inatel

social



INATEL PRIMAVERA - CASTELO DE VIDE  
Data: 03 a 08 abril 2022 Partidas: Viana do Castelo | Porto | Viseu

Itinerário:
Situado no Parque Natural da Serra de São Mamede, no centro histórico de Castelo de Vide, dentro do perímetro das muralhas da vila, encontra-se esta unidade composta por dois edifícios: o Castelo de Vide Jardim Hotel, de três estrelas, e o Castelo de Vide São Paulo Hotel, de duas estrelas. A sua localização, no coração do interior Alentejano, transforma esta unidade num ponto de referência para quem procura fugir à agitação do litoral. Usufrua desta unidade hoteleira e descubra os encantos que esta região tem para oferecer.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | CASTELO DE VIDE
Saída com destino a Castelo de Vide. Refeições livres em circuito. Chegada ao hotel para jantar. Reunião de boas-vindas e apresentação do programa e da região. Alojamento.
 
2º DIA – CASTELO DE VIDE | SÃO SALVADOR DA ARAMENHA | SENHORA DA PENHA | CASTELO DE VIDE
Após pequeno almoço saída com assistente de viagem, para reconhecimento da localidade que escolheu para passar as suas férias. Passeio pedonal por Castelo de Vide. O posto de turismo está por detrás da Câmara Municipal, no meio da pavimentada Praça Dom Pedro V, na sombra da elegante igreja de Santa Maria da Devesa – de planta quadrada com duas torres – do século XVIII. A partir da rua principal, meia dúzia de ruas paralelas estreitas produzem uma subida acentuada até à apropriada chamada Praça Alta, no extremo norte, donde há vistas sobre a planície. A rua principal termina numa rua de pedras, onde há uma fonte de mármore tranquila e becos sinuosos da Judiaria – antigo bairro judeu que remonta ao século XIV. Uma placa de sinalização leva-o à íngreme Rua da Fonte, passando por casas de portas e janelas góticas, e um olhar atento descortina a Sinagoga mais antiga em Portugal. Mantenha-se na Rua da Fonte para ir ao Castelo medieval, erguido por ordem de Dom Dinis (século XIII). Tempo livre. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita à Cidade Romana de Ammaia (ingresso incluído). A Cidade de Ammaia é indubitavelmente o mais importante vestígio da sua época existente na região do norte alentejano. Localizada em pleno Parque Natural da Serra de São Mamede, em São Salvador de Aramenha, no concelho de Marvão. Neste edifício, encontra-se exposta uma parte do imenso espólio recolhido nos trabalhos de escavação arqueológica realizados na área da Cidade de Ammaia. Após visita, seguimos até à Ermida da Senhora da Penha. Edificada no século XVI esta é uma construção simples constituída por nave, capela-mor redonda e sacristia, sendo o seu interior forrado com azulejos policromos do século XVII. A Ermida situa-se no alto no monte, acedendo-se por uma escadaria que termina no adro deste templo, onde se ergue um cruzeiro, colocado no início do século XX. Daqui tem-se uma vista maravilhosa sobre a linda vila de Castelo de Vide.
Na subida para a Ermida, do lado esquerdo da escadaria de acesso, as pessoas costumam sentar-se numa cadeira de pedra e dizer uma quadra: “Cadeirinha de Nossa Senhora, | Cadeirinha do meu bem; | Onde se sentou Nossa Senhora | Sento-me eu também”. Acredita-se que quem se sentar na cadeirinha, levantar os pés do chão, e pedir três desejos sem os revelar a ninguém, esses desejos tornam-se realidade.
Regresso ao hotel. Jantar. Noite livre e alojamento.
 
3º DIA – CASTELO DE VIDE | ALTER DO CHÃO | CASTELO DE VIDE
Manhã livre para atividades de caráter pessoal. Almoço no hotel. Após almoço saída para visita a Alter do Chão. Alter possui um elegante e importante património, repartido por entre o seu agradável casario branco de faixa colorida, de um ou dois andares, com ruas calcetadas e arborizadas, onde convivem igualmente bonitas casas senhoriais dos séculos XVII e XVIII. Visita ao Núcleo Museológico da Villa Romana da Casa de Medusa (ingresso incluído), uma Necrópole Tardo-Antiga e o centro interpretativo, onde algum do espólio descoberto durante as escavações, se encontra exposto, seguimos circuito até ao Núcleo Museológico do Castelo de Alter (ingresso incluído), agora reconvertido em espaço museológico, está atualmente dotado de uma sala com painéis para interpretação, duas salas de exposições temporárias e uma receção/loja. Mandado construir por D. Pedro I, em 1359, distingue-se das outras fortalezas de cariz militar por se encontrar num local plano, no centro da vila. Atualmente, o Castelo de Alter do Chão encontra-se em bom estado de conservação e é um monumento digno de ser visitado. Finalizamos o circuito no Núcleo Museológico da Casa do Álamo (ingresso incluído), onde poderá conhecer a História de uma típica Casa Agrícola Alentejana, de um território e dos que ali habitaram e trabalharam, através das peças e objetos históricos, mas também pela mais recente tecnologia. Tempo livre para explorar Alter do Chão livremente. Regresso ao hotel para jantar. Após o jantar, espera-nos uma noite animada com música ao vivo. Alojamento.
 
4º DIA – CASTELO DE VIDE | NISA | PORTALEGRE | CASTELO DE VIDE
Após o pequeno-almoço, saída em direção a Nisa. Iniciamos a nossa visita na Praça da República, seguindo até ao Castelo. Passagem pela Igreja de Nossa Senhora da Graça (Matriz de Nisa), este é o templo mais antigo da Vila de Nisa. Caminhamos um pouco até encontrarmos o largo onde se situa o edifício histórico da Santa Casa da Misericórdia, o edifício dos paços do concelho e a Igreja da Misericórdia. Esta última edificada na primeira metade do seculo VI, com hospital anexo, apresenta um portal ricamente decorado e fachada harmoniosa enquadrada por torres sineiras. Percorrendo as ruas estreitas do centro histórico, apreciando o casario branco e todos os edifícios históricos, encontramos as Portas de Montalvão. Mesmo ao lado situa-se a Cadeia Nova, totalmente recuperada e transformada no Núcleo Central do Museu do Bordado e do Barro (ingresso incluído). Tempo livre. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita a Portalegre. Iniciamos a nossa visita na Casa Museu José Régio (ingresso incluído). A Casa-Museu José Régio em Portalegre foi instalada naquela que foi a habitação de José Régio durante 34 anos. As coleções estão distribuídas por 17 salas de exposição permanente e por uma sala de reservas, em dois pisos. Após visita circuito pedonal em Portalegre pelo centro histórico até à Sé de Portalegre. No interior, iluminado por 28 janelas, podemos encontrar painéis de azulejo seiscentistas e um notável conjunto de pinturas maneiristas, que é único no país. Os retábulos do altar-mor e das capelas laterais integram noventa e seis pinturas e neles participaram vários artistas portugueses durante os séculos XVI e XVII. À direita do altar fica a Capela do Santíssimo e à esquerda a de São Pedro. Os púlpitos são em mármore, bem como as grades postadas diante da capela-mor. Nas abóbadas podem admirar-se diversos motivos grotescos maneiristas, cartelas, mascarões, florões e seres híbridos, provavelmente inspirados nas gravuras flamengas que circulavam na época pela Europa. Tempo livre. Regresso à unidade hoteleira para jantar. Noite livre. Alojamento.
 
5º DIA – CASTELO DE VIDE | CASA DA CIDADANIA SALGUEIRO MAIA | MARVÃO | CASTELO DE VIDE
Aproveitamos a manhã para visita à recentemente inaugurada Casa da Cidadania Salgueiro Maia (ingresso incluído). Este espaço alberga o património que o capitão do exército português que liderou a Revolução de 25 de Abril de 1974 fez questão de doar à vila alentejana onde nasceu. O desejo, que ficou expresso em testamento, ganhou vida no dia em que completaria 77 anos. Entre as peças que agora compõem este novo núcleo museológico, encontra-se o conhecido megafone com o qual, nesse dia 25 de Abril, no Largo do Carmo, em Lisboa, o Capitão Salgueiro Maia intimou Marcelo Caetano a render-se e a entregar o poder às forças da democracia. Lá está também o uniforme militar que envergava no dia que assinala o fim da ditadura em Portugal, entre outros uniformes, divisas, estandartes e insígnias, diplomas e louvores, documentos militares e fichas escolares que pertenceram a Salgueiro Maia. Regresso ao hotel para almoço. Após almoço saída para visita a Marvão. Visita guiada a Marvão com visita às 2 celas da antiga prisão, visita oficina de olaria e ao museu municipal (ingresso incluído) com espólio de arqueologia, etnografia, arte sacra e armaria. A visita termina no Castelo de Marvão. Tempo livre. Regresso ao hotel para jantar. Após jantar, e para acabar a semana em beleza, divirta-se com uma noite de música ao vivo para dançar. Alojamento.
 
6º DIA – CASTELO DE VIDE | CIDADES DE ORIGEM
Após pequeno-almoço, regresso às localidades de origem, com refeições livres em circuito.
 
 
Nota1: Programa sujeito a alterações;
 
Nota2: O alojamento será repartido entre os 2 edifícios do INATEL Castelo de Vide Hotel São Paulo ** & Jardim ***. No ato de inscrição deverá ser selecionado o edifício pretendido: INATEL Castelo de Vide Jardim Hotel *** ou INATEL Castelo de Vide São Paulo Hotel**, localizado a 100 metros do Edifício Principal. Não se encontra garantido o transporte entre os dois edifícios;
 
Nota3: Todas as refeições serão realizadas no INATEL Castelo de Vide Jardim Hotel ***;
 
Nota4: Todas as atividades de animação serão realizadas no INATEL Castelo de Vide São Paulo Hotel**.
 
Mínimo de 30 participantes.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 350 €

O preço inclui:
  • transporte em autocarro entre as localidades de origem e de destino e para a realização de passeios turísticos;
  • 5 noites de alojamento em Hotel INATEL; 
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares com bebida incluída (1 bebida individual, de cápsula, alcoólica ou não, com a capacidade mínima de ¼ de litro); 
  • 5 passeios turístico-culturais;
  • 1 circuito pedonal de reconhecimento da localidade onde se insere a unidade hoteleira; 
  • acompanhamento por um assistente turístico INATEL; 
  • seguro de acidentes pessoais.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • todos os serviços não indicados como incluídos; 
  • as refeições durante as viagens de ida, entre os locais de origem e os locais de destino, e durante as viagens de regresso, entre os locais de destino e os locais de origem.
 
 




Inatel