inatel

social



INATEL OUTONO - SANTA MARIA DA FEIRA  
Data: 26 setembro a 01 outubro Partidas: Setúbal | Lisboa | Santarém

Itinerário:
No norte do país, está situada esta região com uma densa vegetação e uma profunda riqueza histórica. A herança de um passado distante vê-se por todo o lado. Na zona mais interior, o solo da região é a pedra: o granito dos templos e das herdades, as montanhas rochosas e a força de um povo que tem mantido as suas danças e cantares (com uma forte influência celta), as suas festas e procissões que combinam a herança pagã com os rituais cristãos de há séculos atrás. Santa Maria da Feira é uma região de ocupação humana bem antiga, encontrando-se na zona imensos vestígios como Castros e estações Luso-Romanas.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | SANTA MARIA DA FEIRA
Em hora a indicar, encontro nos locais de origem, com destino ao Inatel Santa Maria da Feira. Durante o percurso e após entrada de todos os participantes, o assistente Inatel que o acompanhará esta semana, fará a apresentação das características do programa que se encontra à sua espera! Almoço livre em circuito. Chegada à Inatel, distribuição dos quartos. Jantar e alojamento.
 
2º DIA – STA. Mª DA FEIRA | ESPINHO | STA. Mª DA FEIRA
Conheça melhor a região onde escolheu passar as suas férias, sairemos para conhecer esta localidade. No centro de uma região que nos sécs. XI-XII era conhecida como "Terras de Santa Maria" e elo de ligação entre o Norte e Coimbra, esta localidade deve o seu nome a uma feira que na época se realizava nestes terrenos. A cidade tem como ex-libris o seu castelo, construído no séc. XV com um traçado pouco habitual nos castelos portugueses, parecendo ter saído de um conto de Fadas. Iremos conhecer os recantos e saber onde se situam museus, monumentos, artesanato e comércio local. Almoço na Unidade Inatel. De tarde saímos até Espinho, inicialmente uma aldeia de pescadores que aqui viviam em casas de madeira ("palheiros"), transformou-se no séc. XIX numa estância balnear, muito procurada numa época em que os banhos de mar eram aconselhados pelas suas virtudes terapêuticas. Hoje é uma cidade animada, que além do extenso areal possui um Balneário marinho com talassoterapia, o mais antigo Campo de Golfe da Península Ibérica fundado por cidadãos britânicos no final do séc. XIX. Regresso à Inatel, jantar e alojamento.
 
3º DIA – STA. Mª DA FEIRA | OLIVEIRA DE AZEMÉIS | STA. Mª DA FEIRA | GUIMARÃES | STA. Mª DA FEIRA 
Saímos pela manhã para Oliveira de Azeméis, iniciamos a nossa visita no Parque de La-Salette, que representa um dos maiores ícones da identidade coletiva dos habitantes de Oliveira de Azeméis, funcionando como que um cartão-de-visita da cidade. Depois das visitas regresso à Unidade Inatel para almoçar. De tarde seguimos as nossas visitas no Berço da nação: Guimarães. No dia 13 de dezembro de 2001 a UNESCO inscreveu o centro histórico da cidade de Guimarães na lista de Património Mundial, distinção merecida para uma cidade, plena de reminiscências históricas, que soube preservar o seu património e espaços públicos. Associado à formação e identidade de Portugal, o centro histórico de Guimarães, possui um conjunto patrimonial harmonioso e preservado que se mostra em graciosas varandas de ferro, balcões e alpendres de granito, casas senhoriais, arcos que ligam ruas estreitas, lajes do chão alisadas pelo tempo, torres e claustros. Após as visitas, regresso à unidade Inatel para jantar, depois do qual, espera-nos uma animada noite, onde conheceremos um pouco etnografia da região, com um momento musical dedicado ao nosso grupo.
 
4º DIA – STA. Mª DA FEIRA | OVAR | STA. Mª DA FEIRA | PORTO | STA. Mª DA FEIRA
De manhã partimos para Ovar, as ruas do centro histórico possuem um conjunto de casas e prédios fora do comum, revestidos de azulejos coloridos dos séculos XIX e XX, são um verdadeiro museu vivo do azulejo. Sem sombra de dúvidas, a Igreja Matriz de Válega é uma das mais impressionantes igrejas em Portugal! Tanto a fachada como o interior da igreja são revestidos em azulejos de múltiplas cores, um verdadeiro choque aos olhos e uma emoção no coração! Regresso a Santa Maria da Feira para almoço. De tarde partimos à descoberta do Porto, cidade antiga que deu nome a Portugal e ao vinho conhecido nos quatro cantos do mundo: o Vinho do Porto. Com uma situação magnífica junto da foz do Douro e um conjunto arquitetónico de valor excecional, o centro histórico do Porto é Património da Humanidade desde 1996. Para além do seu valor patrimonial, interessa descobrir no Porto a sua forte personalidade citadina e o seu tão singular carácter humano. Regresso a Santa Maria da Feira, jantar e alojamento.
 
5º DIA – STA. Mª DA FEIRA | COSTA NOVA | AVEIRO | STA. Mª DA FEIRA
Acorde quando desejar, respire fundo e aproveite o ar puro para restabelecer forças. A manhã é livre! Caso pretenda fazer algo diferente o nosso assistente Inatel, tudo fará para o ajudar. Almoço na unidade. De tarde saída para a capital de Distrito: Aveiro. Iniciamos pela zona da Costa Nova, aqui em meados do séc. XIX, a praia de banhos começou a ser muito frequentada e onde se reuniam intelectuais e políticos, entre os quais o escritor Eça de Queiroz. Surgiu nessa época a ideia de pintar as tábuas exteriores com cores garridas, que lembram a policromia dos barcos moliceiros que deslizam sobre as águas da Ria, dando à Marginal um aspeto fortemente colorido e extremamente característico. Avançamos para Aveiro e continuamos a descobrir uma paisagem com marca de água. Junto ao mar e à ria, Aveiro é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam barcos moliceiros. Estas embarcações, esguias e coloridas, serviam para recolher algas e sargaço, hoje em dia são usadas em passeios turísticos. Aveiro possui um conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova” que vale a pena apreciar. Regresso à Unidade Inatel. Após o jantar e em jeito de despedida, teremos uma noite animada com a atuação de um grupo local de música popular portuguesa. Divirta-se e aproveite até ao fim, esta fantástica semana!
 
6º DIA – SANTA MARIA DA FEIRA | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, regresso às cidades de origem, acompanhados pelo assistente Inatel. Almoço Livre.  Fim da Viagem
 
 
Mínimo de 29 participantes. 
 
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 399 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento na INATEL Santa Maria da Feira em regime de pensão completa;
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares, com bebidas incluídas;
  • 2 animações etnográficas e/ou musicais;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel