inatel

social



INATEL PRIMAVERA - FOZ DO ARELHO  
Data: 01 a 06 maio 2022 Partidas: Chaves | Vila Real | Porto

Itinerário:
A Unidade INATEL Foz do Arelho Hotel***, situa-se na conhecida estância, destino de eleição para férias e descanso durante todo o ano, visto possuir extensas e calmas praias não apenas viradas para o oceano Atlântico, mas também na orla da Lagoa de Óbidos. A unidade hoteleira dispõe de 95 quartos totalmente equipados, bar, restaurante, sala de reuniões, Wi-Fi, ginásio, capela, parque infantil e parque de estacionamento privativo.
Um cenário de sonho e a hospitalidade das gentes do Oeste esperam por si.
 
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | FOZ DO ARELHO
Saída com destino a Foz do Arelho. Refeições livres em circuito. Chegada ao hotel para jantar. Reunião de boas-vindas e apresentação do programa e da região. Alojamento.
 
2º DIA – FOZ DO ARELHO | CABO CARVOEIRO | PENICHE | FOZ DO ARELHO
Após pequeno almoço saída com assistente de viagem, para reconhecimento da localidade que escolheu para passar as suas férias. Circuito pedonal iniciando no INATEL Foz do Arelho, instalado no antigo palácio de Francisco Almeida Grandella. Segue-se a descida do Monte do Facho até à Lagoa de Óbidos. Considerada o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa, faz fronteira terrestre com o concelho das Caldas da Rainha a Norte e com o concelho de Óbidos a Sul. Continuação pela marginal e avistamos o Palacete Almeida Araújo. Continuação de passeio até ao mar, onde podemos observar as ilhas Berlengas ao fundo. Tempo livre. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita ao Cabo Carvoeiro. Situado no extremo ocidental da península de Peniche, numa zona de grande beleza paisagística pelas curiosas formações geológicas que o mar esculpiu ao longo dos tempos, de que é exemplo a Nau dos Corvos, um enorme rochedo cuja forma faz lembrar uma grande embarcação seminaufragada. Este local que oferece vistas deslumbrantes sobre o mar e as ilhas Berlengas é também um excelente ponto de observação de aves marinhas. Continuação até Peniche. Paragem junto à Fortaleza de Peniche. Mandada construir por D. João III no séc. XVI, e concluída no séc. XVII por D. João IV. A fortaleza continuaria a desempenhar um papel fundamental na defesa da costa atlântica ao longo das centúrias, destaca-se pela traça típica em forma de estrela, incluindo o Baluarte Redondo, a Torre de Vigia e a Capela de Santa Barbara. Para além de importante praça defensiva, a fortaleza teve várias utilizações ao longo da história, sendo a mais conhecida prisão política. Acolhe o Museu Municipal com o Núcleo evocativo da Resistência à Ditadura do Estado Novo, sendo restituída à cidade com a Revolução do 25 de Abril de 1974. Continuação de circuito até ao Museu das Rendas de Bilros. Tempo livre. Regresso ao hotel para jantar. Noite livre e alojamento.
 
3º DIA – FOZ DO ARELHO | S. MAMEDE (GRUTAS DA MOEDA) | FOZ DO ARELHO
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita às Grutas da Moeda (ingresso incluído) em S. Mamede. Em 1971, dois caçadores perseguiam uma raposa que se refugiou num algar existente no meio do bosque. Entraram e ao percorrer o seu interior aperceberam-se da sua beleza, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias. Descobriram as Grutas da Moeda.
A gruta tem uma extensão visitável de 350 metros e uma profundidade de 45 metros abaixo da cota de entrada. A temperatura ronda os 18.º C, constante durante todo o ano, o que a torna fácil de visitar por todos. Visita guiada, percorrendo em total segurança as várias galerias naturais que foram batizadas de acordo com as imagens que sugerem: Lago da Felicidade, Sala do Presépio, Algar d'Água, Pastor, Cascata, Cúpula Vermelha, Marítima, Capela Imperfeita, Abóbada Vermelha e Fonte das Lágrimas. Para além da estrutura natural da gruta, pode também visitar o Centro de interpretação Científico-ambiental (CICA gm) (ingresso incluído). Aqui pode descobrir como se forma uma gruta e como esta interage com a biodiversidade local, entender qual a importância do calcário na nossa região e como influencia o modo de vida das pessoas. Pode ainda admirar uma magnífica e única exposição de minerais e fósseis de Portugal e de muitos outros países. Degustação do já famoso licor "Abafadinho da Moeda". Acabamos a tarde com um mini lanche, composto por um café ou chá e 1 bolinho regional. Regresso ao hotel para jantar. Após o jantar, espera-nos uma noite animada com música ao vivo. Alojamento.
 
4º DIA – FOZ DO ARELHO | CALDAS DA RAINHA | ÓBIDOS | AMOREIRA | FOZ DO ARELHO
Após o pequeno-almoço, saída em direção a Caldas da Rainha. Iniciamos a nossa visita na Fábrica das Cavacas (ingresso incluído). Aqui poderá observar ao vivo o fabrico deste doce tão típico da localidade e poderá provar as cavacas, beijinhos e suspiros (bebidas não incluídas). Após visita continuamos até ao Parque D. Carlos I, um jardim romântico que abraça o antigo hospital termal, erigido durante o reinado de D. João V. Este era um local de recuperação física, onde os pacientes do hospital termal podiam passear e beneficiar do efeito apaziguador do parque. Remodelado em 1950, o Parque D. Carlos I foi alargado e passou a incluir um museu. Paragem na Praça da República onde se realiza todas as manhãs o mercado de frutas e legumes, vamos sentir a azafama deste local. É um espetáculo colorido e animado e a oportunidade para apreciar algumas das melhores produções das regiões vizinhas como é o caso da pera-rocha. Tempo livre. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita a Óbidos. Já ocupada antes de os romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais próspera a partir do momento em que foi escolhida pela família real. Desde que o rei D. Dinis a ofereceu a sua esposa D. Isabel, no séc. XIII, ficou a pertencer à Casa das Rainhas que, ao longo das várias dinastias, a foram beneficiando e enriquecendo. Dentro de muralhas, encontramos um castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem por ali se passeia. Entre pórticos manuelinos, janelas floridas e pequenos largos, encontram-se vários motivos de visita, bons exemplos da arquitetura religiosa e civil dos tempos áureos da vila. A Igreja Matriz de Santa Maria, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro, o Pelourinho e, fora de muralhas, o Aqueduto e o Santuário do Senhor Jesus da Pedra, de planta redonda, são alguns dos monumentos que justificam uma visita atenta. Tempo livre. No final da tarde não deixe de provar a famosa Ginjinha e o lado mais doce da ginja. Prove as gomas, a infusão, os biscoitos, as bolachas, os pastéis de nata e os doces de ginja. A ideia dos novos produtos feitos a partir da ginja (fruto sem álcool) surge dum trabalho de inovação e criação de sabores para todas as idades, tudo isto na Frutóbidos na localidade da Amoreira (visita e prova incluída). Regresso à unidade hoteleira para jantar. Noite livre. Alojamento.
 
5º DIA – FOZ DO ARELHO | SITIO DA NAZARÉ | PRAIA DA NAZARÉ | SÃO MARTINHO DO PORTO | FOZ DO ARELHO
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita a Nazaré. A bonita Nazaré é uma vila como poucas no centro de Portugal! A nossa primeira paragem é precisamente no Sítio onde se encontra o Miradouro do Suberco. Este é provavelmente o miradouro mais conhecido da Nazaré, situado a 110 metros de altitude. Daqui terá a oportunidade de desfrutar da magnífica paisagem que se estende muito para além dos limites da vila, onde o mar encontra a costa numa harmonia sem igual. Mesmo ao lado encontramos a Ermida da Memória, apesar de pequena, esta capela é muito bonita, apresentando uma cobertura exterior preenchida por azulejos; no seu interior ficará igualmente surpreendido pois o revestimento é quase todo ele em azulejo. Para além disso, poderá também descobrir um piso inferior onde se situa a entrada para uma gruta que foi, em tempos, alvo de muitos rumores pois dizia-se que quem lá entrava nunca mais de lá saía. Talvez por causa disso, a entrada está atualmente selada e aí encontra-se uma réplica da imagem de Nossa Senhora da Nazaré pois a original passou para o santuário em frente, o Santuário de Nossa Senhora da Nazaré. Com fundação na segunda metade do século XIV, este santuário foi construído para aí se colocar a bonita imagem de Nossa Senhora da Nazaré. Este é considerado o primeiro santuário de Portugal e sofreu várias remodelações até adquirir a sua aparência atual em finais do século XIX. Mesmo ao lado do Santuário, construído no início do século XX, encontramos o Teatro Chaby Pinheiro apresenta influências italianas e foi concebido de forma a tirar o maior proveito possível da acústica da sala. Continuamos circuito até à Praia da Nazaré. Paragem na marginal. Na frente marítima da Nazaré, na Avenida Manuel Remígio, encontrará uma das mais belas tradições desta vila: a secagem do peixe. Aqui, as peixeiras colocam o peixe no chamado “estendal” e salpicam sal de forma a que este fique conservado. Tempo livre. Regresso ao hotel com passagem por São Martinho do Porto. Regresso ao hotel para jantar. Após jantar, e para acabar a semana em beleza, divirta-se com uma noite de música ao vivo para dançar. Alojamento.
 
6º DIA – FOZ DO ARELHO | CIDADES DE ORIGEM
Após pequeno-almoço, regresso às localidades de origem, com refeições livres em circuito.
 
Nota: Programa sujeito a alterações. 
Mínimo de 30 participantes.


PREÇO POR PESSOA DESDE: : 380 €

O preço inclui:
  • transporte em autocarro entre as localidades de origem e de destino e para a realização de passeios turísticos;
  • 5 noites de alojamento em Hotel INATEL; 
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares com bebida incluída (1 bebida individual, de cápsula, alcoólica ou não, com a capacidade mínima de ¼ de litro); 
  • 5 passeios turístico-culturais;
  • 1 circuito pedonal de reconhecimento da localidade onde se insere a unidade hoteleira; 
  • acompanhamento por um assistente turístico INATEL; 
  • seguro de acidentes pessoais.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • todos os serviços não indicados como incluídos; 
  • as refeições durante as viagens de ida, entre os locais de origem e os locais de destino, e durante as viagens de regresso, entre os locais de destino e os locais de origem.
 
 




Inatel