inatel

social



INATEL PRIMAVERA - LUSO  
Data: 15 a 20 maio 2022 Partidas: Beja | Lisboa

Itinerário:
O Luso é uma vila termal que, situada no sopé da serra do Bussaco, tira partido da excelência das águas oriundas do lençol do Bussaco. A fonte de São João, localizada na zona nobre da vila, é um ponto de paragem obrigatório, seja para beber água, seja para apreciar os azulejos que a rodeiam e contam a história dos "burriqueiros", habitantes da terra que, no início do século XX, usavam os burros quer para transportar visitantes à mata, quer para transportar água a outras localidades. É rodeado pelo encanto da arborização secular da Serra do Buçaco que o INATEL Luso se localiza. Num cenário exuberante para se assumir como unidade turística de referência na zona Centro este majestoso edifício possui espaços interiores amplos beneficiam de uma vista deslumbrante sobre a floresta.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | LUSO
Saída com destino ao Luso. Refeições livres em circuito. Chegada ao hotel para jantar. Reunião de boas-vindas e apresentação do programa e da região. Alojamento.
 
2º DIA – LUSO | MATA DO BUSSACO | LUSO (CENTRO) | SANGALHOS | LUSO
Após pequeno almoço saída em autocarro com assistente de viagem, para reconhecimento da localidade que escolheu para passar as suas férias. Circuito pedonal na Mata do Bussaco (ingresso incluído) a ser realizado pelo assistente INATEL. 
Nota: Aconselha-se roupa e calçado adequado para o circuito na Mata do Bussaco.
Atualmente ocupa 105 hectares e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis. É uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural.
Inicia-se o circuito pelo esplendoroso Palace Hotel do Bussaco. O Palace Hotel é uma edificação neomanuelina. Depois da extinção das Ordens Religiosas, D. Maria Pia pretendeu criar neste espaço um palácio real, que rivalizasse com a Pena, mas os planos acabaram por não se concretizar e o então Ministro das Obras Públicas, Emídio Navarro, muito ligado ao Bussaco, convida Luigi Manini a projetar um palacete de caça para a família real. Não deixe de apreciar a azulejaria que merece lugar de destaque, por se tratar de uma arte das mais populares e mais genuinamente portuguesa, da autoria de Jorge Colaço, como os “dez painéis de inspiração camoniana”, nas janelas-portais da galeria nas alas nascente e norte, no extremo sul; os painéis do “hall” de entrada e do vão da escadaria, sobre temas da Guerra Peninsular e da Batalha do Bussaco, ou da epopeia marítima dos portugueses, com três cenas da partida para a Índia,  – a conquista de Ceuta e a tomada de Goa, no interior. 
Continuação de circuito com passagem pelo Convento de Santa Cruz do Bussaco, ligado à prática eremítica dos Carmelitas Descalços. Seguimos pelo trilho repleto de diferentes espécies e que nos levará até às Portas de Coimbra. Construída em 1630, esta era a porta principal da antiga cerca, onde se encontrava um padre porteiro que atendia as pessoas que lá chegassem. Observe, gravadas em pedra sobre as Portas de Coimbra as duas bulas papais: uma Bula do Papa Gregório XV, interditando a entrada de mulheres nos conventos carmelitas sob pena de excomunhão, e uma Bula do Papa Urbano VIII, com sentença de excomunhão para quem destruísse árvores e apanhasse madeira. Disfrute da vista. Regresso com passagem pela Via Sacra e pelas Ermidas de habitação (ou de penitência), que se destinavam aos religiosos que quisessem viver algum tempo fora do mosteiro e separados da comunidade. Junto à ermida de S. José aprecie a árvores mais antiga e mais famosa da Marta: o Cedro-do-buçaco. O circuito termina nos jardins do Palácio do Bussaco. Paragem no centro do Luso. Tempo livre. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para Sangalhos.  Visita guiada ao Aliança Underground Museum (ingresso incluído). O primeiro museu subterrâneo onde estagiam espumantes, vinhos e aguardentes em perfeita união com 9 coleções artísticas! O Aliança Underground Museum é um espaço expositivo, que se desenvolve ao longo das tradicionais caves da Aliança Vinhos de Portugal. No final da visita degustação de espumante e sandes de leitão (degustação incluída). Regresso ao hotel. Jantar. Noite livre e alojamento.
 
3º DIA – LUSO | LORVÃO | PENACOVA | LUSO
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para Lorvão. Visita guiada ao Mosteiro de Santa Maria de Lorvão (ingresso incluído). Foi um importante mosteiro e centro de produção de manuscritos iluminados no século XII, servindo depois como mosteiro feminino. O Mosteiro do Lorvão encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1910. Após visita circuito em autocarro até Penacova. Não deixe de apreciar a belíssima “Livraria do Mondego”, um monumento natural que marca a paisagem das margens do Mondego junto a Penacova durante o trajeto. Tempo livre na localidade. Sugerimos que prove as Nevadas ou os Pastéis de Lorvão enquanto aprecia a paisagem do miradouro. Regresso ao hotel para jantar. Após o jantar, espera-nos uma noite animada com música ao vivo. Alojamento.
 
4º DIA – LUSO | MUSEU MILITAR DO BUSSACO | RAPOSEIRAS (MOLELOS) | TONDELA | LUSO
Após o pequeno-almoço, saída em direção ao Museu Militar do Bussaco (ingresso incluído). Situado quase no coração da Mata do Bussaco e bem próximo monumento aos combatentes da Guerra Peninsular, tem expostas valiosas coleções que remetem para esta batalha napoleónica, como peças e utensílios de Índole militar do início do Séc. XIX, pequenas figuras uniformizadas, guiões e medalhas, cartas militares e topográficas do terreno. No seu espólio tem também três pequenas áreas dedicadas a cada um dos exércitos que participaram no conflito - portugueses, ingleses e franceses, com a mostra de uniformes e de gravuras de momentos da Batalha do Bussaco. Em destaque está uma peça de artilharia que foi usada nesta batalha acompanhada da respetiva guarnição de fogo. O Museu procura dar uma perspetiva do que foram as Invasões Francesas e do papel fundamental que a Batalha do Bussaco teve no bloqueio das forças napoleónicas. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita a Molelos. Esta localidade é um dos últimos lugares de Portugal onde ainda se fabrica cerâmica pelo processo de cozedura redutora, vulgarmente chamada cozedura de barro negro. Paragem em Raposeiras em olaria artesanal onde, de todas as peças se poderá ver a mais emblemática: a “Bilha do Segredo”, famosa devido ao segredo que lhe dá o nome. Este segredo permite beber água por esta bilha sem a verter. Seguimos circuito com paragem em Tondela. Visita ao Museu Terra de Besteiros (ingresso incluído, visita não guiada). Tempo livre na localidade. Regresso ao hotel para jantar. Noite livre. Alojamento.
 
5º DIA – LUSO | COIMBRA | LUSO
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para Coimbra. Paragem no Largo da Portagem para circuito pedonal em Coimbra a realizar pelo assistente INATEL, com destaque para a uma das ruas mais movimentadas de Coimbra a Rua Ferreira Borges e que nos levará até ao Largo da Praça onde se encontra o Mosteiro de Santa Cruz, mas não sem antes passarmos pela Porta de Barcacã, o Arco de Almedina, e a Igreja de São Tiago. Tempo livre. Regresso ao hotel. Jantar. Após jantar, e para acabar a semana em beleza, divirta-se com uma noite de música ao vivo para dançar. Alojamento.
 
6º DIA – LUSO | CIDADES DE ORIGEM
Após pequeno-almoço, regresso às localidades de origem, com refeições livres em circuito.
 
Nota: Programa sujeito a alterações. 
Mínimo de 30 participantes.


PREÇO POR PESSOA DESDE: : 350 €

O preço inclui:
  • transporte em autocarro entre as localidades de origem e de destino e para a realização de passeios turísticos;
  • 5 noites de alojamento em Hotel INATEL; 
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares com bebida incluída (1 bebida individual, de cápsula, alcoólica ou não, com a capacidade mínima de ¼ de litro); 
  • 5 passeios turístico-culturais;
  • 1 circuito pedonal de reconhecimento da localidade onde se insere a unidade hoteleira; 
  • acompanhamento por um assistente turístico INATEL; 
  • seguro de acidentes pessoais.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • todos os serviços não indicados como incluídos; 
  • as refeições durante as viagens de ida, entre os locais de origem e os locais de destino, e durante as viagens de regresso, entre os locais de destino e os locais de origem.
 
 




Inatel