Rede Mundial de Reservas da Biosfera da UNESCO
Conhecida como a Ilha Branca, a Graciosa é um monumento para a conservação da biodiversidade devido às características naturais únicas da ilha e, em 2007, foi classificada pela UNESCO como uma reserva da biosfera. Graciosidade é uma constante da paisagem que justifica o nome dado a esta ilha, uma das mais desconhecidas dos Açores, mas mais pitorescas pela sua genuinidade.
1º DIA – PORTO | GRACIOSA
Comparência no aeroporto de origem para assistência e formalidades de embarque. Partida com destino à Graciosa (em voo SATA com escala). Transporte para a unidade hoteleira. Jantar e alojamento no INATEL Graciosa Hotel 4*.
Sugestão: Em hora a combinar localmente, pequeno passeio a pé orientativo pela vila de Santa Cruz da Graciosa. Destaque para os principais pontos: Igreja Matriz, os emblemáticos Pauis, a praça e torre dos Franciscanos, museu e adega.
2º DIA – GRACIOSA
Partida para visita de dia inteiro à ilha. Saída em direção ao Miradouro do Monte da Ajuda, com uma vista esplendida sobre Santa Cruz. Descida ao centro da vila para visita à Igreja Matriz com os seus famosos painéis quinhentistas, pauis, praça, contemplação da torre dos Franciscanos (exterior). Continuação para paragem no Barro Vermelho, para ver a famosa zona balnear e a única "praia" vermelha dos Açores. Nova paragem junto ao farol da Ponta da Barca (visita do exterior), para ver o interessante ilhéu da Baleia.
Paragem numa quinta para apreciar o modo de vida dos adoráveis burros anões, uma raça autóctone desta ilha açoriana e que foi recuperada graças a um cidadão estrangeiro que adoptou a Graciosa como lar e protegeu estes afáveis animais. Com pouco mais de um metro de altura, a pelagem destes simpáticos animais é parda e ruça e a maioria tem a marca da lista crucial.
(Nota: este acesso não se encontra incluído e só pode ser pago localmente – informe-se com o assistente INATEL)
O passeio continua para a Serra Branca, para contemplar a paisagens a partir do miradouro da Caldeirinha, de onde se avistam vários pontos da ilha Graciosa e todas as ilhas vizinhas do grupo central (Faial, Pico, São Jorge e Terceira), caso haja boa visibilidade. Continuamos para o miradouro da Ponta Branca, composta por traquito, a famosa rocha que permitiu a Raúl Brandão dar o cognome de "ilha Branca" à ilha Graciosa.
Almoço em restaurante local. Ida a pé até às termas do Carapacho para contextualização da actividade termal que aqui tem lugar e ver a famosa piscina natural em frente às termas (uma piscina no oceano).
Partida em direção à Caldeira. Visitaremos a Furna do Enxofre, a cratera de um antigo vulcão, (observação condicionada devido às concentrações de CO2) - um fenómeno vulcânico de grande interesse e beleza. Continuação até à vila da Praia, famosa pelos seus típicos moinhos vermelhos garridos. Tempo para ir até à Fábrica das Queijadas da Graciosa para degustação e oportunidade para aquisição desta iguaria local conhecida além-fronteiras. Regresso ao hotel para jantar e alojamento.
3º DIA – GRACIOSA
De manhã faremos um trilho pedestre à volta à Caldeira e da Furna do Enxofre.
Dificuldade: baixa: caminho corrido sem grandes elevações ou desníveis.
Distância: 5Km
Tempo: 2 horas (aprox.)
O trilho começa e termina junto à Canada Longa e sobe até um túnel que dá acesso à Furna do Enxofre. A melhor hora para observar a furna é a partir das 11 horas, altura em que os raios solares penetram no seu interior. Após ver a Furna do Enxofre regressamos pelo mesmo caminho até encontrar uma escadaria em madeira que dá acesso à Furna da Maria Encantada, onde pode entrar e observar as diversas formações geológicas existentes (subiremos 130 degraus de terra batida). Nesse local, existe também um miradouro onde se tem uma belíssima vista da Caldeira. A seguir, o trilho continua circundando a Caldeira. Durante o percurso pode também desfrutar uma vista panorâmica sobre quase toda a costa da ilha Graciosa. O trilho atravessa uma zona de Reserva, o Parque Florestal da Caldeira. Hoje o almoço será diferente e em comunhão com a Natureza. O almoço será fornecido pelo INATEL Graciosa Hotel 4*. Pretendemos fazer piquenique na área de merendas do parque florestal (se o tempo permitir). Regresso para visita ao Museu da Graciosa, onde iremos encontrar uma plataforma multipolar da herança natural, patrimonial e cultural da ilha, com testemunhos de um passado ligado à agricultura e pesca. Continuação para o hotel e restante tempo livre. Se preferir, em alternativa, realize o passeio a pé à vila de Santa Cruz da Graciosa durante esta tarde e tente visitar espaços como a adega local e degustar o néctar dos deuses, adquirir queijos locais ou visitar o interessante Reservatório do Atalho. Jantar e alojamento no hotel.
4º DIA – GRACIOSA
Dia inteiramente livre em regime de pensão completa na unidade hoteleira. Alojamento.
Desfrute dos pontos de interesse na localidade de Santa Cruz da Graciosa ou então aproveite este dia livre para ir conhecer a ilha de S. Jorge. O assistente INATEL facilitará toda a logística neste dia.
Opcional a S. Jorge (não incluída):
De manhã, e se o tempo o permitir, iremos de barco a uma das ilhas menos visitadas e mais desejadas dos Açores: a ilha de S. Jorge, conhecida pelas suas fajãs, piscinas naturais e pelas suas deliciosas iguarias gastronómicas!
À chegada poderá fazer um passeio pedestre à Fajã do Ouvidor. Passeio pedestre entre vegetação densa e exuberante, com paragem em cascata (Dificuldade: Média / Extensão: 6Km / Tempo: 2h). Esta é uma das maiores fajãs da ilha de São Jorge, situada na costa Norte da ilha sobranceira a uma falésia que ronda os 400 metros de altura faz parte da freguesia do Norte Grande, Concelho de Velas. Esta fajã é formada por escoadas lávicas basálticas emitidas da cordilheira vulcânica central, que atingiram a arriba e espraiaram-se na sua base. A Fajã do Ouvidor é uma das maiores fajãs lávicas da ilha, servida de um bom porto de mar (o melhor da costa norte), que apoia algumas embarcações de recreio e de pesca. É também local de banhos, com várias poças ou piscinas naturais, sendo a maior e mais conhecida a Poça de Simão Dias. Visita e tempo para banhos nestas belas piscinas naturais (leve roupa de banho consigo!). Tempo para almoço. Regresso à Graciosa com possibilidade de observação de golfinhos.
5º DIA – GRACIOSA | CIDADE DE ORIGEM
Check-out e saída em hora a indicar para o aeroporto. Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo, com escala, e destino ao Porto. Chegada e fim dos nossos serviços.
Mínimo de 16 participantes.
NOTA: por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.
Aconselhamos roupa e calçado confortável para todas as visitas.
Voos previstos (sujeitos a alterações):
1 S4 183 13AUG OPOTER 1535 1715 (duração aproximada de 2h40m)
2 SP1606 13AUG TERGRW 1800 1830 (duração aproximada de 0h30m)
3 SP 601 17AUG GRWTER 0855 0925 (duração aproximada de 0h30m)
4 S4 182 17AUG TEROPO 1115 1440 (duração aproximada de 2h25m)
Hotel previsto: 4* (ou similar)
Condições Gerais
RESUMO:
A combinação de serviços de viagem que lhe é proposta constitui uma viagem organizada nos termos do Decreto-Lei nº 17/2018, de 08 de março. A inscrição em qualquer destas viagens implica a adesão total às condições abaixo mencionadas.
ORGANIZAÇÃO
A organização das viagens é da INATEL Turismo (marca registada da Fundação INATEL), com sede na Calçada de Sant’Ana, n. º180, Lisboa, contribuinte fiscal no 500 122 237, RNAVT nº 2954.
RESPONSABILIDADE
A Fundação INATEL é responsável pela correta execução de todos os serviços incluídos no contrato de viagem. Nas viagens organizadas, a INATEL é responsável perante os participantes, ainda que os serviços sejam executados por terceiros, e sem prejuízo do direito de regresso, nos termos gerais aplicáveis. A INATEL não é responsável por erros na reserva que sejam imputáveis ao participante ou que sejam causados por circunstâncias inevitáveis e excecionais. É da exclusiva responsabilidade dos participantes a correta informação e a verificação dos nomes constantes na reserva, os quais deverão corresponder aos documentos de identificação, bem como a conferência dos documentos da viagem.
PAGAMENTOS | TAXA DE RESERVA
Todas as reservas apenas serão consideradas efetivas após a sinalização ou liquidação dentro dos prazos estabelecidos.
- No ato da inscrição deverá ser pago 30% do valor total da viagem acrescido da taxa de serviço de reserva no valor de 10€, e o restante pagamento, 45 dias antes da data de partida.
- Portal de viagens INATEL – Todas as reservas efetuadas no portal estão isentas da taxa de serviço de reserva, obrigando a uma sinalização de 40% do total da viagem no ato da reserva e ao pagamento total 60 dias antes.
A INATEL reserva-se o direito de anular qualquer inscrição cujo pagamento não esteja em conformidade com o exposto ou quando existam razões justificadas.
SEGURO
Os participantes nas viagens organizadas pela Fundação INATEL encontram-se garantidos por seguro de responsabilidade civil, nos termos da legislação em vigor. Adicionalmente, os participantes estão cobertos por um seguro de acidentes pessoais, de acordo com as condições da respetiva apólice. Consulte as garantias de proteção previstas na sua viagem. No ato de inscrição o participante pode solicitar o alargamento da cobertura do seu seguro de viagem para riscos extra e adicionais que considere relevantes (cancelamento de viagem; perda ou extravio de bagagem, e outros), suportando os encargos correspondentes.
ALTERAÇÕES
Todas as alterações às reservas confirmadas inicialmente, (retificação de nomes, datas, tipo de alojamento, viagem ou outra), implicam uma taxa de alteração de reserva de 10 €, acrescida dos encargos que a alteração origine junto dos fornecedores.
RESCISÃO DO CONTRATO PELO PARTICIPANTE
O participante pode rescindir o contrato da viagem, a todo o tempo, antes do início da viagem, assumindo a responsabilidade pelo pagamento da taxa de rescisão, justificável, estabelecida no contrato ou na ausência desta informação, o pagamento do preço da viagem, deduzido dos encargos resultantes da anulação ou reafectação dos serviços da viagem. No caso de desistência de um participante em quarto duplo, o suplemento de quarto individual deverá ser suportado pelo participante que mantém a reserva.
DESPESAS DE CANCELAMENTO
O participante pode rescindir o contrato da viagem, a todo o tempo, antes do início da viagem, assumindo a responsabilidade pelo pagamento da taxa de rescisão, estabelecida no contrato ou na ausência desta informação, o pagamento do preço da viagem, deduzido dos encargos resultantes da anulação ou reafectação dos serviços da viagem. Quando seja caso disso, o participante será reembolsado pela diferença entre a quantia paga, deduzida da taxa de rescisão e todos os encargos, devidamente justificados. A Fundação efetuará todas as diligências possíveis para minimizar os custos de cancelamento, nomeadamente os causados por doença.
CONDIÇÕES DE CANCELAMENTO DE RESERVA (Viagens para as Ilhas):
- Até 60 dias antes da data da partida: €10 (taxa de reserva);
- Entre 59 e 46 dias antes da data da partida: 25% do valor por pessoa
- Entre 45 e 20 dias antes da data da partida: 70% do valor por pessoa
- Menos de 19 dias antes data da partida, incluindo a não comparência: perda total, deduzido de possíveis custos reembolsáveis;
DOCUMENTAÇÃO
Os participantes deverão possuir toda a sua documentação pessoal regularizada (B.I., cartão de cidadão ou passaporte, com validade mínima exigida, alguns países exigem passaportes com validade mínima de 6 meses, autorizações para menores, vistos de entrada, certificados de vacinas ou outros exigidos). Cédulas ou assentos de nascimento não são válidas como documento de viagem. A INATEL declina qualquer responsabilidade pelo impedimento de participação na viagem por apresentação de documentos inválidos ou esquecimento, bem como outras razões de ordem particular, sendo por conta do participante qualquer gasto que daqui possa decorrer. Em viagens na UE, para obtenção de assistência médica, cada participante deverá ser portador do Cartão Europeu de Seguro de Doença. Os nacionais de países estrangeiros devem consultar informação especifica quanto à documentação necessária para a realização da viagem junto das embaixadas/consulados dos países de origem.
PREÇO
Os preços mencionados são válidos para associados INATEL. Para não associados, acresce uma taxa de 20 € por pessoa.
ALTERAÇÃO AO PREÇO
Os preços constantes do programa, incluindo taxas de aeroporto e portuárias, estão baseados nos custos dos serviços e câmbios vigentes à data de impressão, pelo que estão sujeitos a alterações nos termos legais (aumento ou redução de preço) que resultem de variações no custo dos transportes ou do combustível, impostos, taxas e flutuações cambiais, até 20 dias antes da data da viagem.
OUTRAS CONDIÇÕES
- Passagens aéreas: após emitidas, não são passíveis de alteração e reembolso;
- Os horários de voos estão sujeitos a reconfirmação. É da responsabilidade do cliente a verificação dos horários da sua viagem;
- A ordem do percurso do programa pode ser alterada e qualquer dos hotéis previstos pode ser substituído por outro de categoria similar. A categoria dos hotéis mencionada é determinada pela legislação do país de acolhimento;
- Os preços constantes dos programas estão sujeitos a alterações de acordo com a lei. Sempre que se verifique uma alteração ao preço, o participante será imediatamente informado e convidado a, dentro do prazo que lhe for fixado, aceitar o aumento verificado ou anular a sua inscrição;
- Caso não seja atingido o número mínimo de participantes exigido, a Fundação INATEL, poderá cancelar a viagem, nos termos da lei, notificando o participante, com pelo menos, 48 horas, 7 ou 20 dias de antecedência, dependendo da duração da viagem;
- Horários e Nº de Lugar: é da exclusiva responsabilidade dos participantes a falta de pontualidade a todas as horas de partida; os horários indicados nos programas são aproximados, ressalvando-se quaisquer atrasos por motivos alheios; A numeração atribuída no recibo entregue ao participante poderá não se revestir de carácter fixo, podendo existir rotatividade de lugares;
- O tratamento dos dados pessoais dos clientes é realizado no estrito cumprimento da legislação de proteção de dados pessoais nos termos da lei. Para mais informação consultar o portal INATEL www.inatel.pt sobre politica de privacidade.
- Nos termos da Lei n.º 144/2015 de 8 de setembro, informamos que o cliente poderá recorrer às seguintes Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo:
a) Provedor da Fundação INATEL;
b) Comissão Arbitral do Turismo de Portugal em www.turismodeportugal.pt;
c) Ou a qualquer uma das entidades devidamente indicadas na lista disponibilizada pela Direção Geral do Consumidor em http://www.consumidor.pt.
-O presente resumo de condições gerais não dispensa a leitura atenta das condições gerais na íntegra, mencionados na brochura INATEL e Portal de Viagens.
-Para outras informações, consultar as Condições Gerais INATEL e/ou o programa detalhado da viagem.