inatel

social



SEMANA SANTA EM BRAGA  
Data: 06 a 09 abril Partidas: Guarda | Viseu | Aveiro | Porto

Itinerário:
Braga é uma cidade jovem e tradicional mas repleta de tradições e locais para visitar.
Como principal centro religioso do país, a cidade é conhecida pelas suas igrejas barrocas, pelas esplêndidas casas do século XVIII, pelos jardins e pelos parques. No tempo dos romanos era conhecida como Bracara Augusta e foi sede do episcopado português no século XII.
A Semana Santa de Braga é, sem qualquer dúvida, a mais vistosa e a mais famosa de todas em Portugal. Esta entronca numa tradição multissecular, com rituais dominados pelo conjunto de procissões noturnas, envoltas numa forte intensidade dramática.
As origens exatas da Semana Santa de Braga são desconhecidas. Ela entronca, certamente, numa tradição multissecular inspirada porventura no manuscrito de uma mulher do século IV que era provavelmente da romana Bracara Augusta (hoje Braga). Após a sua peregrinação à Terra Santa, no conhecido manuscrito Peregrinatio ad Loca Sancta (Peregrinação aos Lugares Santos), descreveu o que ali observou sobre as comemorações da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
Esta tradição manteve-se desse o século XVI até aos dias de hoje conservando diversos elementos próprios do chamado Rito Bracarense, únicos no mundo.

 
1º DIA - CIDADES DE ORIGEM | BRAGA 
De manhã, saída das cidades de origem. Almoço livre em circuito. Continuação em direção a Braga. Receção e jantar no Hotel João Paulo (3*), situado no Sameiro. Depois de jantar, saída para o centro de Braga, para assistir à Procissão do Senhor, Ecce Homo, também denominada Procissão das Endoenças ou, segundo a designação popular, do Senhor da Cana Verde, que tem lugar na Quinta-feira Santa, à noite. Esta procissão evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. Abre o cortejo o grupo exótico dos farricocos com vestes grosseiras de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder). Daí chamar-se também Procissão dos Fogaréus. Integrados na procissão, os fogaréus evocam os guardas que, munidos de archotes, foram, de noite, prender Jesus. Em hora a combinar, regresso ao hotel em autocarro. Alojamento.
 
2º DIA - BRAGA 
Depois do pequeno-almoço, e em hora a combinar, saída para visita aos Santuários de Nossa Senhora do Sameiro e do Bom Jesus do Braga, recentemente considerado Património Mundial da humanidade. O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é o segundo santuário mariano de Portugal, polo de atração para milhares de peregrinos, turistas e visitantes ao longo de todo ano. Está enquadrada por uma magnífica mata. Proporciona uma panorâmica soberba sobre a cidade de Braga. Permite um delicioso contato com a natureza. Inspira serenidade, paz devoção e tranquilidade de espírito. O conjunto monumental do Bom Jesus, ex-libris da cidade de Braga, é, com certeza, o mais simbólico e mais poético sacro-monte construído na Europa, onde predomina a arquitetura religiosa, barroca, rococó e neoclássica. Retorno ao hotel, para almoço. Em hora a combinar, partida para o centro de Braga, para visita guiada ao centro de Braga ou, como alternativa, possibilidade de assistir à Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão Teofórica do Enterro, na Sé Catedral. Regresso ao hotel para jantar. Depois de jantar, partida em autocarro para assistência à Procissão do Enterro do Senhor, às 22h00. Esta imponente procissão - de todas a mais solene e comovente - leva pelas ruas da Cidade o esquife do Senhor morto. É precedido por um andor com a cruz despida e seguido pelo da Senhora das Dores. Em sinal de luto, os Capitulares e os membros das Confrarias vão de cabeça coberta. Para mostrar a sua dor, as figuras alegóricas ostentam um véu de luto. As matracas dos farricocos vão silenciosas. As bandeiras e estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão. Regresso ao hotel e alojamento.
 
3º DIA - BRAGA | GUIMARÃES | BRAGA 
Partida para visita a Guimarães e ao Santuário de Nossa Senhora da Penha. Almoço em Guimarães. Visita guiada pela cidade berço de Portugal. Regresso ao hotel para jantar. Depois do jantar, saída para a Sé Catedral de Braga, para poder assistir à grande Vigília Pascal, que relembra a grande noite de vigília do povo hebreu no Egipto, aguardando a hora da libertação. A vigília é seguida da Procissão da Ressurreição. Regresso ao hotel. Alojamento.
 
4º DIA - BRAGA | CIDADES DE ORIGEM
Manhã livre. Assistência facultativa à Missa Solene do Domingo na Sé Catedral de Braga. Almoço em restaurante. Regresso às cidades de origem.
 
NOTA: Por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações. A ordem das visitas pode ser alterada, sem que tal afete o total previsto no programa.
 
Mínimo de 35 participantes.

Hotel previsto: Hotel João Paulo II 3*, no Santuário de nossa Senhora do Sameiro, em Braga (ou similar): https://www.hoteisbomjesus.pt/hotel-joao-paulo-ii-em-braga/



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 439 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 3 noites de alojamento em hotel 3*
  • refeições: 4 almoços e 3 jantares com água e vinho incluídos;
  • visitas indicadas no programa (Braga e Guimarães);
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de serviço de reserva (10€);
  • taxa turística de cidade (valor por pax/por noite);
  • quaisquer serviços não mencionados no programa.




Inatel