inatel

social



TERMALISMO E BEM-ESTAR - SÃO PEDRO DO SUL  
Data: 01 a 13 setembro 2019 Partidas: Beja | Évora | Setúbal

Itinerário:
A cura termal é um dos mais antigos tratamentos terapêuticos e com mais provas dadas, assente na utilização das propriedades naturais das águas termais. Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, é usado para aliviar a dor e tratar afeções crónicas. A realização duma cura termal leva os pacientes, consoante as orientações terapêuticas, a um conjunto de tratamentos termais adequados e acompanhados por técnicos profissionais de saúde. As principais vantagens da cura termal assentam no facto de proporcionar ao paciente um tratamento não agressivo, preventivo e sem efeitos secundários, fruto das características das águas termais. Os principais benefícios resultam de uma significativa diminuição da dor, uma clara melhoria da mobilidade, a baixa de consumo de medicamentos e uma conquista sensível de confiança e autonomia. Os mais antigos testemunhos castrejos da utilização das águas termais, no local onde hoje se localizam as Termas de S. Pedro do Sul já têm mais de 2000 anos. Quimicamente as águas das Termas de São pedro do Sul tem a sua exploração em nascente artesiana “nascente termal” com um caudal de 10 litros por segundo e emerge à superfície à temperatura de 68,7 ºC, com pH de 8,89 a 18ºC. Trata-se de uma água doce, com reação muito alcalina, bicarbonatada, carbonatada, fluoretada, sulfidratada, sódica e fortemente silicatada. As Termas de São Pedro do Sul têm como indicação terapêutica as seguintes patologias: doenças do aparelho respiratório, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas e doenças metabólico-endócrinas. De entre as técnicas termais possíveis, destacam-se na reumatologia (imersão em banheira, piscina de recuperação, piscina com hidromassagem fixa, piscina com hidromassagem manual, vapores, pediaix, bertholaix, vapor parcial, duche de jato, duche circular, duche de cachão e duche de massagem), para as vias respiratórias (irrigação nasal, pulverização, nebulização, inalação nasal, bucofaríngeo, aerossol e emanatório) e na medicina de reabilitação (ondas curtas, ultra sons, ionização, parafango, massagem, reeducação motora (individual/grupo), técnicas especializadas cinesioterapia, calor húmido, hidromassagem, estimulação elétrica, parafina, pressões alternativas e microondas).
O INATEL Palace São Pedro do Sul Hotel 4* dispõe de 77 quartos, sala de jogos para adultos, parque infantil, sala de reuniões, piscina exterior e parque de estacionamento privativo. O acesso wi-fi é gratuito.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | TERMAS DE PEDRO DO SUL
Saída para São Pedro do Sul com refeições livres em circuito. Check-in no INATEL Palace S. Pedro do Sul Hotel 4* procedimentos de organização de consultas e inscrições termais. Jantar. Apresentação do programa termal e da região. Alojamento.
 
DO 2º DIA AO 12º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
Manhã e tarde dedicados tratamentos termais e/ou a atividades físicas ou de caráter sociocultural. Refeições servidas no INATEL Palace São Pedro do Sul Hotel 4*.
 
13º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | CIDADES DE ORIGEM
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Regresso.
 
Realização de 3 passeios turístico-culturais:
 
4º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | VOUZELA | TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
Beleza natural, património, história e uma das iguarias mais apreciadas. É desta forma que podemos resumir esta vila beirã: "Vouzela - o Coração do Centro". De grande beleza natural e forte feição rural e tradicional, Vouzela apresenta também um interessante património arquitetónico, como a Igreja Matriz em estilo Românico, o Pelourinho, a Igreja da Misericórdia do século XVIII, a Capela de São Frei Gil datada do século XVII, bem como as várias casas senhoriais e solares, construídos com o típico granito da região. Inicio de visita guiada a Vouzela com uma breve contextualização sobre a localidade e o concelho, passagem pela ponte ferroviária, Igreja Matriz, parque da liberdade, ponte sobre o rio Zela, Casa dos Távoras e museu municipal. A visita termina na Casa Museu onde poderá degustar o folar de Vouzela, beijinhos, vinho verde e chá. Tempo livre. Regresso ao hotel.
 
11º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | VISEU | TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
Cidade capital de distrito, Viseu é o único distrito português que não faz fronteira nem com o mar nem com Espanha. Situada no centro de Portugal, rodeada por serras e pelos rios Vouga e Dão, ergue-se esta cidade, berço de Vasco Fernandes, e importante marco da arte sacra e da arquitetura religiosa. Ocupada desde a época castreja, a história de Viseu está intimamente relacionada com a História de Portugal, desde mítica figura de Viriato, o guerreiro que liderou as tribos lusitanas contra os romanos, até D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal que estabeleceu uma estreita ligação entre com os primeiros anos da fundação da nacionalidade e esta nobre cidade da Beira Alta. Cidade antiquíssima e episcopal, os edifícios negros da cidade são construídos com o granito da região e contrastam com as modernas fachadas brancas. As ruas também nos levam a atravessar a História, dos tempos medievais aos contemporâneos, passando pela Rua D. Duarte e pela Rua do Comércio, aproveitando o comércio tradicional da Rua Direita e passeando tranquilamente na pedonal Rua Formosa, a nova artéria da cidade, onde se encontra o edifício dos Paços do Concelho. Ao longo desta cidade de influências romanas, medievais e judaicas, poderá seguir junto às bonitas muralhas romanas, erguidas em pedra e de forma contínua, hoje ainda possíveis de admirar em duas ou três zonas isoladas: a Porta dos Cavaleiros, a Porta da Senhora do Postigo e a Porta do Soar ou de São Francisco. Circuito pedonal pelo centro histórico. Tempo livre. Lanche. Regresso ao hotel.
 
12º DIA – TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL | CASTRO DAIRE | TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL 
A pitoresca vila de Castro Daire é freguesia e sede de concelho, geograficamente encontra-se situada num cimo de um monte e o seu topónimo tem origem num antigo castro que se encontrava na parte mais alta deste lugar. Visita guiada ao centro histórico de Castro Daire. Inicio de visita no Museu Municipal de Castro Daire. Localizado no centro urbano da vila de Castro Daire, num dos edifícios mais emblemáticos da sua história, conhecido como a Casa da Cerca, este imóvel, de estilo barroco, foi mandado construir no século XVIII por D. Manuel de Vasconcelos Pereira, natural de Castro Daire e Bispo de Lamego e referenciada por Camilo Castelo Branco no "Amor de Perdição". A sua coleção está dividida em quatro grandes áreas: Arqueologia; Alfaia Agrícola; Artes Tradicionais e Tipografia Tradicional. Visita ao Centro Interpretativo do Montemuro e Paiva. Instalado no antigo Solar dos Mendonças, revela um pouco de um vasto território delimitado pela serra do Montemuro e o rio Paiva. Continuação de circuito com visita à igreja matriz A construção da atual Igreja Matriz de Castro Daire ter-se-á iniciado no final do séc. XVII, início do século XVIII, vindo substituir uma igreja medieval com a mesma invocação (S. Pedro). A visita terminará com a degustação do famoso bolo podre. Tempo livre. Regresso ao hotel.
 
Mínimo de 35 participantes.
 
Notas importantes:
  • As Termas de São Pedro do Sul disponibilizam para a realização de tratamentos termais: toalha e roupão;
  • Para a realização dos tratamentos termais é obrigatório: touca e fato de banho
 
Tendo em conta a génese do programa, a participação no mesmo implica a obrigatoriedade de realização de tratamentos termais nos seguintes termos:
  • Participantes em quarto individual – obrigatória a realização de tratamentos termais;
  • Participantes em quarto duplo – obrigatória a realização de tratamentos termais de pelo menos 1 dos participantes;
  • Participantes em quarto duplo + 3ª pessoa – obrigatória a realização de tratamentos termais de pelo menos 2 dos participantes;
É necessária a indicação nas observações da reserva de quais os participantes que pretendem realizar tratamentos termais.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 677 €

O preço inclui:
  • autocarro de turismo;
  • 12 noites de alojamento no INATEL Palace S. Pedro do Sul Hotel 4*;
  • refeições: 12 almoços e 12 jantares, com bebidas incluídas;
  • atividades socioculturais a indicar;
  • animação musical ao vivo (7º e 12º noite);
  • visitas turístico-culturais e lanches degustação conforme programa;
  • animador sociocultural;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (10 €);
  • inscrição termal;
  • consulta termal;
  • tratamentos termais;
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel