inatel

social



PORTUGAL JUDAICO  
Data: Saídas diárias (exceto segunda-feira) Partida: Aveiro | Braga | Viana do Castelo | Porto

Itinerário:

 VIAGEM EXCLUSIVA EM PRIVADO

Esta será uma viagem feita em exclusivo para si e com quem escolhe para viajar consigo. Acompanhada por um motorista de turismo privado, que não só conduzirá de forma segura e perspicaz, como também lhe dará os pormenores turístico-culturais mais relevantes, verificando se todos os detalhes estão tratados, garantindo assim que a sua viagem seja autêntica e inesquecível.
 
Embora se conheçam referências anteriores, foi entre os séculos V e XV que a comunidade judaica sefardita, ou judeus da Península Ibérica, se estabeleceu no território que é hoje Portugal, contribuindo das mais diversas formas para a cultura portuguesa. Protegidos pelos monarcas, muitos dos seus membros, entre os quais se encontravam filósofos, humanistas, cientistas e mercadores, mas também profissões mais comuns como sapateiros, alfaiates ou tecelões, participaram ativamente em vários momentos importantes da História portuguesa. No entanto em 1496, o Édito de Expulsão dos Judeus em Portugal obrigou-os à conversão ao catolicismo tornando-os cristãos-novos. Muitos saíram do país, mas muitos outros ficaram e mantiveram a sua fé de forma secreta, dando origem aos chamados marranos ou cripto-judeus. As marcas e inscrições simbólicas desses tempos podem ainda ver-se esculpidas nas casas das antigas judiarias, cujos vestígios se preservam nalgumas localidades como Trancoso, Belmonte ou Guarda.
 
Junte os seus amigos e/ou familiares, e parta à descoberta da Herança Judaica em Portugal, numa viagem Exclusiva, feita em privado só para Si.
 
1º DIA – LOCAIS DE ORIGEM | BELMONTE | GUARDA
Encontro pela manhã com o motorista de turismo que o acompanhará toda a viagem e saída em direção a Belmonte local onde se fixou uma importante comunidade judaica, sobretudo no séc. XV, quando aqui se refugiaram judeus fugidos das perseguições movidas por Castela. Passeio a pé pela povoação histórica e visita aos principais museus: Museu dos Descobrimentos e Museu Judaico de Belmonte, que representa a história e vivência dos cripto-judeus, na região, bem como a história da comunidade judaica em Portugal e a sua importância ao longo dos séculos. Almoço incluído. Saída em direção à Guarda, e visita ao centro histórico dentro das muralhas da cidade, onde ainda hoje encontramos vestígios do antigo bairro judeu, perto da Porta D’el Rei. A comunidade judaica da Guarda foi durante séculos uma das mais importantes comunidades judaicas do país. Instalação no Hotel de 4* (ou similar). Resto do dia livre.
 
2º Dia – GUARDA | SABUGAL | TRANCOSO | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço, saída para o Sabugal, cidade fronteiriça com presença judaica desde o séc. XIII, onde ainda se encontram diversas marcas judaico/religiosas no centro histórico intramuralhas, muito próximo do castelo. Visita à Casa da Memória Judaica, que relata a presença judaica no concelho sabugalense (aos fins de semana e feriados, apenas visita exterior). Continuação para Trancoso, cidade também marcada pela presença judaica, para almoço. Passagem pela judiaria e visita ao Centro de Interpretação Judaico “Isaac Cardoso” e a Sinagoga “Beit Mayim Hayim” (sujeito a reconfirmação), inseridos num quarteirão de malha urbana tradicional dentro de muralhas, na área onde se pensa ter sido a Judiaria de Trancoso. Destaque para um dos mais emblemáticos edifícios da cidade, a Casa do Gato Negro, que tem inseridas na fachada as Portas de Jerusalém e o Leão de Judá, entre outras esculturas. Regresso ao local de origem.
 
 
Mínimo de 4 pessoas.

 

Possibilidade de saídas Diárias (exceto segunda-feira)

Um motorista de turismo é o profissional que acompanha turistas em veículos ligeiros com a lotação máxima de nove passageiros, conduzindo o respectivo veículo e prestando informações de carácter histórico, cultural e geral.



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 315 €

O preço inclui:
  • viagem em veiculo ligeiro privado ou mini Van (Volvo, Mercedes Vito | Ford Transit ou similar);
  • acompanhamento por Motorista de Turismo, durante todos o circuito;
  • 1 noite de alojamento em hotel de 4* (ou similar) em regime de alojamento e pequeno-almoço;
  • 2 almoços com 1 bebida cada;
  • entradas: Museu Judaico de Belmonte; Museu dos Descobrimentos; Sé Catedral da Guarda; Casa da Memória Judaica; Entrada No Centro de Interpretação Judaico “Isaac Cardoso”; documentação de viagem;
  • assistência telefónica Inatel 24 horas;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel