inatel

social



TRILHOS DE SANTIAGO - DO MINHO A COMPOSTELA  
Data: 07 a 13 novembro 2021 Partidas: Porto | Barcelos

Itinerário:
Percorreremos cerca de 10Km por dia por etapas que pertencem aos Caminhos de Santiago, percorrendo um pouco do “Caminho Português Litoral" e também o "Caminho Português Central". Não faremos o percurso integral a pé, mas escolhemos as etapas pedestres mais significativas, mais belas e de menor dificuldade para chegar ao mesmo objectivo: encontrar-mo-nos a nós próprios e encontramos Santiago de Compostela neste ano tão simbólico: o ano Xacobeo, o Ano Jubilar Compostelano! 
É a sua oportunidade de percorrer a pé (sempre que quiser ou puder – já que nenhuma etapa é obrigatória) um caminho sonhado, pela natureza transfronteiriça de dois países, de agradecer e de orar. 
Com as manhãs dedicadas a caminhar, nas tardes poderá ficar a conhecer melhor as localidades visitadas ou simplesmente descansar e/ou interagir com as gentes locais que terão tantas histórias e enriquecedoras histórias para partilhar. 
 
1º DIA – PORTO | BARCELOS
Encontro com o nosso guia pela manhã, na estação de comboios de Porto Campanhã. Seguimos em autocarro em direção a Barcelos. Chegada à Cidade Rainha do Artesanato Português. Almoço em restaurante local. Breve reunião de apresentação do programa. Tempo livre para explorar Barcelos. Sugerimos visita ao centro de artesanato e à emblemática Igreja do Bom Jesus da Cruz. Ao final da tarde sugerimos visitar a Igreja de Santo António para um breve momento de introspecção e assistir à bênção do Peregrino. Jantar e alojamento em hotel de 3*. 
 
2º DIA - BARCELOS | PONTE DE LIMA
Após o pequeno-almoço, check-out. Iremos efectuar os primeiros 10 Kms desta etapa: De Barcelos a Ponte de Lima passando pelo centro de inúmeras aldeias num percurso de grande beleza paisagística e patrimonial. Visitando os monumentos mais importantes, de Barcelos, como seja a Torre da Porta Nova, a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, o Paço dos Condes de Barcelos e o Cruzeiro do Senhor do Galo, ex-líbris de Barcelos e intimamente ligado à lenda do Galo de Barcelos, Santuário de Nossa Senhora da Aparecida. Destaque para a Ponte das Tábuas situada na extrema das freguesias de Aguiar, Balugães e Cossourado, documentada desde 1135, tendo sido beneficiada durante os inícios do século XVII, por ocasião da reforma viária da Dinastia Filipina. A antiguidade da ponte atesta a importância do lugar na passagem do rio e por este lado do vale do Neiva, por onde passava a estrada medieval entre o Porto e Ponte de Lima, e por essa via, o acesso mais importante a Compostela em território português, durante as Idades Média e Moderna. Almoço em bolsa de piquenique.  Recolha ao final da etapa pelo nosso mini-bus para descanso ou visitas de carácter pessoal em Ponte de Lima. Jantar no restaurante local. Check-in e alojamento em hotel de 4*.
 
3º DIA – PONTE DE LIMA | VIANA DO CASTELO | CAMINHA | V. N. CERVEIRA
Após o pequeno-almoço, check-out e partida em mini-bus para o início da etapa pedestre: Viana do Castelo-Caminha. Novamente 10 Km. Veremos palácios brasonados, igrejas e mosteiros e fontes monumentais que constituem uma riqueza patrimonial que vale a pena visitar. Todas as ruas do centro histórico conduzem ao seu ex-libris: a Praça da República, bem no coração da cidade. Pelo caminho passaremos por moinhos e fortalezas e atravessamos várias populações costeiras. Destaque para os antigos trilhos que davam acesso ao casco medieval pelo local onde existiu a porta das Atafonas e daí subir à Sé Catedral de Viana do Castelo. Almoço em bolsa de piquenique. Recolha ao final da etapa pelo nosso mini-bus para visitas de carácter pessoal em Caminha. Check-in no INATEL Cerveira Hotel 4*. Jantar e alojamento.
 
4º DIA – V. N CERVEIRA | VALENÇA | V. N. CERVEIRA
Após o pequeno-almoço, partida em mini-bus para o início de uma nova etapa pedestre: Cerveira-Valença. Novamente 10 Km. Veremos amplas vistas marcadas pelo verde das margens do rio Minho e o azul das águas e dos céus. O percurso corre no sopé do Monte de Goios e Serra da Gávea, e leva-nos por entre aglomerados habitacionais de feições rurais e pontuados por belos exemplos da melhor arquitetura Alto Minhota, de que se destacam igrejas, capelas e casas solarengas. Ponto de passagem incontornável é o Centro Histórico de Vila Nova de Cerveira, onde o Castelo mandado construir por D. Dinis defendia a passagem do Rio. Destaque para o Castelo de Cerveira, a Igreja Matriz, a Igreja da Misericórdia e o largo do Pelourinho. Almoço em bolsa de piquenique. Recolha ao final da etapa pelo nosso mini-bus para visitas de carácter pessoal em Valença. Regresso ao INATEL para jantar e alojamento.
 
5º DIA – CERVEIRA | TUI | PORRIÑO | CERVEIRA
Após o pequeno-almoço, partida em mini-bus para o início de uma nova etapa pedestre: Tui-Porriño. Novamente 10 Km e é a nossa primeira etapa em Espanha. Veremos o encanto cidade de Tui, uma das sete capitais do Antigo Reino da Galiza, declarada conjunto histórico artístico em 1967 passaremos pelas ruas, vielas e passadiços do seu nobre centro histórico, um desenho urbano medieval presidido pelo românico e pelo gótico da sua catedral de Santa Maria. Vamos aproximando-nos do templo pelas ruas Bispo Maceira e Baixada ao Arrabalde de Freanxo. O itinerário continua pela Travesía do Hospital, Praça do Concelho e o convento das Clarissas. Destaque para a igreja pré-românica de San Bartolomeu de Rebordáns e o cruzeiro de São Bartolomeu de Rebordans, construído em 1770, situado na praceta que antecede a Igreja de São Bartolomeu. Almoço em bolsa de piquenique. Recolha ao final da etapa pelo nosso mini-bus para visitas de carácter pessoal em Porriño. Regresso ao INATEL para jantar e alojamento.
 
6º DIA - CERVEIRA | REDONDELA | CALDAS DE REIS
Após o pequeno-almoço, check-out e partida em mini-bus para o início de uma nova etapa pedestre: Redondela-Caldas de Reis. Novamente 10 Km. Veremos os viadutos do caminho-de-ferro construídos na década de 1870 a 1880. Também a igreja de Santiago, consagrada pelo arcebispo Gelmírez em 1114. Todos os meses de maio a vila realiza a sua Festa do Choco. Passaremos por pequenos lanços de caminhos que se alternam com caminhos de terra e pistas asfaltadas e o formoso núcleo de Tivo, já às portas de Caldas de Reis. Passarem diante da igreja de Santa María e entramos em Caldas, vila termal, a Aquae Celenis citada no conhecido como “Itinerário de Antonino” — um documento do século III onde se relatam os itinerários do Império Romano, banhada pelos rios Umia e Bermaña. Continuamos pelas ruas de Santa Marta e Ferrería, e atravessamos a ponte sobre o Umia, que leva o peregrino à fonte de águas termais que dão nome à vila desde época romana. Destaque para a ponte medieval de grande encanto, sobre o rio Bermaña e a capela de San Roque. Almoço em bolsa de piquenique.  Recolha ao final da etapa pelo nosso mini-bus para visitas de carácter pessoal em Caldas de Reis .  Check-in no hotel de 4*.  Jantar e alojamento no hotel.
 
7º DIA – CALDAS DE REIS | PADRON | SANTIAGO DE COMPOSTELA | PORTO 
Acordaremos bem cedo. Após o pequeno-almoço, check-out e partida em mini-bus para a última etapa pedestre. Novamente 10 Km: de Padrón a Santiago de Compostela. Com alguns troços cheios de encanto deixamos Caldas de Reis através da ponte medieval do rio Bermaña e seguimos por um caminho que nos leva até à povoação de Cruceiro. Passamos junto à Igreja de Santa Maria de Carracedo e atravessamos uma paisagem particularmente luxuriante, ao longo da vertente do rio Valga seguindo até S. Miguel de Valga, de onde rumamos a Padron, cidade onde segundo a lenda, aportou a barca que transportou o corpo do Apóstolo até à região da Galiza. Destaque para as celebrações religiosas às 12 horas na Catedral de Compostela. Almoço de despedida em restaurante local. Regresso a Portugal.  Hora prevista de término no Porto: 18h30. 
 
Mínimo de 15 participantes.
 
Hotéis previstos: 3* e 4* (ou similares)

Barcelos: Hotel Bagoeira 3* (1 noite) http://www.bagoeira.com/

Ponte de Lima: Hotel In Lima Hotel e Spa 4* (1 noite) https://www.inlimahotel.com/pt/

V. N. Cerveira: INATEL Cerveira Hotel 4* (3 noites): https://hoteis.inatel.pt/pt/Menu/Hoteis-Alojamento/Natureza/Cerveira/Inatel-Cerveira-Hotel.aspx

Caldas dos Reis: Hotel Pousada Real 4* (1 noite): https://www.hotelpousadareal.com/

 

Notas Importantes: 

Os participantes deverão trazer botas de caminhada (calçado apropriado para caminhar de sola grossa, de preferência impermeável), chapéu, pequena mochila para transportar água e pequenos objetos.

Por motivos alheios à Fundação INATEL, o programa poderá sofrer alterações.

 

CUIDADOS ESPECIAIS E NORMAS DE CONDUTA:
• Prepare-se com antecedência (caminhando nos dias anteriores à viagem) e avalie a sua preparação física antes de se propor a efectuar as nossas caminhadas;
• Siga somente pelo trilho sinalizado prestando atenção às marcações e aos obstáculos;
• Não se afaste do trilho;
• Tenha cuidado com os animais selvagens. Não incomode os animais;
• Evite barulhos e atitudes que perturbem a paz do local;
• Observe a fauna à distância de preferência com binóculos;
• Não danifique a flora;
• Não abandone o lixo. Leve-o até um local de recolha: seja um turista responsável;
• Respeite a propriedade privada. Feche as cancelas e portelos;
• Não faça lume
• Não colha amostras de plantas ou rochas;
• Seja afável com os habitantes locais;
• Tire fotografias "lindas de morrer", mas sem morrer por elas;
• recomendamos o uso de protetor solar, chapéu, água, calçado e roupa confortável para caminhadas e nunca calçado do tipo chinelos ou calçado com salto;
• Leve equipamentos de comunicação (telemóvel) e se tiver: mapa, bússola, GPS, lanterna e apito;
• Leve protetor solar, óculos de sol, bastão de caminhadas.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 958 €

O preço inclui:
  • transporte em autocarro;
  • 6 noites de alojamento em hotéis de 3* e 4*;
  • guia de natureza especialista no percurso das 6 etapas a efetuar;
  • visitas conforme mencionado;
  • seguro de viagem;
  • 13 refeições: 7 almoços (5 deles em bolsa piquenique) e 6 jantares;
  • uma bebida às refeições;
  • assistente INATEL.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (10€);
  • quaisquer serviços não mencionados.
 




Inatel