inatel

social



A FUNDAÇÃO DE PORTUGAL  
Data de partida:
22 janeiro
12 fevereiro
12 março
Partidas: Porto | Transporte Próprio

Itinerário:

 VIAGEM EXCLUSIVA EM PRIVADO

Esta será uma viagem feita em exclusivo para si e com quem escolhe para viajar consigo, sugerimos que venha de qualquer zona do país até à estação de Campanhã no Porto e a partir daqui estará o transporte personalizado com motorista de turismo, que não só conduzirá de forma segura e perspicaz, como também lhe dará os pormenores turístico-culturais mais relevantes, garantindo assim que a sua viagem seja autêntica e inesquecível.
 
Junte-se a nós e venha conhecer, junto com um guia conhecedor da história de Portugal, alguns dos locais que foram campo de batalha e que deram início ao país que hoje conhecemos. Exploraremos e o local onde uma nação começou, vamos descobrir como cresceu e se tornou a grande nação que alguns séculos mais tarde se projetou no estrangeiro e foi determinante na cultura, no património, na arquitetura e na sociedade de muitas outras nações.
 
Junte a família e os amigos, e parta à descoberta da A Fundação Portugal, em conjunto com um historiador de uma forma que nunca pensou ser possível, numa viagem Exclusiva, feita em privado só para Si.
 
 
1º DIA – PORTO | SÃO TORCATO | GUIMARÃES 
Ponto de encontro na estação de São Bento. Começamos a nossa visita com um espaço que claramente é parte da nossa história e que nos leva numa viagem a alguns dos acontecimentos mais importantes da história de Portugal retratados nos inúmeros azulejos existentes neste espaço. Depois continuamos até a Sé do Porto, onde iremos perceber, talvez pela primeira vez, de onde surgiu o nome Portugal. A viagem continua até terras de Guimarães, onde iremos ao local do inicio da Batalha de São Mamede e onde será possível abraçar todo o espírito da batalha que determina o destino do futuro reino português. Uma batalha muito importante entre as tropas dos barões Portucalenses contra as tropas do conde galego que tentava tomar o condado Portucalense. D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, conquistou a soberania do Condado Portucalense e iniciou o processo político de independência de Portugal, derrotando os espanhóis e consequentemente a sua mãe D. Teresa, de origem espanhola. Assim, esta batalha marca esse dia como o primeiro dia de Portugal e também a emergência do maior herói da história de Portugal (D. Afonso Henriques). Seguido de uma visita ao exterior da Igreja Mosteiro de São Torcato, uma construção de raiz visigótica que sofreu alterações no séc. XII e foi posteriormente ampliada durante o séc. XIX, ainda subsistindo alguns elementos da antiga construção românica.
Almoço livre em São Torcato.  Depois do almoço, viajamos para Guimarães. Vai ficar encantado com a visita ao magnífico castelo e à Igreja de S. Miguel do Castelo, profundamente ligada aos acontecimentos fundadores do país, às maravilhosas ruas e praças do centro da cidade que, no seu conjunto, farão compreender porque é que esta maravilhosa cidade é nomeada como "berço da nacionalidade portuguesa" ou "a cidade berço". Após a visita guiada, explore livremente o local onde uma nação começou, descubra como cresceu e se tornou a grande nação que alguns séculos mais tarde se projetou no estrangeiro e foi determinante na cultura, no património, na arquitetura e na sociedade de muitas outras nações. Alojamento no Hotel do Toural 4* ou similar.
 
2º DIA – GUIMARÃES | PÓVOA DO LANHOSO | ARCOS DE VALDEVEZ | PORTO
Após o pequeno-almoço, saída de Guimarães para visitar um outro local, marcadamente importante para a fundação da nacionalidade – Póvoa de Lanhoso. Aqui iremos visitar o Castelo de Lanhoso, que foi um baluarte da Reconquista Cristã. Nele se refugiou D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, dos exércitos de sua irmã D. Urraca que acaba por o cercar, mas, perante a impossibilidade de o tomar, chega a um entendimento, assinando o Tratado de Lanhoso, acontecimento de grande importância para a fundação de Portugal.
Almoço livre em Arcos de Valdevez. Após o almoço, continuamos o nosso percurso e vimos aqui para descobrirmos um pouco sobre o torneio de Arcos de Valdevez, também conhecido como Recontro de Valdevez, Bafordo de Valdevez ou então Veiga da matança e como foi um decisivo episódio da História de Portugal ligado à fundação da nacionalidade. Já a caminho do Porto, iremos fazer uma pequena paragem numa das muitas quintas de vinho verde existentes na região e onde o levaremos a fazer uma prova deste vinho tão nosso.
Regresso ao Porto ao final da tarde.
 
Mínimo 4 participantes.
 
Datas de partida agendadas:
23 outubro
22 janeiro 
12 fevereiro
12 março 
(outras datas por favor consulte-nos)

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 296 €

O preço inclui:
  • serviço de Transporte com motorista de turismo, serviço personalizado, com início e final Porto;
  • 1 noite alojamento numa quinta com hotel de 4* no centro de Guimarães em regime de pequeno-almoço;
  • visitas: Estação de São Bento, passeio a pé até a Sé do Porto; Guimarães: Igreja Mosteiro de São Torcato; visita ao espaço da Batalha de São Mamede; visita ao Castelo de Guimarães; visita a Igreja São Miguel do Castelo; passeio a pé a Guimarães; Póvoa de Lanhoso: visita ao castelo; Arcos de Valdevez: visita à cidade dando particular ênfase à estatuária e demais símbolos relacionado com o Reencontro de Valdevez; Quinta de vinho verde com prova;
  • assistência telefónica Inatel 24 horas;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • assistente acompanhante Inatel;
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel