RECOMENDAÇÕES
ANTES DE VIAJAR
DOCUMENTOS DE VIAGEM
Verifique se é portador dos documentos necessários para a sua viagem: bilhetes ou reserva de avião, voucher do hotel, transfers, telefones de emergência, resumo da apólice de seguro, entre outros.
É importante verificar o programa/itinerário da viagem e reconfirmar os voos (caso existam) com 48h de antecedência.
DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO
Todos os passageiros, incluindo crianças e bebés, devem possuir um documento de identificação válido com fotografia:
• Dentro da União Europeia: Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão (Cédulas ou assentos de nascimento e bilhetes de identidade militares não são válidos como documento de viagem);
• Fora da União Europeia: Passaporte válido. Alguns países exigem um prazo de validade que poderá ir até 6 meses após a conclusão da viagem e outros não aceitam passaportes temporários, se possível deixe a familiares fotocópia do passaporte e do contacto do hotel onde ficará instalado.
• Para os Estados Unidos da América – é obrigatório ser portador de passaporte de leitura ótica e requerer antecipadamente uma autorização de viagem, através do Sistema Eletrónico para Autorização de Viagem (ESTA). Caso não possua esta documentação, poderá ver o seu embarque negado.
OUTROS DOCUMENTOS
• Visto (quando obrigatório)
• Certificado Internacional de Vacinação (quando exigido)
CIDADÃOS ESTRANGEIROS
Os cidadãos estrangeiros devem possuir a documentação necessária (passaporte, visto, autorizações de residência, etc.) para viajarem ou transitarem dentro da União Europeia. Para viagens fora da União Europeia, poderão ser necessários vistos ou outra documentação especial. Por favor consultar a Embaixada ou Consulado do país de destino da sua viagem.
Para mais informações, consulte o portal oficial da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas em www.secomunidades.pt
ESTADO DE SAÚDE | MEDICAMENTOS
• Cada passageiro deve garantir que está em boas condições físicas e mentais para viajar. Se usar óculos ou lentes de contacto leve um par de reserva ou uma receita dos mesmos por uma questão de precaução.
• Se tomar um medicamento específico assegure-se que o leva consigo, na bagagem de mão, em quantidade suficiente, pois poderá não estar disponível no local que for visitar. Leve a receita e a parte da embalagem que identifica o tipo de medicamento. Não se esqueça igualmente de incluir outros medicamentos mais comuns, como analgésicos e antipiréticos para dores e febres, entre outros.
• Quando viajar na União Europeia, obtenha o seu Cartão Europeu de Seguro de Doença – CESD, que lhe garante o mesmo acesso aos cuidados de saúde do setor público, que os cidadãos do país que está a visitar. Informe-se nos serviços da Segurança Social em www.seg-social.pt ou no seu subsistema de saúde.
VACINAS
Informe-se, com antecedência, quanto à necessidade de cuidados de saúde especiais (p.e. vacinas ou precauções especiais). Alguns países exigem a apresentação do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. Existem serviços médicos especialmente vocacionados para a consulta ao viajante: www.dgs.pt.
BAGAGEM
Utilize malas fáceis de serem transportadas e devidamente identificadas. Limite a sua bagagem a uma mala e um saco de mão, e tenha em conta as restrições de bagagem das companhias aéreas utilizadas, nomeadamente no que diz respeito ao transporte de líquidos. Não se esqueça que eventuais reclamações de bagagem devem ser apresentadas diretamente às companhias transportadoras, no aeroporto.
VESTUÁRIO
Escolha cuidadosamente a sua roupa e calçado, tendo em conta o tipo e duração da viagem e a época do ano. No geral recomendamos vestuário confortável e uma proteção para a chuva. Nas visitas a templos religiosos recomendamos evitar o uso de mini-saias, calções ou blusas cavadas, para precaver problemas de acesso. Se efetuar caminhadas não esqueça sapatos e roupa especialmente confortáveis bem como protetor solar.
DINHEIRO
Para as despesas de viagem, além de um cartão de Crédito e de Débito (verifique se os seus cartões de crédito/débito são aceites no país de destino), não se esqueça de levar algum dinheiro em numerário para as primeiras despesas ou para alguma emergência. Durante a viagem, nunca transporte muito dinheiro ou valores consigo, e tenha sempre em local seguro o contato da sua entidade bancária.
SEGURANÇA
Se vai viajar para países com condições de segurança precárias, procure obter o máximo de informação possível antes da sua partida e informe a(s) Embaixada(s) e/ou o(s) Consulado(s) de Portugal do país ou países que pretende visitar, da data de início da viagem, dos locais onde irá permanecer e dos respetivos contactos telefónicos. Registe-se na aplicação móvel gratuita “Registo Viajante”, permitindo ser imediatamente localizado e contactado em caso de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Pode igualmente registar-se em gec@mne.pt.
DURANTE A VIAGEM
HORÁRIO DE SAÍDAS
• Chegue com antecedência ao aeroporto (pelo menos 2 horas antes para voos europeus
e 3 horas antes para voos intercontinentais).
• Nas saídas de autocarro aconselhamos comparência 15 minutos antes. Em caso de viagem em grupo e circuitos, seja pontual, de acordo com o horário indicado pelo guia | assistente.
STRESS DE VIAGEM
Quando se viaja longas distâncias, o corpo humano demora algum tempo a ajustar-se ao novo fuso horário (cerca de 3 dias). No leque dos sintomas está a fadiga, a desorientação, a insónia, a ansiedade, falta de concentração e a perda de apetite. É importante descansar bem antes de viajar e começar a adaptar o seu horário ao horário do local de destino.
À CHEGADA AO DESTINO
• A fim de evitar o extravio da documentação, é aconselhável o depósito dos originais e dos bilhetes de viagem nos cofres do hotel. É suficiente, na maior parte dos países, a exibição de fotocópia dos documentos, autenticada com selo a óleo do hotel;
• Qualquer que seja o país de destino, deverá evitar a exibição de jóias e objectos de valor. Os pequenos furtos são uma constante e toda a precaução é recomendável;
REGRESSO
Para sua maior segurança, confirme o seu regresso com 72 horas de antecedência com a companhia aérea ou fale com o guia | assistente. Ao efetuar compras guarde os recibos pois no regresso as entidades alfandegárias podem inspecionar as bagagens. É aconselhável não embrulhar os presentes.
A Fundação INATEL deseja-lhe uma boa viagem!