inatel

social



INATEL PRIMAVERA - CERVEIRA  
Data: 28 março a 02 de abril Partidas de: Setúbal | Lisboa | Leiria

Itinerário:
Faça uma viagem revigorante por Terras Minhotas. Olhos presos na paisagem, ora pastoril, ora magnificente, dominando horizontes de história. No séc. XIII, o rei D. Dinis concedeu aos habitantes da região privilégios especiais, estabelecendo que nenhum nobre aí pudesse permanecer, sem ser na presença do próprio rei, "mais do que o tempo de arrefecer o pão na ponta de uma lança". Hoje, a arqueologia e a arte, as serras verdes sulcadas por águas límpidas, uma rica e variada gastronomia brindada com o vinho verde da região são privilégios que podemos usufruir junto de uma população harmoniosamente integrada no seu meio ambiente. Para viver intensamente esta experiência única, Vila Nova de Cerveira vai-nos acolher, foi fundada no séc. XIV por D. Dinis, sob a condição de se juntarem cem moradores para a constituir, a vila tomou o nome de Cerveira devido à colónia de cervos que existiam na região. Situada junto à fronteira com Espanha e à beira do rio Minho, Vila Nova de Cerveira conserva numerosos monumentos, que testemunham um passado rico.
 
1º DIA (domingo) – CIDADES DE ORIGEM | VILA NOVA DE CERVEIRA
Em hora a indicar, encontro nos locais de origem, com destino ao Inatel Cerveira 4*. Durante o percurso e após entrada de todos os participantes, o assistente Inatel que acompanhará esta semana, fará a apresentação das características do programa que se encontra à sua espera! Almoço livre em circuito. Chegada à Inatel, distribuição dos quartos. Jantar e alojamento. 
 
2º DIA (segunda-feira) – CERVEIRA | VALENÇA | CERVEIRA
Conheça melhor a região onde escolheu passar as suas férias. Iremos de autocarro até ao Miradouro do Cervo, que está implantado sobre as ruínas arqueológicas da primeira fortificação das Terras de Cerveira, um castelo roqueiro erigido nos inícios da idade média, aproveitando a localização geoestratégica do Monte da Senhora da Encarnação, para controlar toda a entrada do vale do Minho. Daqui seguimos para a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, que conta com mais de quatro décadas de existência. Continuamos a conhecer esta lindíssima Vila Minhota, como vila fronteiriça que é, desenvolveu-se em volta das muralhas que a protegiam dos ataques Espanhóis, situada numa região de grande beleza natural.  Vamos conhecer as ruas e recantos e saber onde se situam museus, monumentos, artesanato e comércio da localidade onde se encontra a sua unidade hoteleira. Almoço. De tarde saímos para Valença do Minho, está rodeada de muralhas e conserva as características de cidade fortificada nos sécs. XVII-XVIII ao estilo do arquiteto militar francês Vauban. Conhecer a Fortaleza de Valença, é percorrer as memórias de 2000 anos das páginas mais marcantes das aventuras históricas de Portugal e Espanha. O casario, as construções militares, as igrejas, as vistas para o rio Minho, a antiga ponte metálica e Tui medieval completam-se num quadro singular. Valença, bastião militar da defesa da independência de Portugal é, hoje, um espaço aberto ao mundo e símbolo das relações entre Portugal e Espanha. Regresso à Inatel. Jantar e alojamento.
 
3º DIA (terça-feira) – CERVEIRA | PAREDES DE COURA | CERVEIRA | PONTE DE LIMA | PONTE DA BARCA | CERVEIRA
Sairemos pela manhã em direção a Paredes de Coura. Visitar Paredes de Coura significa ser bem-recebido, ser cumprimentado por todos como se de um conterrâneo se tratasse. A cidade fortificada com as duas fortalezas do séc. XVII que se apresentam no seu estado original, perfeitamente integradas na colina, rodeadas de fossos, têm forma de polígono irregular e estão defendidas por seis bastiões de duplo ressalto e atalaias precedidas por obras avançadas. Regresso à Unidade Inatel Cerveira 4* e Almoço. Saímos até Ponte de Lima, a ponte romana que atravessa o Rio Lima neste local deu origem ao nome desta antiga vila. No centro de uma região agrícola rica, onde é produzido o famoso Vinho Verde, o seu património integra um grande número de solares e casas apalaçadas, muitas das quais oferecem atualmente alojamento na modalidade de Turismo de Habitação. Ponte de Lima é um dos quatro municípios que integram o Vale do Lima. Nesta região, percorrer a Rota dos Gigantes é uma forma de conhecer os locais onde nasceram quatro grandes figuras históricas que levaram Portugal aos quatro cantos do mundo. Daqui seguimos para Ponte da Barca, terra natal de Fernão de Magalhães, o Navegador, que comandou a primeira viagem de circum-navegação, provando que a Terra é redonda. Situada numa região verdejante, pensa-se que Ponte da Barca foi buscar o seu nome à barca que fazia a ligação entre as duas margens, antes da ponte ser construída no séc. XV.  Após as visitas regresso à unidade Inatel. Após o jantar, espera-nos uma animada noite, onde conheceremos um pouco da etnografia da região, com um momento musical dedicado ao nosso grupo.
 
4º DIA (quarta-feira) – CERVEIRA | PALÁCIO DA BREJOEIRA | CERVEIRA | CAMINHA | CERVEIRA
Manhã dedicada ao Palácio da Brejoeira. Este edifício de estilo Neoclássico, ainda com influência barroca, foi mandado construir no início do século XIX. Brejo significa matagal ou terras pantanosas, acredita-se que parte da propriedade fosse formada por terras alagadiças e o povo que tendia em facilitar os nomes das coisas acabou por chamar de Brejoeira. A Quinta é composta por 30 hectares, sendo que 18 são de vinha de casta Alvarinho, 8 de bosque e os restantes 4 incluem edifícios e jardins. O Palácio da Brejoeira é um edifício em forma de L, composto por três torreões e dois vastos vãos que demonstram a harmonia da arquitetura típica do início do século XIX. Em redor do Palácio desenham-se os jardins estilo Inglês, com lagos, frondosas cameleiras e estátuas de figuras mitológicas. Regresso à Unidade Inatel para Almoço.  Tarde de passeio pelo centro histórico de Caminha, abraçada pelo Mar, pelos Rios e pela Serra, Caminha enlaça-nos num autêntico "Mosaico de Paisagens", com uma vegetação exuberante, águas cristalinas e pacíficas dos rios Minho, Coura e Âncora, de encostas verdejantes que abraçam várias freguesias e a harmoniosa Serra d´Arga com 700 metros de altitude. Na vila destacam-se o que resta do Castelo e muralhas defensivas, a bonita Igreja Matriz do século XV, a da Misericórdia do século XVI, o curioso conjunto de casas manuelinas e renascentistas na pitoresca Rua Direita, conhecidas pelas “oito casas”, e aquele que é um símbolo da cidade (a par da idílica foz): a Torre do Relógio, a única existente das três portas de entrada na vila do Castelo, que constituía o principal acesso da vila. Em hora a combinar regresso a Cerveira para jantar e alojamento.
 
5º DIA (quinta-feira) – CERVEIRA | VIANA DO CASTELO | CERVEIRA
Acorde quando desejar, respire fundo e aproveite o ar fresco e puro para restabelecer forças. A manhã é livre, no entanto sugerimos que explore um pouco mais de Vila Nova de Cerveira, o assistente Inatel, dará as orientações necessárias para o que pretende explorar, mas sugerimos desde já a frescura retemperadora do Parque do Castelinho. Almoço na unidade, depois do qual nos espera uma tarde de maravilhosas paisagens em Viana do Castelo. O mar foi sempre a sua razão de ser: chegou a ter 70 navios mercadores e, na época dos Descobrimentos, dos estaleiros de Viana saíram naus e caravelas para as rotas das Índias e das Américas, que regressavam carregadas de açúcar, pau preto, marfim e outras preciosidades exóticas.  Iniciaremos a nossa visita pelo Alto do Monte que emoldura Viana do Castelo e se ergue como Templo-Monumento de Santa Luzia, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Visível a quilómetros de distância, como que a dar as boas vindas a quem entra na cidade, o templo Princesa do Lima. Um panorama arrebatador, onde o bucólico e verdejante vale se funde com a modernidade e o urbano da cidade. Este panorama foi considerado pela National Geographic Magazine como o 3º mais belo do Mundo. Descemos até ao centro histórico, que até ao séc. XVI, foi exclusivo do povo, não podendo instalar-se aqui a nobreza. Abrindo-lhe, por fim, as portas, Viana enriqueceu-se com palácios brasonados, igrejas e conventos, chafarizes e fontanários que constituem uma herança patrimonial notável, digna de visita. Se as condições permitirem teremos ainda oportunidade de visitar O Museu do Traje, cujo acervo é constituído, na sua maioria, por um conjunto de trajes populares rurais do concelho de Viana do Castelo (nomeadamente de domingar, de festa, de trabalho, de dó e de noiva) que traduzem, através da sua originalidade, criatividade e diversidade das técnicas e matérias-primas que entram na sua confeção, uma cultura única e identificada com o Alto Minho. Em hora a combinar regresso a Cerveira para jantar. Após o jantar e em jeito de despedida, teremos uma noite animada com a atuação de um grupo local de música popular portuguesa. Divirta-se e aproveite até ao fim, esta fantástica semana!
 
6º DIA (sexta-feira) – CERVEIRA | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, regresso às cidades de origem, acompanhados pelo assistente Inatel. Almoço Livre. Fim da Viagem.
 
 
Mínimo de 29 participantes. 
 
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.
 

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 399 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento na INATEL Cerveira Hotel 4**** em regime de pensão completa;
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares;
  • 2 animações etnográficas e/ou musicais;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel