inatel

social



INATEL PRIMAVERA - VILA RUIVA  
Data: 08 a 13 maio 2022 Partidas: Lisboa | Leiria | Coimbra

Itinerário:
Situado no coração da rota das aldeias históricas portuguesas, em plena encosta da Serra da Estrela, na zona de Fornos de Algodres o INATEL Vila Ruiva Hotel **** é o local ideal para umas férias afastadas do rebuliço da cidade. Distribuído por dois espaços, um solar do século XX e um edifício moderno, de linhas direitas, inundado de luz natural através da parede de vidro com vista para o imenso jardim relvado. De traço moderno, é o ponto de partida ideal para descobrir a serra e os seus sabores.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | VILA RUIVA
Saída com destino a Vila Ruiva. Refeições livres em circuito. Chegada ao hotel para jantar. Reunião de boas-vindas e apresentação do programa e da região. Alojamento.
 
2º DIA – VILA RUIVA | FORNOS DE ALGODRES | MANGUALDE | VILA RUIVA
Após pequeno almoço saída em autocarro com assistente de viagem, para reconhecimento da localidade que escolheu para passar as suas férias. Visitar a elegante e vistosa Vila de Fornos de Algodres é também apreciar os vários solares aristocráticos tais como o Solar dos Albuquerque, Solar dos Corte-Reais ou o Solar dos Abreu e Castelo-Branco são alguns dos exemplos que revelam a importância que esta vila teve outrora. Passagem pela Capela de Nossa Senhora da Graça, o Caminho Romano e o Pelourinho. Tempo livre na Vila. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita a Mangualde. Visita guiada ao interior do Palácio dos Condes da Anadia (ingresso incluído). As origens Palácio de Anadia, em Mangualde, conhecido na altura como Casa dos Paes do Amaral, remontavam a finais do século XVI, tendo sido engrandecida a partir de 1644, quando Gaspar Paes do Amaral, Capitão-Mor de Mangualde, instituiu em vínculo a Capela que possuía nos termos da vila. Encante-se com este magnífico exemplo do barroco setecentista em Portugal. Tempo livre em Mangualde. Regresso ao hotel com paragem na Ermida de Nossa Senhora do Castelo. A Igreja de Nossa Senhora do Castelo está construída no topo do monte com o mesmo nome, no local do antigo povoado fortificado da Idade do ferro e, mais tarde, romanizado. Foi inaugurada em 1832 com a entronização da imagem a Nossa Senhora do Castelo. Deste local poderá apreciar as vistas sobre a cidade de Mangualde e arredores, sendo também visível do concelho vizinho de Penalva do Castelo, e sobre a serra da Estrela. Regresso do hotel. Jantar. Noite livre e alojamento.
 
Nota: O Palácio dos Condes de Anadia mantém a sua estrutura original séc. XVIII, desde logo, a escadaria real, com degraus largos e espaçados, não tendo elevador, o que poderá condicionar alguma mobilidade (nomeadamente em cadeira de rodas).
 
3º DIA – VILA RUIVA | ÍNSUA | AMIAIS | PENALVA DO CASTELO | VILA RUIVA
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita Penalva do Castelo. Iniciamos o nosso circuito com visita guiada a um espaço também conhecido como Solar dos Albuquerques: a Casa da Ínsua (ingresso incluído). Este é um dos locais mais encantadores da região. Atualmente alberga uma unidade hoteleira, mas, com o intuito de preservar a história e o património da família, está à disposição dos visitantes um núcleo museológico com contribuições da família Albuquerque, fruto das suas muitas viagens e de uma estreita relação entre Portugal e o Brasil. Na casa principal, não deixe de vaguear por algumas salas utilizadas pela família, como a Sala da Família, a Sala Braziliana ou uma cozinha restaurada à época onde o branco e a pedra clara não passam despercebidos. Tente não se perder por entre os longos corredores e não deixe de entrar na capela, que impressiona pela beleza e elegância do teto azul-escuro com pormenores florais brancos. E chegou a hora de falar dos jardins. Os jardins estão divididos em jardins formais e jardins Ingleses, existindo ainda um tanque de grandes dimensões e um terraço que comunica com a casa e os jardins. Seguimos o nosso circuito com guia local. Paragem em Amiais para visita a uma oficina de artesanato, segue-se visita à igreja e núcleo museológico da misericórdia e centro da vila de Penalva do Castelo. Tempo livre. Regresso ao hotel para jantar. Após o jantar, espera-nos uma noite animada com música ao vivo. Alojamento.
 
4º DIA – VILA RUIVA | GOUVEIA | SEIA | VILA RUIVA
Após o pequeno-almoço, saída em direção a Gouveia. Visita guiada à localidade por guia interprete. Visita guiada ao Museu De Miniatura Automóvel (ingresso incluído). Este museu confirmou-se como um dos principais pontos de atração de muitos visitantes ao concelho de Gouveia. Aprecie neste espaço as melhores coleções de miniaturas existentes no país. É um verdadeiro mundo por descobrir que conta com cerca de 4 mil miniaturas em exposição enriquecidas com algumas contribuições de coleções particulares. Fazem parte das suas coleções permanentes a Evolução Histórica do Automóvel, Ralis do Mundo, 3J e Veículos Presidenciais, Vips e Papais, a que se juntam diversas exposições temporárias. Após visita tempo para degustar o Bolo Estrela (degustação incluída), um doce inventado por um pasteleiro local em resposta ao desafio da autarquia, que convidou diversos estabelecimentos para criar um bolo que represente a cidade de Gouveia. Tempo livre. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita a Seia. Iniciamos a visita à cidade com entrada no Museu do Brinquedo (ingresso incluído). Este espaço apresenta uma coletânea de cerca de 8000 brinquedos de Portugal e do mundo, do passado ao presente e assim, serve como uma lembrança da nossa infância e de como crescemos como indivíduos e comunidades transformando-nos na sociedade atual. Após visita ao museu, segue-se um circuito pedonal pela cidade com assistente INATEL. Logo à saída do Museu destaque para a Capela de Santa Rita, passagem pelo Largo da Misericórdia onde se pode observar a Capela de São Pedro, a Fonte das Quatro Bicas, datado do século XIX, (observando-se deste local, lateralmente, o antigo Solar dos Botelhos, de fachada manuelina), a Igreja da Misericórdia e a Casa do Despacho (antigo solar da Família Miranda Brandão). Continuação até à Igreja Matriz, situa-se em local elevado (onde anteriormente se situava o Castelo de Seia), em largo pavimentado. Lateralmente ao edifício apresenta-se um pequeno jardim com uma fonte em forma de torre medieval e um monumento a Nossa Senhora de Fátima no centro, seguimos até ao Largo Dr. António Borges Pires onde se observa a Fonte da Casa das Obras e a Câmara Municipal de Seia. Tempo livre. Regresso à unidade hoteleira para jantar. Noite livre. Alojamento.
 
5º DIA – VILA RUIVA | TRANCOSO | VILA RUIVA
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita a Trancoso. Visita guiada a Trancoso com interprete do património. A visita iniciar-se-á junto ao posto de turismo de Trancoso e realizar-se-á um percurso pedonal pelo centro histórico com destaque para: Estátua do Sapateiro, Pelourinho; Igreja de São Pedro, onde está sepultado o sapateiro, poeta e profeta bandarra, Centro de Interpretação da Cultura Judaica, castelo e muralhas. A visita termina junto da emblemática Casa da Prisca. Aqui poderá saborear as também famosas sardinhas doces (degustação incluída). Tempo livre. Regresso ao hotel. Jantar. Após jantar, e para acabar a semana em beleza, divirta-se com uma noite de música ao vivo para dançar. Alojamento.
 
6º DIA – VILA RUIVA | CIDADES DE ORIGEM
Após pequeno-almoço, regresso às localidades de origem, com refeições livres em circuito.
 
Nota: Programa sujeito a alterações. 
Mínimo de 30 participantes.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 380 €

O preço inclui:
  • transporte em autocarro entre as localidades de origem e de destino e para a realização de passeios turísticos;
  • 5 noites de alojamento em Hotel INATEL; 
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares com bebida incluída (1 bebida individual, de cápsula, alcoólica ou não, com a capacidade mínima de ¼ de litro); 
  • 5 passeios turístico-culturais;
  • 1 circuito pedonal de reconhecimento da localidade onde se insere a unidade hoteleira; 
  • acompanhamento por um assistente turístico INATEL; 
  • seguro de acidentes pessoais.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • todos os serviços não indicados como incluídos; 
  • as refeições durante as viagens de ida, entre os locais de origem e os locais de destino, e durante as viagens de regresso, entre os locais de destino e os locais de origem.
 
 




Inatel