aqui conheceremos um artesão local, que nos mostrará uma pequena parte do seu trabalho. Almoço em restaurante local, com menu tradicional. Durante o almoço – actuação de folclore. Poderemos juntar-nos aos dançarinos e aprender alguns passos das danças albanesas.
À tarde, voltamos a Tirana, para visita pela cidade. A capital do país e a maior cidade da Albania foi fundada em 1614. Conheceremos a Praça Skanderberg, principal símbolo da cidade, com a estátua equestre do herói nacional. À sua frente veremos a Torre do Relógio, com 35 metros de altura; a Mesquita de Et´hem Bey, onde chegam peregrinos de todo o mundo; a Biblioteca Nacional e o Palácio da Cultura. Visitaremos o bazar que foi reconstruído recentemente, e transformado numa área animada de lojas e restaurantes. Passaremos pelo castelo de Tirana, uma área que mostra alguns vestígios da cidade, que também foi convertido numa zona turística pedonal com edifícios tradicionais, bares e lojas. Jantar em restaurante local. Alojamento.
3º DIA - TIRANA | MOSTEIRO DE SÃO NAUM | OHRID (passeio de barco no lago, mosteiros e igrejas)
Pela manhã, seguiremos em direção ao Mosteiro de São Naum, na Macedónia do Norte, fundado por este santo que chegou à região em missão evangelizadora. Localizado no alto de um rochedo, tem uma vista espetacular sob o lago. O mosteiro e a igreja, sofreram várias transformações, mas as colunas em mármore com mil anos e algumas inscrições ainda indecifráveis, fazem deste um lugar singular. Prosseguimos em direção a Ohrid, situada nas margens do Lago Ohrid, um dos mais profundos e antigos do mundo.
Visita da cidade de Ohrid, património cultural, natural e histórico da humanidade da UNESCO desde 1980. Caminharemos apreciando o seu centro histórico e veremos entre outras atracções a imponente Igreja de Santa Sofia, cujo interior abriga belíssimos frescos bizantinos e ainda o Teatro Antigo, encontrado após longas escavações. No alto de um rochedo, avistaremos a Fortaleza de Samuil dominando a linda paisagem. Caminhar e observar a arquitetura residencial tardia otomana é uma viagem no tempo. Passeio de barco no lago antes do jantar em restaurante local. Alojamento em hotel.
4º DIA - OHRID | BERAT (vinhos e antiguidade)
Saída em direção a Berat, uma das mais antigas e belas cidades da Albânia, conhecida como a “cidade das mil janelas” e cujo centro histórico é também considerado como Património da humanidade pela UNESCO. Visitaremos o Castelo de Berat, que à semelhança dos seus ancestrais, parte da população desta cidade reside nas casas tradicionais dentro das muralhas. Aqui dentro terão sido edificadas mais de 40 igrejas, das quais 7 subsistem até aos dias de hoje. Visita ao Museu Onufri, sediado numa das igrejas e onde poderá apreciar muitas das maravilhosas obras do pintor que lhe dá o nome. Almoço tradicional em restaurante. À tarde, visita a uma adega vinícola local, para um tour e programa de degustação de vinhos. Jantar e alojamento no hotel.
5º DIA - BERAT | GJIROKASTER (culinária e arquitetura)
Após o pequeno-almoço, saída em direção a Gjirokaster. O dia será dedicado à visita desta cidade classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Continuamos com a visita do Castelo Medieval, usado como prisão política durante o regime ditatorial comunista. Ali perto, o antigo bazar, área comercial do tempo da ocupação otomana, é ainda o centro social de Gjirokastër e a parte mais interessante da cidade. Aqui a maioria das casas foram construídas ao longo dos séculos XVIII, XIX e início do século XX, e algumas estão abertas aos visitantes. No bairro de Palorto encontram-se mansões espetaculares construídas em pedra, podendo-se visitar a Casa Zekate, um dos mais belos exemplares do género e de cujas torres se pode apreciar uma boa vista da cidade. Almoço durante as visitas. Jantar e alojamento no hotel.
6º DIA - GJIROKASTER | BUTRINT | KSAMIL | SARANDA (o maior parque arqueológico da Albânia e as praias em Ksamil)
Após o pequeno-almoço, saída para Saranda. A nossa primeira paragem - as ruínas arqueológicas de Butrint, uma antiga cidade localizada no Parque Nacional de Butrint. A herança que recebeu das culturas grega, romana, bizantina, veneziana e otomana e que está bem patente nas várias estruturas de pedra, granjeou-lhe o estatuto do Microcosmos do Mediterrâneo. Situado no coração do Parque Nacional de Butrint, no sul da Albânia, este enorme complexo arqueológico com cerca de 200 hectares é atualmente um dos destinos mais visitados do país.
De acordo com a mitologia grega, a antiga cidade conhecida como Buthrotum, terá sido fundada por exilados vindos de Tróia. Aliás, na Eneida, conhecida obra literária de Virgílio, é referido que Eneias visita esta cidade a caminho de Itália. Visitaremos a torre veneziana situada à entrada do complexo. Esta foi construída durante os séc. XV e XVI; o teatro romano - datado do século IV, o teatro albergava cerca de 1.500 espetadores; a grande basílica - um local de culto edificado no século VI, durante o período Cristão; o santuário de Asclepio; as termas romanas; o castelo veneziano e o Museu da Cidade Antiga de Butrint; fórum romano; liceu; batistério; nymphaeum - uma fonte romana do século II d. C. dedicada às ninfas.
Após a visita, paramos na vila costeira de Ksamil, uma vila com muitas praias - areias brancas ou praias rochosas, águas cristalinas e belas paisagens. Desfrutamos da praia e da natureza em Ksamil, antes de chegar à cidade de Saranda, onde passaremos a tarde. Damos um passeio no passeio à beira-mar e apreciamos a vista do pôr-do-sol do castelo de Lekursi; localizado no topo da colina, com vista para a cidade. Alojamento no hotel.
7º DIA - SARANDA | RIVIERA ALBANESA | VLORA (uma mistura entre as praias e as montanhas, na riviera)
Um dia inteiro pela riviera albanesa, a faixa do litoral que vai de Saranda a Vlora no sudoeste da Albânia, e é banhada pelo mar Jónico, um braço do mar Mediterrâneo. A região é formada por algumas cidades e praias paradisíacas. Himara, Dhermi, Palasë, Porto Palermo, são apenas alguns dos destinos que o esperam nesta viagem incrível pelo litoral albanês. Cada uma com seu diferencial, formam um roteiro de águas cristalinas e turquesas, com praias isoladas. Paragem no Parque Nacional de Llogara para apreciar a sua magnífica paisagem. Continuaremos para Vlora, a segunda maior cidade costeira, onde Ismail Qemali (líder do Movimento Nacionalista Albanês), declarou a Independência da Albânia, a 28 de novembro de 1912. Jantar e alojamento.
8º DIA - VLORA | APOLÓNIA | VLORA (vestígios arqueológicos)
Passeio de meio dia-aos vestígios arqueológicos de Apolónia. Esta antiga colónia grega e romana foi fundada no século VI a.C. Foi um importante centro económico e cultural, onde se formou o jovem imperador romano Otaviano Augusto. A cidade foi abandonada no início da Idade Média devido a um forte terremoto. Hoje podemos ver vestígios do Odeon, do Pórtico, do Teatro e do Mosteiro Medieval de Santa Maria, que alberga no seu interior o Museu Arqueológico. Após as visitas, regressamos a Vlora, para uma tarde livre na praia ou na cidade. Jantar e alojamento.
9º DIA - VLORA | TIRANA | CIDADE DE ORIGEM
Saída em direção ao aeroporto de Tirana. Formalidades de embarque em voo regular e partida às 13H35 em direção a Lisboa com escala em Frankfurt. Chegada e fim dos nossos serviços.
Mínimo de 26 participantes
Voos previstos de Lisboa (sujeitos a alterações):
LH1779 04JUN LISMUC 14H25 18H25 (duração aproximada de 3h00m)
LH1714 04JUN MUCTIA 21H55 23H35 (duração aproximada de 2h00m)
LH1425 12JUN TIAFRA 15H00 17H20 (duração aproximada de 2h20m)
LH1496 12JUN FRALIS 19H55 22H05 (duração aproximada de 3h05m)
Hotéis previstos: 4* (ou similares)
Nota: por motivos alheios à Fundação INATEL, o programa poderá sofrer alterações.