inatel

social



PATEIRA DE FERMENTELOS, ONDE O TEMPO ENCONTRA A TRANQUILIDADE  
Data: 19 junho 2021 Partidas: Viana do Castelo | Braga | Porto

Itinerário:
Um passeio paisagístico pela maior lagoa natural da Península Ibérica, apreciando os encantos da Pateira de Fermentelos, da Pateira de Óis da Ribeira e da Pateira de Espinhel.
 
CIDADES DE ORIGEM | PATEIRA DE FERMENTELOS | CIDADES DE ORIGEM 
Saída em direção à Pateira de Fermentelos. Esta é considerada a maior lagoa natural da Península Ibérica, localizada no triângulo dos concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira de Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda. Inscrita na Rede Natura 2000, constitui um dos mais importantes diversificados ecossistemas de fauna e flora existentes para além de constituir uma Zona Húmida de importância internacional.
Dada a riqueza natural da Lagoa pretendemos proporcionar aos amantes da natureza uma experiência única, testemunhando, consoante a época do ano, a presença de patos-reais, a garças-vermelhas, guarda-rios, entre muitas outras aves, bem como de inúmeras plantas que preenchem um cenário digno de ser fotografado. 
Este passeio inclui as três margens da Pateira, todas elas situadas no Concelho de Águeda, iniciando-se com uma caminhada (Trilho dos Poços PR7) pela Pateira de Fermentelos junto à icónica Estalagem da Pateira. Serão cerca de 4,2Km a caminhar calmamente e a desfrutar da paisagem. Outrora, realizava-se na Pateira uma das maiores competições de trabalho da região – a apanha do moliço em bateiras, competição esta que atraia milhares de visitantes.  
Regresso para almoço com ementa local. Da parte da tarde, depois de uma refeição tranquila e com uma vista soberba, o passeio continua, desta vez, em autocarro. Iremos até à margem de Óis da Ribeira. Encontraremos os passadiços, o parque de merendas e o famoso baloiço tão “instagramável”. Terminaremos o nosso passeio na Pateira de Espinhel, aclamada pelos seus lindos coretos, revelados aos olhos do mundo pelo premiado fotógrafo de natureza Armindo Ferreira na revista National Geographic. Regresso às origens. 
 
Mínimo de 25 participantes.
 
Notas:
 
- Prepare-se com antecedência (caminhando nos dias anteriores à viagem) e avalie a sua preparação física antes de se propor a efectuar as nossas caminhadas;

- aconselhamos levar uma garrafa de água, chapéu, máquina fotográfica ou de filmar, óculos de sol, proteção solar e especialmente botas de caminhada ou sapatilhas muito confortáveis de sola de borracha dado a irregularidade do terreno de terra batida ou com lama;

- se as condições climatéricas não forem favoráveis o passeio poderá não se realizar;

- por motivos alheios à Fundação INATEL o programa poderá sofrer alterações.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 69 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro; 
  • 1 refeição: almoço com ementa local e bebidas incluídas; 
  • guia de natureza para a caminhada; 
  • seguro de viagem; 
  • assistente acompanhante INATEL.
 

O preço não inclui:
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel