inatel

social



INATEL OUTONO - PIÓDÃO  
Data: 24 a 29 de outubro Partidas: Braga | Porto | Aveiro

Itinerário:
A quase totalidade das casas em xisto, com portas e aros azuis nas janelas, confere uma cor escura e, ao mesmo tempo luminosa, à aldeia que nos recebe com uma lindíssima igreja branca e azul com torres cilíndricas rematadas por cones, logo à chegada. É a igreja matriz, que parece um convite para entrar num conto de fadas! Disposta em socalcos, em redor da encosta íngreme onde se insere, constitui um cenário ímpar cheio de belos lugares para visitar nas proximidades. A população que aqui vive e se instalou a partir do século XV ainda pasta os seus rebanhos, espalha os cereais no local comunitário junto da Eira, sobe a calçada estreita, que recorda os tempos medievais e produz os sabores da terra, nomeadamente o licor de castanha e a aguardente de mel. Tem de os provar e levar para casa!
 
1º DIA (domingo) – CIDADES DE ORIGEM | PIÓDÃO
Em hora a indicar, encontro nos locais de origem, com destino ao Inatel Piódão 4****. Durante o percurso e após entrada de todos os participantes, o assistente Inatel que acompanhará esta semana, fará a apresentação das características do programa que se encontra à sua espera! Chegada à Inatel, distribuição dos quartos. Jantar e alojamento. 
 
2º DIA (segunda-feira) – PIÓDÃO | BENFEITA | CASCATA DA PENA | PIÓDÃO
Conheça melhor a região onde escolheu passar as suas férias.  Iremos de autocarro da Unidade até ao local onde iniciamos um passeio de cerca de 1h30 para reconhecimento pedonal desta característica aldeia. Vamos conhecer as ruas e recantos e saber onde se situam museus, monumentos, artesanato e comércio da localidade onde se encontra a sua unidade hoteleira. Almoço na unidade hoteleira. Em hora a combinar localmente sairemos para uma das 24 aldeias de Xisto, a Benfeita. Situada num verdejante vale da Serra do Açor, é atravessada pela Ribeira da Mata que leva as suas águas até ao Rio Alva.  A toponímia do nome crê-se de origem latina e do século XII, segundo documentos datados de 1196, na Idade Média chamava-se “Bienfecta” que significa “Bem Feita”, nome que está relacionado com a construção da capela de Santa Rita, que tinha oito paredes iguais e a consideraram muito bem feita. No largo da paz da localidade, ergue-se uma torre de Xisto, denominada "Torre da Paz" (antes conhecida como torre Salazar) construída em 1945, a torre tem um relógio e um catavento com vários ícones, um deles é a pomba, símbolo da paz. Em 7 de Maio de 1945 no dia do armistício da II Guerra Mundial, a torre ainda não estava pronta nem tinha relógio, foi à mão que tocaram badaladas para comemorar a data, como foram 1620 os dias da Segunda Grande Guerra, são também 1620 as badaladas que são tocadas todos os anos, no dia 7 de maio um pouco antes das 15h. É em plena Mata da Margaraça, inserida na Área Protegida da Serra do Açor, que se esconde a Fraga da Pena, um local privilegiado de encontro com a natureza. Um cenário idílico onde a água abre caminho por entre a vegetação e a superfície xistosa, e se despenha numa majestosa cascata com mais de 20 metros. Regresso à Unidade Inatel. Jantar e alojamento.
 
3º DIA (terça-feira) – PIÓDÃO | FOZ DA ÉGUA | PIÓDÃO | GÓIS | PIÓDÃO
Sairemos pela manhã em direção à Foz da Égua, uma localidade situada junto ao ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs perto da aldeia de Chãs d'Égua. São caracterizadas pelo seu aspeto rural serrano, com típicas casas de xisto e lousa, rodeadas por uma natureza pitoresca, quase em estado puro, rica em espécies de fauna e flora que aqui encontram o seu habitat natural. Em Foz D’Égua situa-se uma praia fluvial de grande beleza, o ponto de encontro da ribeira de Piódão com a ribeira de Chãs, que correm em direção ao rio Alvoco e cujo percurso é travado por uma represa criando um espelho de água. Regresso à Unidade Inatel Piódão e Almoço. Em hora a combinar localmente saímos para Góis, que é rasgada pelo Vale do Rio Ceira, separando da Beira Serra Interior pelas Serras da Lousã e Açor. Marcado por uma geografia própria, muito acidentada e por uma dimensão essencialmente micro-regional e local, onde perduram as heranças históricas que definem o tipo de ocupação, cujo modo de organização do seu território assume uma forte componente rural. Considerado a Capital do Ceira, o concelho apresenta um imponente enquadramento paisagístico, dominado por altas e majestosas serras, destacando-se a Serra do Penedo, com 1043m de altitude, um imponente afloramento quartzítico do período do Ordovício, vulgarmente designado por Penedos de Góis. Após visitas regresso à unidade Inatel Piódão. Após o jantar, espera-nos uma animada noite, onde conheceremos um pouco a etnografia da região, com um momento musical dedicado ao nosso grupo.
 
4º DIA (quarta-feira) –  PIÓDÃO | OLIVEIRA DO HOSPITAL | AVÔ | PIÓDÃO | ARGANIL | PIÓDÃO
Saída bem cedo para visita ao fantástico Museu do Azeite que surge numa pequena elevação sobre as milenares ruínas romanas de Bobadela (Oliveira do Hospital). À sua frente ergue-se, imponente, a Serra da Estrela, ícone do território beirão. Daqui seguimos para Avô é uma bonita vila, banhada pelo Rio Alva e pela ribeira de Pomares que aqui tem a sua foz, no Pego de Avô, um pitoresco lago com uma ilhota no meio, sendo mesmo a Vila de Avô considerada como uma das mais bonitas Vilas do País. A vila de Avô tem origens bem antigas, tendo anteriormente o topónimo de “Couto de Avao “, porque, não havendo pontes sobre o rio Alva e a ribeira de Moura, só se podia entrar no velho burgo atravessando a “vau” estes cursos de água. Do Miradouro Varandas de Avô tem-se um panorama fantástico, enriquecido pela beleza patrimonial da vila, com o seu casario a fazer lembrar uma pintura artística, e a fantástica natureza envolvente, com o Rio Alva e a Ribeira de Pomares a emoldurá-la. Regresso à Unidade Inatel para Almoço. De tarde saímos para Arganil, que se apresenta como um dos mais excecionais concelhos da região Centro, é digna de realce, a notável arquitetura religiosa dispersa por todo o concelho, nomeadamente o Santuário do Mont’alto edificado no século XVI e que encerra uma vista incomparável e de grande amplitude, abrangendo o vale do rio Alva, os contrafortes da Serra do Açor e os campos estendidos até à estrada da Beira. Regresso a Piódão, jantar e alojamento.
 
5º DIA (quinta-feira) – PIÓDÃO | COJA | PIÓDÃO
Acorde quando desejar, respire fundo e aproveite o ar da serra para restabelecer forças. A manhã é livre, no entanto haverá um serviço de transfere com o nosso autocarro que o levará ao centro de Arganil e regresso. Caso pretenda fazer algo diferente o nosso assistente Inatel, tudo fará para o ajudar. Almoço na unidade. Hoje espera-nos uma tarde diferente em Coja. A Vila de Côja, também chamada “A Princesa do Alva”, talvez por estar situada nas duas margens do Rio Alva na confluência da Ribeira da Mata e pela dualidade que existe entre a água e a Vila. Côja é possuidora de um ancestral património histórico e cultural, teve o seu primeiro foral em 12 de setembro de 1260 atribuído por D. Egas Fafes, bispo de Coimbra, e renovado por D. Manuel I, aquando da reforma dos forais, tendo recebido a vila “nova carta” em 12 de setembro de 1514. Além de um passeio em Coja, espera-nos um workshop de Broa de Batata, para terminar em pleno a semana de visitas. Regresso a Piódão para jantar e em jeito de despedida, teremos uma noite animada com a atuação de um grupo local de música popular portuguesa. Divirta-se e aproveite até ao fim, esta fantástica semana!
 
6º DIA (sexta-feira) – PIÓDÃO | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, regresso às cidades de origem, acompanhados pelo assistente Inatel. Almoço Livre.  Fim da Viagem.
 
 
Mínimo de 29 participantes. 
 
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 399 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento no INATEL Piódão Hotel 4**** em regime de pensão completa;
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares, com bebidas incluídas;
  • 2 animações etnográficas e/ou musicais;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel