inatel

social



INATEL OUTONO - OEIRAS  
Data: 21 a 26 novembro Partida: Braga | Porto | Aveiro | Coimbra

Itinerário:
A famosa linha de Cascais, que inclui as zonas de Oeiras, Estoril e Cascais, é atravessada pela linha do comboio que parte de Lisboa, bem como pela pitoresca estrada Marginal, na costa a norte de Lisboa, tornaram-se um dos locais mais cosmopolitas e turísticos de Portugal, a partir do momento em que o rei D. Luís I escolheu a baía para sua residência de verão, no final do séc. XIX. O clima ameno e uma média de 260 dias sem chuva por ano foi com certeza um motivo forte para esse facto e para as famílias mais abastadas da época seguirem a casa real e aí terem as suas vivendas e palacetes. Oeiras, também à beira-mar e a cerca de 10 km de Lisboa, foi ao longo dos séculos, o local escolhido por muitas famílias nobres ou endinheiradas para estabelecer as suas residências de verão, entre os quais salientam-se o Palácio do Marquês de Pombal (séc. XVIII), ministro do Rei D. José que muito contribuiu para o desenvolvimento de Oeiras e a sua elevação à categoria de vila, e a Real Quinta em Caxias.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | OEIRAS
Em hora a indicar, encontro nos locais de origem, com destino à Inatel Oeiras. Durante o percurso e após entrada de todos os participantes, o assistente Inatel que o acompanhará esta semana, fará a apresentação das características do programa que se encontra à sua espera! Almoço livre em circuito. Chegada à Inatel, distribuição dos quartos. Jantar e alojamento.
 
2º DIA – OEIRAS | CASCAIS | OEIRAS
Conheça melhor a região onde escolheu passar as suas férias, sairemos para conhecer esta localidade. No séc. XVII, foi edificada junto à costa uma série de fortificações que defendiam a barra do Tejo, e, portanto, a entrada de Lisboa, hoje o concelho abre os braços a quem vem de fora. Com mais de 250 anos, Oeiras é virada para o futuro, mas valoriza a herança dos séculos passados, conserva por isso algum património histórico surpreendente que merece ser descoberto. A sua costa é o destino a que invariavelmente todos os caminhos acabam por ir dar, os seus espaços verdes são igualmente uma boa opção para os que gostam de atividades ao ar livre. Regresso à Unidade Inatel para almoçar. De tarde saímos pela famosa Avenida Marginal até Cascais, tradicionalmente uma aldeia piscatória, Cascais teve um importante desenvolvimento no séc. XIV, quando era porto de escala de grande movimento para os navios que se dirigiam a Lisboa, foi, no entanto, a partir da 2ª metade do séc. XIX, altura em que os banhos de mar começaram a ser apreciados, que Cascais sofreu um impulso que a transformou numa estância de veraneio muito em moda. No regresso paragem no Estoril um verdadeiro centro cosmopolita de grande animação noturna e que possui todas as infraestruturas necessárias a um grande centro de veraneio - praias, excelentes hotéis, campos de golfe, um Casino (ex-libris do Estoril) e mesmo um autódromo. Regresso à Inatel, jantar e alojamento.
 
3º DIA – OEIRAS | BARCARENA | OEIRAS| SINTRA | OEIRAS 
Saímos pela manhã para Barcarena, ou melhor dizendo para a antiga Fábrica da Pólvora de Barcarena, que funcionou entre 1540 e 1940, foi recuperada para fins culturais e de lazer. A sua fundação remonta ao século XVI (durante o reinado de D. Manuel), embora o atual edifício já não conserve vestígios de época tão remota. Atualmente é um espaço amplo e tranquilo, rodeado de vegetação com jardins, zona de merendas, restaurante, bar, esplanadas, auditório ao ar livre e o Museu da Pólvora Negra, que reúne um acervo destinado a preservar e perpetuar a memória da atividade aqui desenvolvida. De destacar o Jardim da Caldeira dos Engenhos onde podemos desfrutar da frescura e da calma do tanque cuja água alimentava o sistema hidráulico da fábrica e a Praça do Sol, um espaço marcado pelos 4 elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar. Regresso à Unidade para almoçar. De tarde seguimos para a lindíssima vila no sopé da Serra do mesmo nome: Sintra. As suas características únicas fizeram com que a UNESCO ao classificá-la como património mundial fosse obrigada a criar uma categoria específica para o efeito - a de "paisagem cultural" - que desta forma considera tanto a riqueza natural como o património construído na vila e na serra, serra essa de vegetação luxuriante, que está inserida no Parque Natural Sintra-Cascais. Sintra foi desde tempos muito remotos o local escolhido para a fixação de diversos povos que passaram pela Península Ibérica e aqui deixaram marcas da sua presença, no séc. XII, o 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou o Castelo dos Mouros e mais tarde os seus sucessores, sobre os restos de um palácio árabe, construíram a sua residência de repouso, o Palácio da Vila, a sua fisionomia é marcada pelas duas enormes chaminés cónicas construídas na Idade Média, hoje o ex-libris da Sintra. Muito apreciada por reis e nobres, exaltada por escritores e poetas de que é exemplo incontornável Lord Byron que lhe chamou Éden glorioso. Sintra possui um rico acervo de chalets e quintas, destaque para os palácios como o da Pena, edificado na época do romantismo num dos picos da Serra, o de Seteais, do séc. XVIII, hoje convertido num elegante Hotel e o de Monserrate, célebre pelos seus belíssimos jardins que possuem espécies exóticas únicas no país. Após as visitas à vila, regresso à unidade Inatel para jantar, depois do qual, espera-nos uma animada noite, onde conheceremos um pouco etnografia da região, com um momento musical dedicado ao nosso grupo.
 
4º DIA – OEIRAS | LISBOA – CENTRO HISTÓRICO | OEIRAS | LISBOA – PARQUE DAS NAÇÕES | OEIRAS
De manhã partimos até ao topo do Parque Eduardo VII em Lisboa, para apreciar uma fantástica vista sobre o Tejo, o maior espaço verde do centro da cidade começou por chamar-se Parque da Liberdade, mas foi rebatizado com o nome do rei de Inglaterra Eduardo VII, quando este visitou Lisboa em 1903, seguimos até à Praça do Marquês de Pombal (também conhecida só como Rotunda) em homenagem ao estadista que reconstrui a cidade após o terramoto de 1755, descemos a avenida da Liberdade, para chegar ao verdadeiro coração da capital, na Praça do Rossio ou Praça de D. Pedro IV e ainda mais abaixo a fantástica Praça do Comércio que beberica do rio. Por aqui próximo, encontramos o Museu do Dinheiro que oferece uma experiência marcadamente interativa recorrendo à tecnologia multimédia para mostrar o seu acervo. Regresso a Oeiras para almoço, depois do qual, voltamos a Lisboa, desta vez iniciamos o passeio pela zona mais recente, o Parque das Nações que reúne alguns dos projetos mais arrojados da arquitetura contemporânea, bem como surpreendentes jardins temáticos, centros de exposições, espetáculos e eventos. Tudo isto ao longo do Rio Tejo, desfrutando de mais de cinco quilómetros de uma paisagem arrebatadora. Daqui regressamos até ao Jardim de São Pedro de Alcântara, de onde obtemos uma das vistas mais arrebatadoras da cidade, e a partir do qual faremos as visitas ao Museu e Igreja de São Roque e/ou ao Convento de S. Pedro de Alcântara, ambos sobre a alçada da SCML. No final das visitas regresso a Oeiras, jantar e alojamento.
 
5º DIA – OEIRAS | LISBOA - BELÉM | OEIRAS
Acorde quando desejar, respire fundo e aproveite o ar puro do mar para restabelecer forças. A manhã é livre, no entanto haverá um serviço de transfere com o nosso autocarro ao Centro de Oeiras. Caso pretenda fazer algo diferente o nosso assistente Inatel, tudo fará para o ajudar. Almoço na unidade. De tarde saímos até à zona de Belém, começamos por avistar a Torre, cuja harmonia e os delicados ornamentos sugerem, aos olhos de quem a vê, uma joia trabalhada, porém, a visão dos contemporâneos da sua construção era outra: um formidável e temível baluarte de defesa da entrada do rio, um pouco mais à frente do lado oposto o Moderno Centro Cultural de Belém, de onde alcançamos o sempre surpreendente Mosteiro dos Jerónimos, classificado pela UNESCO como Património da Humanidade, merecem desde logo destaque as fachadas, a Igreja e os claustros. Espera-nos o Museu do Oriente, testemunho das relações históricas entre a Ásia e Portugal, o primeiro país a chegar aos mais distantes portos orientais, o Museu do Oriente está localizado na Doca de Alcântara, num edifício dos anos 40 com uma situação privilegiada junto ao Rio Tejo. Regresso à Inatel, após o jantar e em jeito de despedida, teremos uma noite animada com a atuação de um grupo local de música popular portuguesa. Divirta-se e aproveite até ao fim, esta fantástica semana!
 
6º DIA – OEIRAS | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, regresso às cidades de origem, acompanhados pelo assistente Inatel. Almoço Livre.  Fim da Viagem
 
 
Mínimo de 29 participantes. 
 
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.
 

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 399 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento na INATEL Oeiras;
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares, com bebidas incluídas;
  • 2 animações etnográficas e/ou musicais;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel