inatel

social



RÚSSIA DOS CZARES - DE SÃO PETERSBURGO A MOSCOVO COM ANEL DOURADO  
Data: 12 a 19 setembro Partida: Lisboa

Itinerário:
São Petersburgo - Petrodvorets - Moscovo - Sergiev Posad -  Suzdal - Vladimir
 
Neste fantástico roteiro abrangemos os três principais destinos da Rússia, detentores de acervos artísticos, culturais e arquitetónicos de incalculável riqueza. Passaremos por São Petersburgo, imperial e heróica, Moscovo, a capital cosmopolita, e pelo Anel Dourado, a região que desvenda a parte da mais rica história do país.
Visitaremos monumentos que guardam um passado rico e passagens políticas mundialmente importantes. Uma viagem completa e repleta de heranças históricas e culturais que preparamos para si!
 
1º DIA - CIDADE DE ORIGEM | SÃO PETERSBURGO  
Comparência no aeroporto, formalidades de embarque com o assistente INATEL. Partida com destino a São Petersburgo, via cidade europeia. Chegada, assistência com guia acompanhante e transfer para o hotel. Para um primeiro contacto com a Rússia, ao final do dia realizaremos um passeio de barco pela “Veneza do Norte”, assim apelidada devido às quase 500 pontes, muitas delas ricamente decoradas, e mais de 100 ilhas que rodeiam a cidade. São Petersburgo, também chamada a "Cidade Áurea", está construída na região pantanosa no delta do Neva. Os seus arquitetos tiveram que projetar um sistema vasto e complexo de canais de drenagem: foram construídos mais de 100 canais, com cerca de 300 km de comprimento! Estes agora são a marca registada da cidade. Visitar São Petersburgo através deles é a melhor escolha para absorver o espírito caraterístico desta antiga capital imperial. Jantar e alojamento em hotel de 4*.
 
2º DIA - SÃO PETERSBURGO
De manhã, visita panorâmica da antiga Leningrado. Admire a Avenida Nevsky, com os Palácios Anitchkov, Stroganov, Belozersky e a Catedral Ortodoxa de Nossa Senhora de Kazan, e atravesse os rios e canais que fazem da cidade uma “Veneza do Norte”. Veja a Igreja de São Salvador, de inconfundível estilo russo; o Almirantado; o ancorado  Aurora”, o navio da antiga marinha imperial que deu o sinal para o início da Revolução Russa com um disparo de canhão; e o antigo Palácio de Inverno, transformado num dos maiores e mais importantes museus do mundo – o Hermitage. Do outro lado do rio Neva poderá avistar a silhueta da Fortaleza de Pedro e Paulo, para a qual foram enviados os presos políticos durante a época dos czares e onde também esteve encarcerado Lenine na véspera da Revolução Russa. Visita desta fortaleza com destaque para a pequena igreja, guardiã do túmulo do fundador da cidade e dos czares da dinastia Románov. Durante as visitas paragem para foto junto ao Ancorado Aurora e perto da Casa de Pedro o Grande. Visita da Catedral Naval de São Nicolau, um magnífico monumento do barroco russo com espectaculares cúpulas douradas. Almoço. De tarde, visita do Hermitage, uma das principais atrações da cidade. Fundado em 1764 por Catarina, “a Grande”, o museu conta com mais de três milhões de peças de arte, incluindo obras-primas assinados pelos maiores nomes da pintura mundial: Leonardo da Vinci, Rembrandt, Gauguin, Matisse, Van Gogh, etc. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
 
3º DIA – SÃO PETERSBURGO | PETRODVORETS | SÃO PETERSBURGO
Manhã dedicada a excursão a Petrodvorets (Palácio e jardins). Peterhof, também chamada de Petrodvorets ou "Versalhes Russo", foi a principal residência de verão dos czares. Localizada na costa sul do Golfo da Finlândia, perto do mar e cerca de 30 km da cidade de São Petersburgo, é, sem dúvida, uma das principais atrações da antiga capital imperial. A construção do Grande Palácio começou sob o reinado de Pedro, “o Grande” e foi encomendada ao arquiteto francês Leblond. O palácio foi finalmente concluído pelo génio do Rococó, Bartolomeu Rastrelli. São dignos de admiração a monumental Escadaria Cerimonial e o espetacular Salão de Baile, assim como os aposentos privados de Pedro I, onde se destacam o Estúdio de Carvalho e a Sala do Trono. Destaque ainda para o parque com as suas 150 fontes, quedas d’água e estátuas douradas de beleza incomparável. Regresso a São Petersburgo. Almoço. Regresso ao hotel. Tarde livre para continuar a descobrir os tesouros da cidade. Sugestão: Aproveite para conhecer alguns dos locais mais emblemáticos da antiga Leningrado, tais como a Igreja do Salvador, o Museu Russo e/ou o Etnográfico, entre outros. Jantar e alojamento.
 
4º DIA - SÃO PETERSBURGO | MOSCOVO
Visita de um dos símbolos da cidade: a Catedral do Sangue Derramado assim nomeada ao ser construída no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado. A catedral das famosas cúpulas coloridas guarda no seu interior mais de 7 mil metros quadrados de mosaico típico russo, utilizando pedaços de pedras semipreciosas para contar os mais importantes episódios bíblicos.
Visita à Catedral de São Isaac, que atualmente funciona como museu. Autêntico símbolo de São Petersburgo, a catedral foi projetada e construída por dois arquitetos: o espanhol Agustín de Betancourt e o francês Auguste de Montferrand. A Catedral de São Isaac é uma das maiores da Europa, destacando-se ainda pela riqueza e majestosidade dos materiais utilizados na sua construção e decoração: ouro, malaquita e lápis-lazúli, 14 tipos de mármore e mais de 40 minerais e pedras semipreciosas e granito da Finlândia. Subida à cúpula da catedral para desfrutar das vistas panorâmicas da cidade. 
Almoço e transfer à estação ferroviária para embarcar em comboio de alta velocidade (Sapsan)  com destino a Moscovo. Chegada e transfer para o hotel de 4*. Jantar. Por volta das 21h00/21h30, saída com o guia local para realizar uma visita ao impressionante Metro de Moscovo, o “Palácio do Povo”. Com 200 km de linhas e 145 estações, o sistema de metro foi apresentado pelo governo soviético, em 1935, como grande símbolo do progresso tecnológico e industrial do regime. Visita de algumas das estações mais importantes e saída junto à Praça Vermelha. Algum tempo livre para passear e tirar fotografias das principais construções iluminadas. Regresso ao hotel para alojamento.
Nota: A Catedral do Sangue Derramado encontra-se encerrada às 4ªs feiras.
 
5º DIA - MOSCOVO
De manhã partida para visita panorâmica de Moscovo. Vibrante, moderna e dinâmica, a capital russa é um destino cultural de eleição. Esta metrópole acelerada hospeda o famoso Bolshoi e o grandioso Kremlin. Teatros, salas de concertos, lojas de marcas famosas, restaurantes da moda e bares ocupam as margens do rio Moskva. Moscovo é a maior cidade da Rússia e da Europa, com mais de 12 milhões de habitantes. É a capital da Rússia desde o século XV, exceto durante o período entre 1712 e 1918, quando a capital foi transferida para São Petersburgo. Napoleão passou aqui seis semanas antes de iniciar a sua catastrófica retirada. A paisagem urbana e a arquitetura da cidade são extremamente ecléticas: fortalezas medievais junto a arranha-céus estalinistas, belas igrejas barrocas e neoclássicas ao lado de elegantes edifícios da Arte Nova. Encontraremos monumentos declarados Património da Humanidade pela UNESCO, museus extraordinariamente importantes e os melhores teatros do mundo. 
Descubra amplas avenidas como a famosa Tverskaya e a "Colina dos Pardais", coroada pelo famoso arranha-céu de inspiração estalinista onde se encontra a Universidade Lomonosov. A partir deste ponto poderá admirar uma vista fantástica da cidade. Fotografe a Catedral de São Salvador, o Parlamento Russo, o famoso Teatro Bolshoi e o imponente edifício "Lubyanka", sede do antigo KGB. Chegada à Praça Vermelha, Património da Humanidade, através das ruas do antigo bairro de “Kitai-Gorod”. A icónica praça moscovita é assim designada por causa da cor dos tijolos dos edifícios que a rodeiam: o Museu de História, as muralhas do Kremlin e a Catedral de São Basílio, com as suas majestosas cúpulas multicoloridas. Passeio a pé pelo centro histórico com início na Praça Manezhnaya, antigo mercado de gado. Entrada nas históricas galerias comerciais “GUM” e passagem pelo Jardim de Alexandre, o mais antigo de Moscovo, e pelo Túmulo do Soldado Desconhecido. A caminhada termina junto às muralhas do Kremlin. Visita do Kremlin, antiga residência de czares. Dentro desta fortaleza, construída entre os séculos XII e XV, estavam concentrados os poderes militar, civil e religioso do Império Russo e não faltam evidências da glória e ostentação dessa época dourada. Admire o “Sino Zarina”, o maior do mundo, e o “Canhão do Czar”, forjado por Andréi Tchokhov. Conheça a famosa Praça das Catedrais, uma jóia arquitectónica ladeada pelas catedrais de S. Miguel Arcanjo, da Anunciação e a da Assunção, local das coroações dos czares. Almoço em restaurante local Regresso ao hotel. Tarde livre Jantar e alojamento.   
 
6º DIA - MOSCOVO | SERGIEV POSAD | SUZDAL
Partida para um circuito ao famoso Anel Dourado. A nossa primeira paragem será em Sergiev Posad para visita ao mosteiro. Localizado cerca de 70 km a nordeste da capital russa, na rota imperial do “Anel de Ouro”, Sergiyev Posad é um dos mais importantes centros da religião ortodoxa. Lugar de peregrinação, sede e residência do grande patriarca de toda a Rússia, o mosteiro fortificado da Trindade São Sérgio é conhecido como o "Vaticano Russo". Regresso a Moscovo.. Almoço em restaurante local e continuação a Suzdal , Chegada e Visita ao Kremlin de Suzdal, que como todos os Kremlim era o centro religioso, militar e civil do governo da cidade. Edificado no alto de uma colina donde se pode observar toda a cidade. No seu interior poderemos ver a Catedral da Natividade com as suas portas douradas do seculo XIII 5 belíssimas cúpulas e fantásticos frescos nas suas paredes. A Galeria dos Arqueiros e a Camara da Cruz no Palácio Arcebispal do seculo XV. A Igreja de São Joao Baptista de 1720 e a pequena e frágil igreja de madeira de São Nicolau, construída nos arredores da cidade em 1766 e mais tarde trazida para o interior do Kremlin. Em continuação visita ao Museu de Arquitectura de Madeira de Suzdal onde se encontram mais de 20 edifícios de madeiras dos seculos XVIII e XIX, trazidos de varias partes da região incluindo entre eles casas de comerciantes, casas de camponeses, moinhos e igrejas, entre elas as mais importantes como a Igreja de Madeira da Transfiguração 1756 e a da Ressurreição 1776. Demonstração ainda de vários ofícios por locais vestidos com os trajes tradicionais da época. Por fim visita do Mosteiro de São Salvador e São Eutímio, fundado em 1352 como uma fortaleza graças aos donativos dos ricos comerciantes e nobres boiardos para se protegerem das invasões e investidas dos Tártaros. Com quase 1200 metros de muralhas com 9 metros de altura e 6 de espessura e 12 altas torres de vigilância. No final das visitas transfer ao Hotel para jantar e alojamento. 
 
7º DIA - SUZDAL | VLADIMIR | MOSCOVO
Pequeno-almoço e visita panorâmica de Suzdal. Fundada em 1024 é considerada uma obra-prima da arquitectura medieval russa. Um maravilhoso conjunto de 200 monumentos religiosos e civis incluindo entre eles 27 campanários e 5 mosteiros. O principado De Valdimir – Suzdal aglutinou as principais cidades do anel de Ouro, formando desta forma o núcleo da antiga Rússia. Suzdal é talvez a mais visitada cidade do anel e foi igualmente declarada Património da Humanidade. Percorreremos a cidade para poder valorar a importância do seu património artístico e obter uma impressão dos seus principais pontos de interesse: O Kremlim, O Mosteiro do Salvador e São Eutímio, o convento da intersecção de Maria Pokrovsky, o Mosteiro de São Alexandre, as Galerias c comerciais e os Mosteiros de São Basílio e da deposição. Continuação para Vladimir, Visita panorâmica do berço da Rússia e cidade rica em património cultural. A cidade actual foi fundada em 1108, ainda que estudos recentes atribuam a fundação a Vladimir o Grande em 990, considerado o pai da Ortodoxia russa. É uma das cidades do Anel de Ouro, e foi declarada Património da Humanidade da UNESCO. A maioria dos seus monumentos foram construídos na sua época de esplendor, faremos um percurso para descobrir os locais de maior interesse, como a Ponte Dourada. Erguida em 1158 com entrada principal da cidade e parte das suas muralhas, está coroada por uma pequena igreja dedicada á deposição do Manto da Virgem. Visita do exterior da Catedral da Assunção, antigo kremlin de Vladimir. Foi desenhada como centro da igreja da Rússia, e é considerada uma das mas importantes do país. Visita da Catedral de S. Dimitri, construída em 1194 como igreja real do principe Vsevolod III. O seu tesouro é o conjunto de baixo-relevo em pedra que cobre a sua fachada, dedicados ao Rei David, Alexandre Magno e Sansão. No seu interior destaque para os frescos do séc. XII dedicados ao Juízo Final. Almoço em restaurante local Regresso a Moscovo. Chegada. Jantar e alojamento.
 
8º DIA - MOSCOVO | CIDADE DE ORIGEM   
De manhã tempo livre até à hora de voo. Almoço livre. Sugerimos: passeio pela rua Arbat, rua pedonal de Moscovo. Em hora a combinar transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Portugal. Chegada e fim dos nossos serviços depois desta viagem inesquecível pela Rússia dos Czares.
 
 
Mínimo de 30 participantes.
 
Voos previstos (sujeitos a alterações):
LH1173  12SEP  LISFRA         0730 1130  
LH1436  12SEP  FRALED       1300 1640   
LH1449  19SEP  DMEFRA      1815 2040   
LH1172  19SEP  FRALIS         2130 2340   
 
Hotéis previstos: 4* Sup (ou similares)
 
Notas importantes:
- Para obtenção do visto é necessária entrega dos seguintes documentos, com pelo menos 45 dias de antecedência: 
 Passaporte, documento com validade mínima de 6 meses à data da chegada do circuito
 2 fotos por pessoa (fundo branco) 
 Formulário a enviar preenchido e assinado pelo próprio. 
- Todos os menores de idade que viajam sem os pais ou com apenas um deles, necessitam ainda de autorização oficial de viagem ao estrangeiro.
 

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 2085 €

O preço inclui:
  • passagem aérea em voos regulares da Lufthansa, Lisboa | Frankfurt | S. Petersburgo e Moscovo | Frankfurt | Lisboa, com direito a 20kg de bagagem e uma bagagem de mão (5Kg);
  • taxas de aviação de Lisboa (98€) - sujeitas a alterações até à data de emissão das passagens aéreas;
  • circuito em autocarro de turismo;
  • 7 noites de alojamento e pequeno-almoço em hotéis de 4*;
  • 13 refeições: 6 almoços e 7 jantares;
  • café, chá e água mineral a todas as refeições;
  • taxas de turismo;
  • guia local em português (diariamente até às 21 horas);
  • visto de entrada Rússia;
  • assistente acompanhante INATEL;
  • bilhete para comboio de alta velocidade Sapsan;
  • seguro de viagem (incluindo as condições especiais para cancelamento antecipado e interrupção de viagem);
  • todas as visitas, serviços e entradas mencionadas no programa como incluídas: 
visita panorâmica de São Petersburgo   
passeio de barco em São Petersburgo
visita à Fortaleza de Pedro e Paulo, panteão dos czares Romanov
visita da Catedral de Santo Isaac e subir para a cúpula e telhado
visita da Catedral do Sangue Derramado  
visita ao Hermitage;
excursão a Petroverest ou Peterhof ( Visita ao grande Palácio e Jardins) -
visita à Catedral Naval de São Nicolau  
visita exterior do Ancorado Aurora (paragem para foto) 
visita exterior à Casa de Pedro o Grande (paragem para foto) 
visita panorâmica de Moscovo
visita ao Kremlin e suas Catedrais
passeio a pé do centro histórico
visita nocturna de Metro em Moscovo com paragem e tempo livre na Praça Vermelha 
excursão a Sergiyev Posad “Vaticano Ruso” com visita ao Mosteiro  
visita panorâmica de Suzdal
visita ao Kremlin de Suzdal
visita ao Museu de Arquitetura em Madeira de Suzdal
visita exterior ao Mosteiro do Salvador e São Eutímio (paragem para foto) 
visita panorâmica de Vladimir
visita exterior à Catedral da Assunção (Dormição) (paragem para foto)
visita à Catedral de São Dimitri
 
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (10€);
  • bebidas às refeições;
  • quaisquer serviços não mencionados, como bagageiros, telefonemas, gratificações, etc.




Inatel