inatel

social



INATEL OUTONO - LUSO  
Data: 17 a 22 outubro Partidas: Setúbal | Lisboa | Leiria

Itinerário:
Entre a majestosa floresta do Buçaco e as estâncias termais do Luso e da Curia, encontramos uma região que nos oferece tudo para nos tratarmos bem. Começamos pela beleza das paisagens que tem como expoente a Serra do Buçaco, um sítio mágico, que no século XVI foi protegido por decreto papal e transformado em retiro monástico isolado do resto do mundo. No Luso temos uma pequena vila termal, localizada no sopé da Serra do Buçaco, muito pitoresca e bonita, as Águas do Luso, contém propriedades terapêuticas reconhecidas desde o século XVIII. Venha connosco descobrir ou redescobrir esta encantada região!
 
1º DIA (domingo) – CIDADES DE ORIGEM | LUSO
Em hora a indicar, encontro nos locais de origem, com destino à Unidade Hoteleira Inatel Luso. Durante o percurso e após entrada de todos os participantes, o assistente Inatel que o acompanhará esta semana, fará a apresentação das características do programa que se encontra à sua espera! Chegada à Inatel, distribuição dos quartos. Jantar e alojamento. 
 
2º DIA (segunda-feira) – LUSO | ALDEIA DE MACIEIRA DE ALCÔBA | LUSO
Conheça melhor a região onde escolheu passar as suas férias. Iremos descobrir e desbravar um pouco da Serra do Buçaco Passearemos na povoação do Luso, este pequeno burgo muito característico e acolhedor. As suas excelentes condições e as suas águas puríssimas fazem do Luso uma das mais importantes estâncias termais portuguesas. Vamos conhecer as ruas e recantos e saber onde se situam museus, monumentos, artesanato e comércio da localidade. Almoço na unidade hoteleira Inatel. Em hora a combinar localmente sairemos para a Aldeia de Macieira de Alcôba, uma verdadeira aldeia típica. Sendo um pequeno povoado de característica rurais, o local pode ser apreciado por quem gosta de ambientes idílicos e rústicos. A sua pequena população mantém muitos dos hábitos tradicionais, bem como o modo comunitário de viver, antes típico da região serrana, e que se caracteriza pela partilha de alguns dos meios de produção agrícola, ou o forno comunitário.  Macieira de Alcôba é também uma Aldeia Pedagógica do Milho Antigo, aqui poderemos perceber no centro interpretativo como a cultura do milho moldou a sua cultura e tradições. Regresso à Inatel. Jantar e alojamento.
 
3º DIA (terça-feira) – LUSO | TONDELA | LUSO | COIMBRA | LUSO
Sairemos pela manhã em direção a Tondela, uma cidade calma em montanhas cobertas de pinheiros, junto ao rio Dão. A cidade surgiu rapidamente em 1600 - 1700, quando um grupo de quintas e herdades próximas, sentiram a necessidade de uma administração mais central. Dessa época possui muitas casas barrocas, o centro histórico é uma pequena rede de ruas em paralelepípedos em volta da Camara Municipal. O Museu Terras de Besteiros, está instalado no magnífico Solar de Santa Ana, em pleno coração da cidade de Tondela, este museu assume-se como um ponto de visita obrigatória para todos aqueles que querem saber um pouco mais sobre o passado, o presente e o futuro do território concelhio e dos seus habitantes. Regresso à Unidade Inatel Luso para Almoço. Em hora a combinar saímos para Coimbra, em tempos longínquos o local foi ocupado pelos Celtas mas foi a romanização que transformou esta região culturalmente. Em 1064 é conquistada pelo cristão Fernando Magno e governada pelo moçárabe Sesnando. A cidade mais importante ao Sul do Rio Douro, é durante algum tempo residência do Conde D. Henrique e D. Teresa, pais do primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Datam desse tempo, em que Coimbra foi capital do reino, alguns dos monumentos mais importantes da cidade: a Sé Velha e Igreja de Santa Cruz, em representação da autoridade religiosa e das várias ordens que aqui se estabeleceram. Durante o Renascimento, Coimbra transformou-se num lugar de conhecimento, quando D. João III (1521-57) decidiu mudar definitivamente a Universidade para a cidade, no séc. XVII os jesuítas chegaram à cidade, marcando a sua presença com a construção da Sé Nova. No início do séc. XIX as Invasões Francesas e as guerras liberais portuguesas iniciarão um período conturbado, sem grandes desenvolvimentos para a cidade. Desde então foram os estudantes que a recuperaram e transformaram na cidade universitária por excelência em Portugal. Após as visitas, regresso à unidade Inatel para jantar, depois do qual, espera-nos uma animada noite, onde conheceremos um pouco etnografia da região, com um momento musical dedicado ao nosso grupo.
 
4º DIA (quarta-feira) – LUSO | CANTANHEDE | LUSO | VISEU | LUSO
Pela manhã, saída para Cantanhede que surpreende pela sua atmosfera urbana verdadeiramente estimulante. O vale está historicamente associado à extração da matéria-prima que deu origem ao mais relevante património do concelho, nomeadamente edifícios de interesse arquitetónico e igrejas que conservam estatuária religiosa e ornamentos de cantaria de elevado valor artístico. O Museu da Pedra celebra esse universo que deu a Cantanhede grande projeção no período áureo da escultura renascentista do país, ao qual estão ligados vários nomes incontornáveis da história da arte portuguesa. Daqui voltamos para ao Bussaco, para se as condições permitirem visitar o Museu Militar do Buçaco que foi fundado a 27 de setembro de 1910, por altura do 1º Centenário da Batalha do Buçaco, em homenagem à vitória do Exército Anglo-Luso.  Almoço na Unidade Inatel. Depois do qual saímos para Viseu, situada entre os 400 e os 700 m de altitude, incita-nos a observar gratuitamente a arte urbana. Rodeada por várias serras e rios, a sua localização central entre outros aspetos já a indicaram como das melhores cidades para se viver em Portugal. Coroa o planalto a imponente Sé, mas no tempo da ocupação de Roma a população distribuía-se pela sua parte mais baixa, onde se situa a Cava de Viriato e o Parque do Fontelo. Em 1058 Fernando Magno de Leão reconquistou a cidade definitivamente para a Cruz. D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques deu-lhe o primeiro foral em 1123, que seu filho confirmaria em 1187, já como primeiro rei de Portugal. Novos muros de defesa foram construídos por D. João I (r.1383-1433), só concluídos em 1472 por seu neto D. Afonso V. Desta cerca "afonsina" de Quatrocentos restam alguns fragmentos integrados na malha urbana e duas portas, a do Soar e a dos Cavaleiros. O encanto de Viseu reflete-se na atmosfera medieval das suas ruas, nos palácios que foram da nobreza e dos senhores da Igreja, engrandecidos pela nobre pedra de granito, nas praças e jardins arborizados, no património de muitas épocas, testemunho da sua vitalidade. Em hora a combinar regresso ao Luso para jantar e alojamento.
 
5º DIA (quinta-feira) – LUSO | ÁGUEDA | LUSO
Acorde quando desejar, respire fundo e aproveite o ar puro para restabelecer forças. A manhã é livre, no entanto haverá um serviço de transfere com o nosso autocarro que o levará ao centro de Coimbra e regresso. Caso pretenda fazer algo diferente o nosso assistente Inatel, tudo fará para o ajudar. Almoço na unidade. De tarde partimos para Águeda. Inovadora e multicultural, abrange propostas para todas as idades. Águeda é um concelho de tradições, folclore, arte e com um vasto património arquitetónico, passando também pelo espólio ferroviário que caracteriza a nossa região, dispõe de vários espaços museológicos dedicados às mais diversas temáticas e vivências que retratam as tradições de outrora, cultura, saberes e património. Algum tempo livre e em hora a combinar regresso ao Luso para jantar.Após o jantar e em jeito de despedida, teremos uma noite animada com a atuação de um grupo local de música popular portuguesa. Divirta-se e aproveite até ao fim, esta fantástica semana!
 
6º DIA (sexta-feira) – LUSO | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, regresso às cidades de origem, acompanhados pelo assistente Inatel. Almoço Livre.  Fim da Viagem.
 
 
Mínimo de 29 participantes. 
 
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 399 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento na INATEL Luso em regime de pensão completa;
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares, com bebidas incluídas;
  • 2 animações etnográficas e/ou musicais;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel