inatel

social



INATEL PRIMAVERA - PIODÃO  
Data: 03 a 08 abril 2022 Partidas: Viana do Castelo | Braga | Aveiro

Itinerário:
Enquanto percorremos a Serra do Açor, ao mesmo tempo que nos deixamos encantar pelo aspeto majestoso e puro da paisagem, a curiosidade e a impaciência invadem-nos. Piódão teima em permanecer escondido para, inesperadamente, deslumbrar com a sua arquitetura, que tão bem exemplifica a capacidade que temos para de forma harmoniosa nos adaptarmos aos mais inóspitos e também mais sublimes locais. Como se de um presépio se tratasse, as casas distribuem-se em redor dos socalcos, nas quais pontuam o azul e o xisto, por entre sinuosas e estreitas ruelas, que em cada canto escondem a história da Aldeia Histórica de Piódão. É neste cenário que se encontra o INATEL Piódão Hotel. Este é um edifício de 4 estrelas, contemporâneo e totalmente em xisto que potencia as características mais genuínas de uma das mais atrativas aldeias históricas e com uma vista privilegiada para a Aldeia Presépio.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | PIODÃO
Saída com destino a Piodão. Refeições livres em circuito. Chegada ao hotel para jantar. Reunião de boas-vindas e apresentação do programa e da região. Alojamento.
 
2º DIA – PIODÃO | PIODÃO (CENTRO) | GÓIS | PIODÃO
Após pequeno almoço saída em autocarro com assistente de viagem, para reconhecimento da localidade que escolheu para passar as suas férias. Circuito pedonal na Aldeia do Piodão. Sabe-se que a aldeia do Piódão serviu de abrigo a muitos que se pretendiam esconder ou por questões políticas em épocas mais severas, ou por questões jurídicas. No entanto, não foram só foragidos que a procuraram. No século XIX, o Cónego Manuel Fernandes Nogueira, fundou um colégio que preparava alunos para a entrada no seminário. Muitos rapazes da Beira Interior passaram pelo colégio entre 1886 e 1906 e o seu busto foi erguido na Aldeia. Iniciamos pela Igreja Matriz, templo primitivo que foi edificado na segunda metade do séc. XVIII. Aceda ao templo por uma larga escadaria em xisto, segue-se passagem pela Capela das Almas e a Capela de São Pedro, por entre os dois aprecie a Fonte dos Algares. Tempo livre na Aldeia. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita a Góis. Visita guiada à localidade por técnico interprete, circuito pedonal pelo centro histórico de Góis com chegada junto da Casa da Cultura, passagem pelo Largo do Pombal. Visita à Igreja da Misericórdia, Cisterna, Fonte do Pombal e Igreja Matriz e respetivo túmulo quinhentista de D. Luís da Silveira. Entrada nos Paços do Concelho para contemplação dos tetos pintados do salão nobre. Tempo livre. Regresso ao hotel. Jantar. Noite livre e alojamento.
 
3º DIA – PIODÃO | MATA DA MARGARAÇA | PIODÃO
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita guiada à Mata da Margaça por técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A visita guiada no Percurso Interpretativo da Mata da Margaraça, com início e término no Centro de Interpretação e duração aproximada de 1 hora (1,5 km; média/baixa dificuldade). Segue-se uma degustação de chá de plantas aromáticas da Serra do Açor (degustação incluída) e a presença de artesão de colheres de pau. Regresso ao hotel para jantar. Após o jantar, espera-nos uma noite animada com música ao vivo. Alojamento.
 
4º DIA – PIODÃO | SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DAS PRECES (VALE DE MACEIRA) | BENFEITA | FRAGA DA PENA | PIODÃO
Após o pequeno-almoço, saída em direção a Vale de Maceira para visita ao Santuário de Nossa Senhora das Preces. Este Santuário Mariano estará na origem da aparição da Virgem, no Alto do Colcurinho, no século XIV, onde se ergue a capela de N. Sr.ª das Necessidades. A dificuldade de acesso, levou à construção da capela, em sítio mais acessível. Santuário com Igreja barroca e 12 capelas devocionais, com grupos escultóricos da vida de Cristo merecem a sua visita. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita a Benfeita. Seremos recebidos em Benfeita e conduzidos pelas ruas da localidade. Circuito pedonal na "Aldeia Branca" com passagem pela Torre da Paz, Igreja Matriz e Capela da Senhora da Assunção. Para além da história que nos encantará, oportunidade de visitar a oficina do colhereiro (artesanato característico da Freguesia da Benfeita) e o moinho de cereal com produção ao vivo. Tempo livre. Regresso ao hotel com paragem na Fraga da Pena. Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros. Regresso à unidade hoteleira para jantar. Noite livre. Alojamento.
 
5º DIA – PIODÃO | COJA | PIODÃO
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço (antecipado) no hotel. Após almoço saída para Coja. A Vila de Côja, sede de Freguesia e outrora sede de Concelho é também chamada “A Princesa do Alva”. Talvez por estar situada nas duas margens do Rio Alva na confluência da Ribeira da Mata e pela dualidade que existe entre a água e a Vila. 
A nossa visita inicia com um workshop de uma das especialidades da região que poderá ser: broa de batata, biscoitos de azeite, tigelada, outras iguarias. Após workshop nada melhor do que provar essas especialidades na Boutique da Tuxa (degustação incluída). Passeio livre por Coja. Regresso ao hotel. Jantar. Após jantar, e para acabar a semana em beleza, divirta-se com uma noite de música ao vivo para dançar. Alojamento.
 
6º DIA – PIODÃO | CIDADES DE ORIGEM
Após pequeno-almoço, regresso às localidades de origem, com refeições livres em circuito.
 
Nota: Programa sujeito a alterações. 
Mínimo de 30 participantes.


PREÇO POR PESSOA DESDE: : 380 €

O preço inclui:
  • transporte em autocarro entre as localidades de origem e de destino e para a realização de passeios turísticos;
  • 5 noites de alojamento em Hotel INATEL; 
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares com bebida incluída (1 bebida individual, de cápsula, alcoólica ou não, com a capacidade mínima de ¼ de litro); 
  • 5 passeios turístico-culturais;
  • 1 circuito pedonal de reconhecimento da localidade onde se insere a unidade hoteleira; 
  • acompanhamento por um assistente turístico INATEL; 
  • seguro de acidentes pessoais.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • todos os serviços não indicados como incluídos; 
  • as refeições durante as viagens de ida, entre os locais de origem e os locais de destino, e durante as viagens de regresso, entre os locais de destino e os locais de origem.
 
 




Inatel