inatel

social



CROMELEQUE DOS ALMENDRES, O STONEHENGE PORTUGUÊS   
Data: 08 maio 2021 Partidas: Lisboa | Setúbal

Itinerário:
Aceite o nosso desafio e venha aprender sobre uma área do saber ainda tão desconhecida para muitos de nós, mas que encontra em Portugal um património de incalculável valor e que nem o próprio Tempo se atreveu a deslaçar.
Existem poucos lugares cuja mística é tão poderosa. A freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Évora, guarda ciosamente um desses raros monumentos em que a magia primordial de tempos já esquecidos brinca com a nossa imaginação e nos transporta às origens. Este é um dos maiores e mais importantes monumentos megalíticos do mundo, bem mais antigo do que o famoso Stonehenge, que tem muita mais fama internacional. No seu apogeu, o conjunto arquitetónico do Cromeleque dos Almendres teria mais de uma centena de monólitos, pedras em granito de tamanhos diversos, dispostas em forma circular ou em elipse. Desta centena, ainda restam noventa e cinco monólitos em perfeito estado de conservação. Muitos deles apresentam decorações em relevo com variados significados. 
Para melhor compreendermos este tema complexo contamos com o excecional contributo de um especialista na área que nos acompanhará durante uma manhã. Uma autêntica aula de arqueologia pré-histórica sobre uma memória viva e ao ar livre!
 
CIDADES DE ORIGEM | GUADALUPE | ÉVORA | CIDADES DE ORIGEM
Saída de manhã em direção à freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, em Évora. Paragem no centro interpretativo para breve enquadramento. Início da caminhada (cerca de 4 Km em terra batida). Durante a caminhada falaremos da paisagem natural envolvente uma vez que todo o percurso é feito em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), num dos mais bem preservados sistemas de Montado em Portugal. Falaremos deste sistema agro-silvo-pastoril no que respeita à sua génese, fauna, flora e principais usos pelo Homem.  Faremos também uma introdução à ocupação humana nesta região abordando a diversidade e riqueza de sítios arqueológicos bem como os métodos e técnicas utilizados pela arqueologia para identificar e estudar estes sítios.
Já no Cromeleque dos Almendres (classificado como Monumento Nacional desde 2015) poderemos contemplar um monumento carregado de simbolismo e que, por essa razão, não dispensa um enquadramento arqueológico mais exaustivo sobre datações, técnicas de construção, arte rupestre, orientações astronómicas e diferentes interpretações arqueológicas sobre o significado original do monumento para os seus construtores, entre outros aspectos. 
Regresso para almoço em restaurante local. Da parte da tarde, tempo para explorarmos Évora, considerada Património Mundial pela UNESCO desde 1986. As suas muralhas guardam ruas e edifícios praticamente inalterados ao longo dos séculos. A Praça do Giraldo, o templo de Diana, a Capela dos Ossos (entrada não incluída) são alguns dos destaques desta cidade-museu. Em hora a combinar regresso às origens.
 
Mínimo de 23 participantes.
 
Notas:
- Prepare-se com antecedência (caminhando nos dias anteriores à viagem) e avalie a sua preparação física antes de se propor a efectuar as nossas caminhadas;

- aconselhamos levar uma garrafa de água, chapéu, máquina fotográfica ou de filmar, óculos de sol, proteção solar e especialmente botas de caminhada ou sapatilhas muito confortáveis de sola de borracha dado a irregularidade do terreno de terra batida;

- se as condições climatéricas não forem favoráveis o passeio poderá não se realizar;

- por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.

 


PREÇO POR PESSOA DESDE: : 76 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • visita ao Centro Interpretativo dos Almendres;
  • acesso ao Cromeleque dos Almendres;
  • almoço em restaurante local;
  • bebidas à refeição; 
  • guia especialista em arqueologia pré-histórica;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel