inatel

social



DESCOBRIR A LITERATURA DO NORTE E DOURO  
Data: Saídas diárias Partida: Porto

Itinerário:

 VIAGEM EXCLUSIVA EM PRIVADO

 
Esta será uma viagem feita em exclusivo para si e com quem escolhe para viajar consigo, sugerimos que venha de qualquer zona do país até à estação de Campanhã no Porto e a partir daqui estará o transporte personalizado com motorista de turismo, que não só conduzirá de forma segura e perspicaz, como também lhe dará os pormenores turístico-culturais mais relevantes, garantindo assim que a sua viagem seja autêntica e inesquecível.
 
Descobriremos a casa onde Camilo viveu grande parte da sua vida, com o seu grande amor (Ana Plácido), e perceberemos a exuberância do seu carácter e a riqueza da sua literatura. Vamos entrar na Casa Museu de Teixeira de Pascoaes e descobrir a beleza da sua poesia bem como este espaço foi local de encontro de muitos vultos da literatura. Vamos perceber o Douro nas palavras de Miguel Torga e visitar a Casa de Tormes onde Eça de Queiroz viveu uma importante parte da sua vida, sobretudo quando se queria refugiar do bulício das cidades. Uma experiência única de deixar que as próprias palavras dos escritores digam o Norte e o Douro.
 
Junte a família e os amigos, e parta à descoberta dos grandes escitores portugueses do Norte e Douro, numa viagem Exclusiva, feita em privado só para Si.
 
1º DIA – CAMILO CASTELO BRANCO | TEIXEIRA DE PASCOAES
Poderá partir de qualquer ponto do país, sugerimos que venha de comboio, o ponto de encontro com o seu guia, será na Estação de Campanhã. Saída em direção à Casa Museu Camilo, onde será acolhido por um guia desta casa habitada pelo escritor e onde escreveu grande parte da sua obra, na qual se refletem os traços mais marcantes e genuínos do Portugal oitocentista e da alma portuguesa de todos os tempos. Entre e deixe-se levar pelas palavras do autor e pelos espaços da sua vivência ao encontro do mundo de Camilo (e de toda uma época). Um convite à leitura da sua bela e mordaz obra, manifestação de esperança na perenidade da cultura e da língua portuguesa de que a sua obra constitui afirmação tão singular. Perceberá ainda como Camilo influenciou tantos autores que lhe foram posteriores (como José Saramago). Haverá tempo ainda para visitar a Fundação Camilo Castelo Branco e conhecer o trabalho que esta instituição tem realizado para manter viva a sua obra.
Almoço num restaurante típico da Amarante.
Após o almoço, deslumbrar-se-á com a Casa Museu do poeta Teixeira de Pascoaes. Um solar do século XVII, com uma pequena parte do século XVI, que pertenceu ao avô paterno do poeta, médico da casa real e onde o poeta viveu toda a sua vida. Será acolhido e guiado pela atual proprietária que irá dar-lhe a conhecer alguns dos recantos da casa, a sua mobília da época e muitas histórias e pormenores que irão fazê-lo entrar na vida do autor e na vivência deste espaço de particular beleza.
Alojamento no Hotel Quinta do Paço 4* em Vila Real ou similar.
 
2º DIA – MIGUEL TORGA | EÇA DE QUEIROZ
 Após o pequeno-almoço entraremos na poesia e nos contos que descrevem o mundo rural português nas palavras de Miguel Torga. Vamos visitar o Espaço Miguel Torga. Um projeto arquitetónico da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura, cujo principal objetivo é a divulgação da obra poética e literária do grande escritor transmontano. Nesta visita guiada, irá deslumbrar-se pelas múltiplas facetas da literatura de Miguel Torga, bem documentadas nos vários painéis expostos. No final, dê-se tempo para ver um pequeno filme que conta a história do escritor e a sua ligação à terra natal, ao "reino maravilhoso" de Trás-os-Montes. No trajeto, em direção ao Douro, iremos desafiá-lo a conhecer a forma pungente como este autor descreveu o vale de Douro, em que num dos seus mais conhecidos poemas descreveu como “um excesso de natureza”. Na Régua, faremos uma visita ao Museu do Douro, onde poderemos ficar a conhecer um pouco mais sobre a história do Vinho do Porto e a sua importância para a economia local e do país – aqui será feita uma ligação entre o Douro e a literatura, evidenciando os autores que mais discorreram sobre esta região.
Almoço livre na Régua.
Já a caminho do Porto, deixe-se envolver pela beleza rural da Casa de Tormes - onde está instalado a Fundação de Eça de Queirós. Este espaço, para além de constituir o cenário real/ficcional de “A Cidade e as Serras”, o último romance de Eça de Queiroz, possui hoje um valioso espólio de mobiliário e objetos pessoais que pertenceram ao escritor. Entraremos no universo queirosiano, ao longo da visita guiada ao interior deste belo espaço. Vamos conhecer as múltiplas dimensões da sua vida e obra, bem como, a época que viveu. Perceberemos porque ainda hoje é considerado um dos maiores escritores da língua portuguesa.
Ao final da tarde regresso ao Porto e à estação de Campanhã, para que possa regressar a casa.
 
 
Mínimo 4 participantes.
 
 
Possibilidade de saídas Diárias.
 
 

 

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 360 €

O preço inclui:
  • serviço de Transporte com motorista de turismo, serviço personalizado, com início e final na Estação de Campanhã;
  • 1 noite alojamento numa quinta com hotel de 4* em Vila Real em regime de pequeno-almoço;
  • Visitas guiadas: Casa Museu Camilo, Casa Museu de Teixeira de Pascoaes, com prova de doces regionais; Espaço Miguel Torga; Casa de Tormes – Fundação Eça de Queirós;
  • Refeições: 1 almoço em Amarante;
  • assistência telefónica Inatel 24 horas;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel