inatel

social



INATEL PRIMAVERA - SÂO PEDRO DO SUL  
Data: 24 a 29 abril 2022 Partidas: Lisboa | Santarém | Coimbra

Itinerário:
Inserido numa das principais zonas termais do país, na região do Dão, o INATEL Palace São Pedro do Sul Hotel de 4 estrelas, surge na paisagem como um oásis de absoluta tranquilidade e em pleno contacto com a natureza. A arquitetura clássica do edifício contrasta com a modernidade do seu interior. Desde as aconchegantes salas de salar, até à imponente sala de refeições cuja linha arquitetónica relembra um salão de baile, passando pelo bar e pela biblioteca, as janelas são o centro da atenção. A vista sobre a paisagem verdejante do rio Vouga e a ponte romana é de tal modo deslumbrante, que merece ser admirada.
 
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
Saída com destino a Termas de São Pedro do Sul. Refeições livres em circuito. Chegada ao hotel para jantar. Reunião de boas-vindas e apresentação do programa e da região. Alojamento.
 
2º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | VILA COVA-A-COELHEIRA | VILA NOVA DE PAIVA | TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
Após pequeno almoço saída com assistente de viagem, para reconhecimento da localidade que escolheu para passar as suas férias. Inicio de circuito pedonal na Rua Central onde se encontra o edifício do INATEL Palace São Pedro do Sul Hotel, continuação com passagem pela capela de S. Martinho. Pequena capela exteriormente muito modesta que no seu interior apresenta um altar com S. Martinho e algumas outras figuras populares. Interessante pela sua antiguidade, remonta ao tempo de D. Afonso Henriques, e pelo grau de conservação que apresenta. Continuação até ao Nucleo Arqueológico do Balneário Romano. Trata-se de um dos complexos termais de origem romana mais importantes e bem conservados dos existentes no país, com uma utilização contínua ao longo de 2000 anos e que sempre se constituiu no grande motor do desenvolvimento regional. Passagem pelo moderno Balneário D. Afonso Henriques e Balneário Rainha D. Amélia até à Fonte Termal. Enquadramentos históricos durante o percurso. Tempo livre. Regresso à unidade hoteleira pela margem oposta do rio Vouga com uma última paragem na Fonte de S. Martinho. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita guiada a Vila Cova-a-Coelheira e ao Centro de Memória Judaica (ingresso incluído). Este espaço tem como objetivo dar a conhecer esta terra, o seu povo e a história da presença da fé judaica em terras da Beira. Situado num edifício do século XVIII recuperado para o efeito, esta exposição aborda alguns dos episódios mais marcantes da vida de algumas famílias que aqui viviam e seguiam a lei de Moisés. Com conteúdos de qualidade, suportados por um sistema expositivo atrativo e contemporâneo, este centro oferece uma visão histórica sobre as memórias e as histórias de uma tradição oral que associa a presença judaica a Vila Cova da Coelheira. Continuação até Vila Nova de Paiva e à Igreja de São Sebastião e ao auditório Municipal Carlos Paredes (exposições temporárias). Terminamos esta viagem com uma degustação de chás regionais e um lanche típico. Regresso ao hotel. Jantar. Noite livre e alojamento.
 
3º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | CARAMULO | CABEÇO DA NEVE | ALCOFRA | CAMBRA | TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita ao Caramulo. A localidade do Caramulo nasce em 1921, no vertente sul da Serra do mesmo nome, fruto da iniciativa de um médico, Jerónimo de Lacerda que, do nada, criou a maior estância sanatorial do País e da Península Ibérica. Magnífica obra urbanística dotada de infraestruturas únicas em Portugal, naquela data. Em 1938 já possui água canalizada ao domicílio. Em 1921 e 1923, nascem dois filhos do Dr. Jerónimo de Lacerda, Abel e João. Cientes de que o progresso da medicina ditaria o fim do Caramulo enquanto centro de tratamento, Abel e o seu irmão João, iniciam a procura de ideias que assegurem a sobrevivência da sua terra e a continuação da obra herdada. Decidem programar a transformação das estruturas existentes em turismo de altitude e retirar ao nome Caramulo o epíteto de doença, convertendo o cenário serrano em polo de atração cultural e artística. É com esta ideia em mente que Abel e João de Lacerda fundam, nos anos cinquenta, um invulgar museu, situado numa montanha no centro de Portugal, com luxuriante vegetação, virada a Sul, sobre um vale extenso de 80 Km: o mais vasto panorama do país. Abel de Lacerda, apaixonado pela arte, constrói um edifício, com os mais modernos conceitos de museologia, para expor uma invulgar coleção de objetos de arte constituída por 500 peças de pintura, escultura, mobiliário, cerâmica e tapeçarias, que vão do antigo Egipto até Picasso. João de Lacerda, apaixonado por automóveis, constrói outro edifício anexo ao primeiro, vocacionado para expor 100 automóveis e motos, dentro do princípio de que todos os veículos pudessem sair facilmente, para exibição e conservação. Com a morte prematura de Abel de Lacerda em 1957, criou-se a Fundação Abel de Lacerda – hoje Fundação Abel e João de Lacerda. Visita ao Museu do Caramulo (ingresso incluído). Tempo livre. Regresso ao Hotel com passagem no miradouro Cabeço da Neve e pelas localidades de Alcofra, situada na vertente ocidental da Serra do Caramulo, representando a segunda maior freguesia do concelho. Alcofra deriva da palavra árabe “al-kafr” (Alcafra, Alcofra) que significa infiel, nome que foi dado a este povo por ter resistido ao domínio muçulmano. Passagem ainda por Cambra, esta freguesia localiza-se a sudoeste do concelho, na encosta Noroeste da Serra do Caramulo, numa área de vales e de pequenas extensões planas propícias à prática da agricultura, dando-lhe um enquadramento paisagístico de grande beleza. Jantar. Após o jantar, espera-nos uma noite animada com música ao vivo. Alojamento.
 
4º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | VOUZELA | GOURIM | ALDEIA DE SUL | VILA MAIOR | TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
Após o pequeno-almoço, saída em direção a Vouzela. Território montanhoso, integrado na Serra do Caramulo e marcado por uma grande variação de altitude, entre 150 m e 1043 m. Atravessam-no numerosas linhas de água, que originam vales profundos, com grande valor paisagístico e ambiental. A este potencial soma-se um património rico em valores histórico-arqueológicos, etnográficos e gastronómicos, que mantém a sua autenticidade ancestral e transformam Vouzela num território a descobrir. Circuito pedonal na localidade. A manhã termina com degustação de folar e beijinhos (incluído) na Casa Museu. Tempo livre. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita guiada pela Serra da Arada. Paragem no miradouro de Gourim e miradouro da Aldeia da Pena. Continuação com visita ao “forno da Lúcia” onde terá a oportunidade de se deliciar com o Pão de Ló de farinha de milho, tradicional da Aldeia de Sul. Visita à Quinta das Moitinhas, em Vila Maior para degustação do famoso Vinho de Lafões. Terminamos a tarde com uma degustação com produtos da gastronomia local. Regresso à unidade hoteleira para jantar. Noite livre. Alojamento.
 
5º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | VISEU | TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita a Viseu. Conhecida como “terra de Viriato” ou “cidade de Viriato”, Viseu é rodeada por serras e pelos rios Vouga e Dão e é também conhecida por Cidade-Jardim (fama de que goza desde 1936). Berço de Vasco Fernandes, é um importante marco da arte sacra e da arquitetura religiosa, como comprovam as inúmeras igrejas que adornam o centro histórico. Iniciamos o nosso circuito na Praça da República, popularmente conhecida como o Rossio.  Passagem por uma das 7 entradas da cidade, e uma de duas sobreviventes das portas das muralhas medievais: a Porta de Soar. Passagem pela Capela de Nossa Senhora dos Remédios, uma pequena capela em forma octogonal edificada com as esmolas dos viseenses e seguindo até ao Adro da Sé. A fachada de granito negro da Sé contrasta com a alvura da Igreja da Misericórdia mesmo defronte. Assim se revela Viseu ao seu visitante, sempre acompanhando as necessidades dos tempos sem abdicar da sua herança histórica e cultural. Demore-se na Sé Catedral de Santa Maria. A Sé Catedral de Viseu é famosa pela capela-mor gótica e claustros renascentistas. O coro alto de cadeiral gótico e a talha dourada também são dignos de destaque. O corredor colunado que vê à direita é o Passeio dos Cónegos, que liga o claustro superior da Sé à velhinha Torre de Menagem. É aqui que está guardado o tesouro do Museu de Arte Sacra. O Museu Grão Vasco (ingresso não incluído), sediado no Paço dos Três Escalões, reúne obras do pintor quinhentista Vasco Fernandes destacando a sua obra expressiva e realista. A fachada “rocaille” da Igreja da Misericórdia, de traços neoclássicos e a Fonte das Três Bicas compõe o restante do conjunto arquitetónico do Adro da Sé. Continuação de circuito pela Rua Direita. Se há rua que não pode mesmo perder, é a Rua Direita. É a mais castiça e autêntica. É uma lição de vida, da autenticidade duma artéria comercial, daquele comércio tradicional de há poucas décadas atrás. Aqui vende-se de tudo, do dedal ao alguidar. Drogarias, mercearias de bairro, retrosarias, a modista, o alfaiate, o sapateiro, as ferragens e as ferramentas de lavoura, as incontornáveis tasquinhas… Tudo numa mesma rua que ainda nos premeia com a arquitetura típica das ruas direitas, rua estreita, casas e janelas antigas. Por falar em janelas, esteja atento aos pisos superiores dos edifícios porque se não o fizer vai perder a estética das janelas manuelinas. Só na Rua Direita há quatro. Bem, três se quisermos ser precisos, com a mais bela à boca da Rua Dom Duarte, na Praça Dom Duarte no centro da qual a cidade homenageia o rei português nascido em Viseu. E chegamos novamente ao Rossio. Entretanto já lhe saltaram à vista o Chafariz do Rossio (a rotunda) e o escadório da Igreja dos Terceiros de São Francisco. Tempo livre na cidade. Regresso ao hotel para jantar. Após jantar, e para acabar a semana em beleza, divirta-se com uma noite de música ao vivo para dançar. Alojamento.
 
6º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | CIDADES DE ORIGEM
Após pequeno-almoço, regresso às localidades de origem, com refeições livres em circuito.
 
Nota: Programa sujeito a alterações. 
Mínimo de 30 participantes.


PREÇO POR PESSOA DESDE: : 380 €

O preço inclui:
  • transporte em autocarro entre as localidades de origem e de destino e para a realização de passeios turísticos;
  • 5 noites de alojamento em Hotel INATEL; 
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares com bebida incluída (1 bebida individual, de cápsula, alcoólica ou não, com a capacidade mínima de ¼ de litro); 
  • 5 passeios turístico-culturais;
  • 1 circuito pedonal de reconhecimento da localidade onde se insere a unidade hoteleira; 
  • acompanhamento por um assistente turístico INATEL; 
  • seguro de acidentes pessoais.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • todos os serviços não indicados como incluídos; 
  • as refeições durante as viagens de ida, entre os locais de origem e os locais de destino, e durante as viagens de regresso, entre os locais de destino e os locais de origem.
 
 




Inatel