inatel

social



INATEL OUTONO - ALBUFEIRA PRAIA  
Data: 14 a 19 novembro Partidas: Viseu | Covilhã | Castelo Branco | Portalegre

Itinerário:
O Algarve com o seu maravilhoso clima, um sol sempre radioso e um mar cintilante, bem como uma costa constituída por praias que são pequenos paraísos e um interior requintado e histórico, fazem que esta seja uma região das mais procuradas da Europa. Quase a dividir o barlavento do sotavento algarvio, vamos encontrar Albufeira, que possui uma faixa de litoral de excelentes praias de qualidade ambiental comprovada, bem como forte gastronomia e tradição. Foi um importante centro piscatório e portuário, desde o Neolítico à Idade do Bronze. Os Romanos, batizaram-na de Baltum e, mais tarde, os muçulmanos, que lhe deram o nome de Albuhera, ou “castelo do mar” e que deu origem ao atual topónimo da cidade. Após 500 anos de domínio islâmico, foi tomada por D. Afonso III em 1249. 
 
1º DIA (domingo) – CIDADES DE ORIGEM | ALBUFEIRA
Em hora a indicar, encontro nos locais de origem, com destino à Inatel Albufeira Praia Hotel 3*. Durante o percurso e após entrada de todos os participantes, o assistente Inatel que o acompanhará esta semana, fará a apresentação das características do programa que se encontra à sua espera! Chegada à Inatel, distribuição dos quartos. Jantar e alojamento. 
 
2º DIA (segunda-feira) – ALBUFEIRA | SAGRES | ALBUFEIRA
Conheça melhor a região onde escolheu passar as suas férias.  Sairemos da Unidade para um passeio de cerca de 1h30 para reconhecimento pedonal de Albufeira. Iremos conhecer as ruas e recantos e saber onde se situam museus, monumentos, artesanato e comércio da localidade onde se encontra a sua unidade hoteleira. Almoço na unidade Inatel, após o qual sairemos em direção a Sagres.  No promontório Sacrum, os marinheiros faziam promessas, antes de embarcarem mar adentro. Sagres foi local de culto desde o Neolítico e é, ainda hoje, zona de cruzamento de rotas entre o mar Mediterrâneo e o oceano Atlântico. Depois desta passagem, seguimos para Vila do Bispo, que antes de ser vila, não era uma povoação, mas uma casa. Entre o Cabo de São Vicente e a Fortaleza de Sagres. Daqui, seguimos para a Fortaleza do Cabo de São Vicente, erigida no século XVI para proteger a costa dos frequentes ataques de piratas mouros. Surgiu no local onde se encontrava um convento medieval, que segundo a lenda teria acolhido os restos mortais de São Vicente. Regresso à Inatel. Jantar e alojamento.
 
3º DIA (terça-feira) – ALBUFEIRA | ALTE | ALBUFEIRA | SÃO BRÁS DE ALPORTEL | ALBUFEIRA
Numa região turística como o Algarve, em que a grande atração turística é a praia e logo as cidades costeiras, é surpreendente encontrar aqui uma das aldeias mais típicas de Portugal. Alte é uma aldeia situada no sopé da Serra do Caldeirão, trata-se de uma povoação típica algarvia com um centro histórico bem conservado, recheado de edifícios residenciais com ruas e escadarias estreitas, pavimentadas com calçada portuguesa. Alte ainda conserva um tecido urbano antigo que se caracteriza pelas cores e dimensões homogéneas. As casas de habitação estão caiadas de branco com as portas e janelas emolduradas enquanto a cor dos embasamentos, alterna entre o azul, amarelo e o vermelho. As vistosas chaminés rendilhadas, os beirados e os candeeiros de rua integram os elementos arquitetónicos mais requintados do aglomerado. As fachadas estão decoradas de vasos com flores e pinturas, com imagens alusivas à cultura local. Regresso à Unidade Inatel Albufeira e almoço. Em hora a combinar localmente, saímos para São Brás de Alportel, para visita ao Museu do Trajo. Um espaço museológico que constitui um ponto de passagem obrigatório para o conhecimento da história e etnografia da região algarvia. Fundado em 1986, está inserido num edifício apalaçado, do séc. XIX, onde são constantes as decorações de estilo tardo romântico. Inicialmente propriedade do industrial corticeiro Miguel Andrade, é testemunho da expansão económica que São Brás de Alportel conheceu na época, quando se assumiu como um dos mais importantes centros corticeiros do país. Após a visita ao Museu, passeio pelo centro histórico, um ponto privilegiado para partir à descoberta de São Brás de Alportel é o adro da Igreja Matriz que nos oferece uma bela panorâmica, desde o barrocal até ao mar, e no seu entorno pode encontrar algumas das mais valiosas joias do património concelhio. Regresso à unidade Inatel. Após o jantar, espera-nos uma animada noite, onde conheceremos um pouco a etnografia da região, com um momento musical dedicado ao nosso grupo.
 
4º DIA (quarta-feira) – ALBUFEIRA | FARO | ALBUFEIRA | SILVES | ALBUFEIRA 
Em hora a combinar localmente, sairemos para a capital algarvia: Faro. Frequentemente subvalorizado, considerado apenas como um ponto de entrada ou saída para o sul de Portugal, por via aérea, mas isto permitiu-lhe reter o seu ambiente pacifico e charme tradicional, ainda mais vincado no interior das muralhas da Antiga Cidade.  O Arco da Vila dá acesso à parte velha da cidade, conhecida como “vila adentro”. No seu interior encontra-se a Porta árabe do século XI, o arco em ferradura mais antigo do país, que era a entrada nas muralhas para quem chegava por mar. Daqui parte um emaranhado de ruas, algumas das quais iremos descobrir. Regresso à Unidade Inatel para almoço. Tarde de passeio pelo centro histórico de Silves, que foi em séculos passados, capital do Algarve, mas perdeu esse estatuto, em parte, devido ao assoreamento do rio Arade, que diminuiu a sua importância económica. Iniciamos Silves com a visita ao Centro de Interpretação do Património Islâmico de Silves. Em hora a combinar, regresso a Albufeira para jantar e alojamento.
 
5º DIA (quinta-feira) – ALBUFEIRA | LAGOS | ALBUFEIRA
Acorde quando desejar, respire fundo e aproveite o ar da praia para restabelecer forças. A manhã é livre. Sugerimos que aproveite a praia ou opcionalmente visite o Museu Municipal de Arqueologia. Almoço na unidade.
De tarde saímos para Lagos, aqui tudo parece convidar à praia e aos prazeres simples. Mas também há uma história de navegadores e piratas, resultado de uma cumplicidade com o mar que persiste nas traineiras coloridas que trazem o peixe para a lota, ou na Marina onde balouçam iates de todo o Mundo. Em hora a combinar regresso a Albufeira para jantar. Após o jantar e em jeito de despedida, teremos uma noite animada com a atuação de um grupo local de música popular portuguesa. Divirta-se e aproveite até ao fim, esta fantástica semana!
 
6º DIA (sexta-feira) – ALBUFEIRA | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, regresso às cidades de origem, acompanhados pelo assistente Inatel. Almoço Livre.  Fim da Viagem.
 
 
Mínimo de 29 participantes. 
 
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 399 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento na  INATEL Albufeira Praia Hotel *** em regime de pensão completa;
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares com bebidas incluídas;
  • 2 animações etnográficas e/ou musicais;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel