inatel

social



INATEL OUTONO - SÃO PEDRO DO SUL  
Data: 15 a 20 novembro Partida: Beja | Lisboa

Itinerário:
Aninhada entre os montes verdejantes das serras da Arada, Gralheira e S. Macário, São Pedro do Sul surge como a típica cidade beirã onde os dias correm ao ritmo lento do ambiente rural que a envolve. É nesta paisagem que poderá encontrar aldeias encantadas e bosques repletos de uma fauna e flora viva e única. Venha conhecer este paraíso natural no coração da Beira Interior e deixe-se levar por uma paisagem de cortar a respiração. Aqui, vive-se em harmonia com a natureza num espaço que se torna um verdadeiro refúgio para as mais raras espécies de aves, as aldeias mais típicas de Portugal e tradições ancestrais, nunca esquecidas nesta região do país. São Pedro do Sul é o seu ponto de partida para descobrir tudo isto e muito mais.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | SÃO PEDRO DO SUL
Em hora a indicar, encontro nos locais de origem, com destino ao Inatel Palace São Pedro do Sul 4****. Durante o percurso e após entrada de todos os participantes, o assistente Inatel que o acompanhará esta semana, fará a apresentação das características do programa que se encontra à sua espera! Almoço livre em circuito. Chegada à Inatel, distribuição dos quartos. Jantar e alojamento.
 
2º DIA – S. PEDRO DO SUL | VOUZELA | S. PEDRO DO SUL
Conheça melhor a região onde escolheu passar as suas férias, sairemos para conhecer esta localidade. Vestígios de um balneário romano comprovam que esta estância termal foi utilizada no período da romanização. A sua primeira designação - Balneum, terá dado origem ao topónimo Banho, nome porque é conhecida a povoação no séc. XI. A estância, que desde 1895 até à implantação da República tomou o nome de Termas da Rainha D. Amélia, situa-se no belíssimo vale do Vouga e é uma das mais reputadas do país. Ramalho Ortigão, conhecido escritor português, referiu-se-lhe assim: "Em São Pedro do Sul, a natureza capricha em exuberância, num complexo de colorido e fertilidade, bordejando os meandros do rio e trepando pelas folhas dos montes que descem, suaves, para a água ...". No final das visitas regresso ao Inatel para almoço. De tarde saímos até Vouzela um concelho que se diferencia pelo seu património especialmente rico em valores naturais, gastronómicos e históricos. Para entendermos a existência de tantos edifícios arquitetónicos brasonados existentes nesta linda Vila, comecemos por referir que Vouzela era um ponto de cruzamento de várias estradas romanas, fazendo com que fosse obrigatório por aqui passarem as gentes que as trilhavam. Com a evolução dos tempos, Vouzela ficava na rota das cortes de Lamego sendo lugar de passagem e paragem obrigatória na viagem até Lisboa. No decorrer dos séculos, este fluxo de gente e a existência de algumas famílias ilustres nativas desta terra, deixaram até hoje vestígios da grandeza de outros tempos, visíveis nos brasões das casas senhoriais, em toda a zona histórica. Regresso ao Inatel, jantar e alojamento.
 
3º DIA – S. PEDRO DO SUL | CARAMULO | S. PEDRO DO SUL | TONDELA | S. PEDRO DO SUL
Saímos pela manhã até ao Caramulo, para lavar os pulmões em bons ares, limpos e frescos, tão saudáveis são os seus ares que a Serra era procurada para a prevenção ou cura de doenças pulmonares. Tem o seu ponto mais alto, no deslumbrante miradouro do Caramulinho, a 1074 m de altitude. Na pequena localidade do Caramulo, encontramos um invulgar Museu onde podemos apreciar nada menos do que 65 dos mais fascinantes automóveis que jamais se construíram, alguns deles centenários. Regressamos a S. Pedro do Sul para almoço. De tarde visitamos Tondela, um concelho recheado de motivos de interesse, pela sua história e o seu património de excelência. Instalado no magnífico Solar de Santa Ana, em pleno coração da cidade de Tondela, encontramos o Museu Terras de Besteiros, que se assume como um ponto de visita obrigatória para todos aqueles que querem saber um pouco mais sobre o passado, o presente e o futuro do território concelhio e dos seus habitantes. Concebido para ser uma referência no panorama museológico da região, este espaço de cultura e de investigação, plenamente vocacionado para a salvaguarda do património local, procura aliar três elementos fundamentais: o design, a criatividade e os conteúdos científicos de excelência! Após as visitas, regresso à unidade Inatel para jantar, depois do qual, espera-nos uma animada noite, onde conheceremos um pouco etnografia da região, com um momento musical dedicado ao nosso grupo.
 
4º DIA – S. PEDRO DO SUL | CASTRO DAIRE | S. PEDRO DO SUL | VISEU | S. PEDRO DO SUL 
De manhã partimos até Castro Daire, que abre portas para uma viagem impressionante e inesquecível que nos conduz pela História da Terra, permitindo desfrutar de novas sensações, despertando o interesse, a curiosidade em partir à descoberta de um território que não se espera, que nos surpreende com vistas de cortar a respiração e recantos únicos. Alguns elementos da cultura, a par com o elevado valor paisagístico e a diversidade de componentes naturais presentes, moldados na relação secular entre as características físicas e o Homem, constituem hoje, elementos patrimoniais a preservar e valorizar, porque fazem deste concelho um território de exceção, tudo isto, aliado à hospitalidade castrense. Regresso a S. Pedro do Sul para almoço, depois do qual saímos para a capital do distrito: Viseu. Situada entre os 400 e os 700 m de altitude, incita-nos a observar gratuitamente a arte urbana. Rodeada por várias serras e rios, a sua localização central entre outros aspetos já a indicaram como das melhores cidades para se viver em Portugal. Coroa o planalto a imponente Sé, mas no tempo da ocupação de Roma a população distribuía-se pela sua parte mais baixa, onde se situa a Cava de Viriato e o Parque do Fontelo. Em 1058 Fernando Magno de Leão reconquistou a cidade definitivamente para a Cruz. D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques deu-lhe o primeiro foral em 1123, que seu filho confirmaria em 1187, já como primeiro rei de Portugal. Novos muros de defesa foram construídos por D. João I (1383-1433), só concluídos em 1472 por seu neto D. Afonso V. Desta cerca "afonsina" de Quatrocentos restam alguns fragmentos integrados na malha urbana e duas portas, a do Soar e a dos Cavaleiros. O encanto de Viseu reflete-se na atmosfera medieval das suas ruas, nos palácios que foram da nobreza e dos senhores da Igreja, engrandecidos pela nobre pedra de granito, nas praças e jardins arborizados, no património de muitas épocas, testemunho da sua vitalidade. Em hora a combinar regresso a S. Pedro do Sul, jantar e alojamento.
 
5º DIA – S. PEDRO DO SUL | AVEIRO | S. PEDRO DO SUL
Acorde quando desejar, respire fundo e aproveite o ar puro para restabelecer forças. A manhã é livre! Caso pretenda fazer algo diferente o nosso assistente Inatel, tudo fará para o ajudar. Almoço na unidade. De tarde saímos até Aveiro. Iniciamos pela zona da Costa Nova, que começou a ser muito frequentada em meados do séc. XIX para “ir a banhos”, a fama espalhou-se e aqui se reuniam intelectuais e políticos, entre os quais o escritor Eça de Queiroz, foi também nessa época que surgiu a ideia de pintar as tábuas exteriores dos antigos palheiros dos pescadores com cores, que lembram a policromia dos barcos moliceiros que deslizam sobre as águas da Ria, dando a esta Marginal um aspeto fortemente colorido e extremamente característico. Avançamos para Aveiro e continuamos a descobrir uma paisagem com marca de água. Junto ao mar e à ria, Aveiro é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam barcos moliceiros. Estas embarcações, esguias e coloridas, serviam para recolher algas e sargaço, e hoje em dia são usadas em passeios turísticos. Aveiro possui um conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova” que vale a pena apreciar, grande parte está situada junto ao canal principal, mas existem alguns fora das rotas tradicionais e até noutras localidades. Regresso à Unidade Inatel. Após o jantar e em jeito de despedida, teremos uma noite animada com a atuação de um grupo local de música popular portuguesa. Divirta-se e aproveite até ao fim, esta fantástica semana!
 
6º DIA – SÃO PEDRO DO SUL | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, regresso às cidades de origem, acompanhados pelo assistente Inatel. Almoço Livre.  Fim da Viagem
 
 
Mínimo de 29 participantes. 
 
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.

 

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 399 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento no INATEL Palace S. Pedro do Sul 4****;
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares, com bebidas incluídas;
  • 2 animações etnográficas e/ou musicais;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel