inatel

social



TERMALISMO E BEM-ESTAR - ENTRE-OS-RIOS  
Data: 01 a 13 setembro 2019 Partidas: Setúbal | Lisboa

Itinerário:
A cura termal é um dos mais antigos tratamentos terapêuticos e com mais provas dadas, assente na utilização das propriedades naturais das águas termais. Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, é usado para aliviar a dor e tratar afeções crónicas. A realização duma cura termal leva os pacientes, consoante as orientações terapêuticas, a um conjunto de tratamentos termais adequados e acompanhados por técnicos profissionais de saúde. As principais vantagens da cura termal assentam no facto de proporcionar ao paciente um tratamento não agressivo, preventivo e sem efeitos secundários, fruto das características das águas termais. Os principais benefícios resultam de uma significativa diminuição da dor, uma clara melhoria da mobilidade, a baixa de consumo de medicamentos e uma conquista sensível de confiança e autonomia. 
Às Termas de Entre-os-Rios foi concedido o primeiro alvará para exploração das suas extraordinárias águas medicinais em 13 de setembro de 1894. Também conhecida por Termas da Torre, esta unidade está localizada numa área que corresponde aproximadamente à famosa Quinta da Torre senhorial referenciada desde o século XII, que pertenceu a uma tia paterna de Egas Moniz, aio do primeiro rei de Portugal. Esta estância centenária, beneficia de um panorama de eleição oferecido pela encosta que separa os rios Douro e Tâmega. O complexo encontra-se rodeado por um parque arborizado, sereno e verdejante, proporcionando um descanso e lazer únicos e uma ótima alternativa ao afã citadino. As termas, outrora frequentadas por Ramalho Ortigão, são procuradas por quem deseja aliar a doçura da natureza à mais eficaz terapia complementada com a possibilidade de realizar percursos pedonais no recinto. A água mineral natural é captada a 120m de profundidade, o que lhe garante estabilidade bacteriológica e físico-química.  Medicinalmente são utilizadas para três indicações terapêuticas: aparelho respiratório, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. Dentro das técnicas termais que poderá usufruir nas Termas de Entre-os-Rios destacam-se: banho de imersão, banho de hidromassagem, duche Vichy, duche agulheta, banho de vapor à coluna, bertholet aos membros, inalação, irrigação, pulverização, aerossol, gargarejo, assim como técnicas complementares como massagem geral, massagem parcial e calor húmido.
 
O INATEL Entre-os-Rios dispõe de 42 quartos, bar de convívio, capela, parque de estacionamento, complexo polidesportivo e wi-fi gratuito.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | ENTRE-OS-RIOS
Saída para Entre-os-Rios com refeições livres em circuito. Check-in no INATEL Entre-os-Rios procedimentos de organização de consultas e inscrições termais. Jantar. Apresentação do programa termal e da região. Palestra sobre “Saúde Termal e Termalismo”. Alojamento.
 
DO 2º DIA AO 12º DIA | ENTRE-OS-RIOS
Manhã e tarde dedicados tratamentos termais e/ou a atividades físicas ou de caráter sociocultural. Refeições servidas no INATEL Entre-os-Rios.
 
13º DIA – ENTRE-OS-RIOS | CIDADES DE ORIGEM
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Regresso.
 
Realização de 3 passeios turístico-culturais em autocarro:
 
4º DIA – ENTRE-OS-RIOS | LOUSADA | MOSTEIRO DE PAÇO DE SOUSA | ENTRE-OS-RIOS
Saída para visita acompanhada por intérprete do património ao Centro Interpretativo da Rota do Românico em Lousada. O projeto expositivo deste equipamento de divulgação do património histórico-cultural distingue-se pelo arrojo da sua arquitetura contemporânea, mas igualmente pelas múltiplas experiências interativas proporcionadas pelos seus conteúdos museográficos. Para além dos espaços de receção, bar e biblioteca, é constituído por uma superfície expositiva de cerca de 650 metros quadrados, distribuídos por um amplo átrio central e por seis salas temáticas: Território e Formação de Portugal; Sociedade Medieval; O Românico; Os Construtores; Simbolismo e Cor; Os Monumentos ao longo dos Tempos. Continuação de circuito para visita guiada ao Mosteiro de Salvador de Paço de Sousa. Continuação de circuito para visita guiada ao Mosteiro de Salvador de Paço de Sousa. Paragem no Memorial da Ermida. 
 
6º DIA – ENTRE-OS-RIOS | SANTO TIRSO | ENTRE-OS-RIOS
Visita ao Núcleo de Roriz em Santo Tirso. Iniciamos o circuito com visita ao Mosteiro de Singeverga. No seu interior conserva-se um valioso espólio de arte sacra, como a píxide de prata dourada e lavrada, decorada com finas peças preciosas assim como coleções de arte africana ou borboletas. Ainda proveniente deste mosteiro é uma custódia em prata dourada e pedraria, setecentista. Continuação de circuito com visita ao Convento de Santa Escolástica e à Igreja Românica de S. Pedro de Roriz. Paragem em Santo Tirso. Tempo livre.
 
11º DIA – ENTRE-OS-RIOS | MOSTEIRO DE SANTA MARIA DE POMBEIRO | MARGARIDE | FELGUEIRAS | ENTRE-OS-RIOS
Saída para visita ao Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro. Localizado na freguesia de Pombeiro de Ribavizela e integrado na Rota do Românico, este foi um dos mais importantes mosteiros beneditinos de Entre Douro e Minho. Fundado em 1102, teve origem numa antiga comunidade monástica. Apesar das extensas obras de que foi alvo nos séculos XVII e XVIII, conserva ainda a planta, os absidíolos e o portal principal da sua fundação medieval. Os capitéis do portal principal são um notável exemplo de escultura românica. Continuação de circuito até Margaride para visita à fábrica do pão de ló de Margaride, que é desde 1888 a fornecedora da Casa Real Portuguesa. Prova de pão de ló de Margaride. Paragem em Felgueiras. Tempo livre. 
 
Mínimo de 35 participantes.
 
Notas importantes:
 
Tendo em conta a génese do programa, a participação no mesmo implica a obrigatoriedade de realização de tratamentos termais nos seguintes termos:
Participantes em quarto individual – obrigatória a realização de tratamentos termais;
Participantes em quarto duplo – obrigatória a realização de tratamentos termais de pelo menos 1 dos participantes;
Participantes em quarto duplo + 3ª pessoa – obrigatória a realização de tratamentos termais de pelo menos 2 dos participantes;
É necessária a indicação nas observações da reserva de quais os participantes que pretendem realizar tratamentos termais.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 640 €

O preço inclui:
  • autocarro de turismo; 
  • 12 noites de alojamento no INATEL Entre-os-Rios; 
  • refeições: 12 almoços e 12 jantares, com bebidas incluídas; 
  • atividades socioculturais a indicar; 
  • animação musical ao vivo (7º e 12º noite); 
  • visitas turístico-culturais conforme programa; 
  • ingressos: Mosteiro de Singeverga, Convento de Santa Escolástica, Igreja Românica de S. Pedro de Roriz, Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro; 
  • provas e degustações conforme itinerário; 
  • animador sociocultural; 
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (10 €);
  • inscrição termal;
  • consulta termal;
  • tratamentos termais;
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel