inatel

social



INATEL PRIMAVERA - CAPARICA   
Data: 18 a 23 de abril Partidas de: Bragança | Guarda | Covilhã | Castelo Branco

Itinerário:
Definitivamente um lugar a descobrir; uma grande riqueza de atracões, com forte influência do Atlântico e que vai adorar conhecer. Este pedaço de terra a entre o Tejo e o Sado, conta com uma grande variedade de recursos paisagísticos e ambientais, é favorecida pela grande proximidade do mar e é de fato uma zona maravilhosa para se conhecer. Ao longo da costa existem falésias rochosas de rara beleza, imensas faixas de areia branca e pequenas baias que convidam à intimidade; tudo isto pautado por pequenas aldeias e vilas pitorescas.  Entre elas a vila da Costa da Caparica, na qual tem início um extenso areal contínuo que se prolonga por cerca de 30 km até à Fonte da Telha, na sua maior parte integrado na Área de Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica. 
 
1º DIA (domingo) – CIDADES DE ORIGEM | CAPARICA
Em hora a indicar, encontro nos locais de origem, com destino à Inatel Caparica. Durante o percurso e após entrada de todos os participantes, o assistente Inatel que o acompanhará esta semana, fará a apresentação das características do programa que se encontra à sua espera! Almoço livre em circuito. Chegada à Inatel, distribuição dos quartos. Jantar e alojamento. 
 
2º DIA (segunda-feira) – CAPARICA | PALMELA | CAPARICA
De manhã, conheça melhor a região que escolheu passar as suas férias! Sairemos de autocarro para um passeio que nos levará até ao Miradouro do Convento dos Capuchos que fica localizado na área da Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa de Caparica, e a partir do qual se pode observar não só a sua extensa costa de praia, mas também os arredores, usufruindo de uma esplêndida paisagem da Costa de Lisboa, Estoril e Cascais.  Regressamos ao centro da Caparica para reconhecimento pedonal da zona, iremos conhecer os recantos e saber onde se situam museus, monumentos, artesanato e comércio local. Almoço na unidade hoteleira. Em hora a combinar localmente sairemos para Palmela. Esta povoação localizada num dos contrafortes da Serra da Arrábida, atraiu ao longo dos séculos os vários povos que passaram pela Península Ibérica. Segundo se crê deve o seu nome aos Romanos, mais concretamente a um pretor de apelido Palma, aos Árabes deve a construção do castelo no seu ponto mais alto, de onde se domina toda a região que se estende entre os Rios Sado e Tejo, avistando-se ainda a Serra de Sintra. O centro histórico parece alimentar-se de memórias e viver suspenso noutros tempos. Regresso à Inatel. Jantar e alojamento.
 
3º DIA (terça-feira) – CAPARICA | SEIXAL | CAPARICA | SETÚBAL | CAPARICA
Sairemos pela manhã em direção ao Seixal. Nas margens do Rio Tejo, a extremamente fértil região do Seixal foi aproveitada durante a ocupação árabe para a introdução de diversas culturas mediterrânicas, como as vinhas, olivais e figueiras. Devido às características da sua baía abrigada, nos séculos XIV-XV o Seixal foi escolhido para a instalação de estaleiros navais, indústria que na época dos Descobrimentos se desenvolveu muitíssimo, e aqui se manteve durante séculos. Todavia, a atividade tradicional da população foi durante muito tempo a pesca, facto que estará na origem da escolha de São Pedro para padroeiro. Regresso à Unidade Inatel Caparica e Almoço. Em hora a combinar localmente saímos para a capital de distrito da região: Setúbal. Habitada desde tempos longínquos pelos Fenícios e pelos romanos, que se fixaram na margem sul do Rio Sado (em Troia - frente à atual cidade) e denominaram a povoação de Cetóbriga que veio mais tarde a derivar para Setúbal. Como centro de comércio e indústria, a cidade de Setúbal tornou-se, com o surto da industrialização da 2ª metade do séc. XIX, uma das mais importantes cidades do país.  Regresso à unidade Inatel. Após o jantar, espera-nos uma animada noite, onde conheceremos um pouco a etnografia da região, com um momento musical dedicado ao nosso grupo.
 
4º DIA (quarta-feira) – CAPARICA | ALMADA | CAPARICA | MONTIJO | CAPARICA
Visita à Capital do concelho: Almada. Situada na margem sul do rio Tejo, Almada é sem dúvida o melhor miradouro sobre a cidade de Lisboa, destacando-se como pontos de observação o castelo, o elevador panorâmico da Boca do Vento, e principalmente a estátua do Cristo-Rei erguida em 1959. Em séculos passados, Almada foi um local de veraneio procurado pela corte, que aqui mandou erigir alguns edifícios e casas nobres que ainda se conservam na cidade. Atualmente, Almada é uma cidade que mantém um elevado crescimento, cujo ritmo se acentuou desde a inauguração da Ponte sobre o Tejo em 1966, que veio facilitar o acesso entre as duas margens do rio. Regresso à Unidade Inatel para Almoço. De tarde seguimos para mais uma localidade junto ao Rio Tejo: Montijo. Doada no séc. XII pelo Rei de Portugal à Ordem de Santiago de Espada, que dominava um vasto território encabeçado pelo Castelo de Palmela. Durante séculos manteve o nome de Aldeia Galega, designação que apenas em 1930 foi substituída por Montijo. Daqui alcançamos Alcochete, fundada pelos árabes com o nome de "Alcaxete" que significa fornos e cuja origem se pensa dever-se a grandes fornos para cozer barro que aqui existiram. Após um passeio pela zona ribeirinha, encaminhamo-nos para o Freeport Lisboa Fashion Outlet, inaugurado a 9 de setembro de 2004. Para apreciar ou para aproveitar, terá aqui algum tempo livre. Em hora a combinar regresso à Costa da Caparica para jantar e alojamento.
 
5º DIA (quinta-feira) – CAPARICA | CABO ESPICHEL | SESIMBRA | CAPARICA
Acorde quando desejar, respire fundo e aproveite o ar da praia para restabelecer forças. A manhã é livre, no entanto haverá um serviço de transfere com o nosso autocarro que o levará ao centro da Caparica e regresso. Caso pretenda fazer algo diferente o nosso assistente Inatel estará ao seu dispor para o ajudar. Almoço na unidade. De tarde partimos para sul, junto ao mar, onde encontramos o Parque Natural da Arrábida, com uma beleza incomparável, em que o azul do mar alterna com os tons esbranquiçados das falésias de calcário e com o verde do denso manto vegetal que cobre a Serra. O encontro da serra com o mar originou um cordão de praias de areias finas e águas transparentes que julgaríamos só encontrar no Mediterrâneo. Faremos uma paragem próximo do Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, também conhecido como de Nossa Senhora da Pedra Mua, é um dos locais impressionantes desta região pela sua localização e pelo seu notável conjunto arquitetónico natural. Daqui seguimos para a pitoresca vila piscatória situada junto a uma baía abrigada: Sesimbra. Fundada no topo da colina, em redor do castelo dos Mouros. Foi a riqueza piscícola do mar de Sesimbra que fez com que o núcleo populacional descesse do alto da colina e se deslocasse para as suas proximidades, transformando-se esta vila num dos principais portos de pesca da região. Passagem pela zona de Azeitão, que compreende diversas povoações características, de que se salientam as de Vila Fresca e de Vila Nogueira, que adotaram os nomes das quintas à volta das quais se desenvolveram. Regresso à Caparica para jantar. Após o jantar e em jeito de despedida, teremos uma noite animada com a atuação de um grupo local de música popular portuguesa. Divirta-se e aproveite até ao fim, esta fantástica semana!
 
6º DIA (sexta-feira) – CAPARICA | CIDADES DE ORIGEM
Após o pequeno-almoço e em hora a combinar, regresso às cidades de origem, acompanhados pelo assistente Inatel. Almoço Livre. 
Fim da Viagem.
 
 
Mínimo de 29 participantes. 
 
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.
 

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 399 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento na INATEL Caparica em regime de pensão completa;
  • refeições: 4 almoços e 5 jantares;
  • 2 animações etnográficas e/ou musicais;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (€10);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel