inatel

social



TERMALISMO E BEM-ESTAR - MANTEIGAS  
Data: 07 a 19 abril 2019 Partidas: Viana do Castelo | Braga | Aveiro | Porto | Viseu

Itinerário:
A cura termal é um dos mais antigos tratamentos terapêuticos e com mais provas dadas, assente na utilização das propriedades naturais das águas termais. Reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, é usado para aliviar a dor e tratar afeções crónicas. A realização duma cura termal leva os pacientes, consoante as orientações terapêuticas, a um conjunto de tratamentos termais adequados e acompanhados por técnicos profissionais de saúde. As principais vantagens da cura termal assentam no facto de proporcionar ao paciente um tratamento não agressivo, preventivo e sem efeitos secundários, fruto das características das águas termais. Os principais benefícios resultam de uma significativa diminuição da dor, uma clara melhoria da mobilidade, a baixa de consumo de medicamentos e uma conquista sensível de confiança e autonomia. 
Inseridas na Região Hidrotermal de Montanha, a água mineral das Caldas de Manteigas é captada a cerca de 100 metros de profundidade o que lhe garante pureza bacteriológica e estabilidade físico-química. Considerada quimicamente como mineral, natural, sulfúrea, bicarbonatada, sódica e fluoretada, a água, que “nasce” à temperatura de 48 graus centígrados, é utilizada, medicinalmente, para três indicações terapêuticas: aparelho respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas. Várias são as salas e variados, também os tratamentos que pode realizar, consoante a sua patologia e indicação médica. Banho de imersão, duche (jato, leque e escocês), banho de vapor, de Vichy e de hidromassagem são os mais utilizados para esta indicação terapêutica. Podem também ser acompanhados por tratamentos complementares: massagem, ginástica vertebral, tração cervical, calor húmido, ultrassons, infravermelhos, correntes galvânicas e ondas curtas. Na Sala de ORL são tratadas as patologias relacionadas com o aparelho respiratório superior: sinusites, rinites, laringites, traquites, faringites e amigdalites. Na pneumologia, o tratamento incide, sobretudo, na asma brônquica, bronquite crónica, enfisema e bronquiectasias, para tal recorre-se aos aerossóis simples, inalações bocais, irrigações, duches e fisioterapia. Relacionadas com a crenoterapia, os tratamentos variam entre o aerossol termal e ultrassónico, banho de imersão, bertholet à coluna, bolha de ar, duche de agulheta, escocês, subaquático e de Vichy, hidromassagem, nebulização coletiva, piscina e pulverização. No que respeita à fisioterapia e ginásio, os tratamentos incidem na eletroterapia, estufa, ginásio e massagens geral e parcial.
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | CALDAS DE MANTEIGAS
Saída para Caldas de Manteigas com refeições livres em circuito. Check-in no INATEL Manteigas Hotel 3* procedimentos de organização de consultas e inscrições termais. Jantar. Apresentação do programa termal e da região. Alojamento.
 
DO 2º DIA AO 12º DIA | CALDAS DE MANTEIGAS
Manhã e tarde dedicados tratamentos termais e/ou a atividades físicas ou de caráter sociocultural. Refeições servidas no INATEL Manteigas Hotel 3*
 
13º DIA – CALDAS DE MANTEIGAS | CIDADES DE ORIGEM
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Regresso.
 
Realização de 3 passeios turístico-culturais em autocarro:
 
4º DIA – CALDAS DE MANTEIGAS | VALE GLACIAR DO ZÊZERE | COVÃO DA AMETADE | PIORNOS | TORRE | LAGOA COMPRIDA | SABUGUEIRO | PENHAS DOURADAS | CALDAS DE MANTEIGAS
Nesta visita levámo-lo a percorrer uma parte da Serra da Estrela até ao seu ponto mais elevado. Passagem pelo Vale Glaciar do Zêzere, com uma extensão de 13kms é um dos maiores da Europa. Esta maravilhosa dádiva da Natureza e, ao mesmo tempo, uma lição a céu aberto sobre os vestígios da última época de glaciação, existe há milhares de anos e está integrado no Parque Natural da Serra da Estrela e Rede Natura 2000. Passagem por Covão de Ametade, uma depressão situada na base dos Cântaros e local onde nasce o rio Zêzere e Piornos, um local com ótima vista sobre o Planalto da Torre, os Cântaros, a Nave de Santo António e as moreias do Poio do Judeu e Alforfa. Paragem na Torre. Localizada no topo na imensa Serra da Estrela, no concelho de Seia, e é o símbolo do segundo ponto mais alto de Portugal, situado a 1993 metros de altura. Após paragem segue-se caminho até à Lagoa Comprida. É uma paisagem única, devido ao modelado das suas formas, fruto de fenómenos geológicos e climatéricos verificados ao longo do tempo, e pela singularidade do seu coberto vegetal. Continuação até à aldeia de Sabugueiro, conhecida como “a aldeia mais alta de Portugal”. Nela residem cerca de 700 habitantes que se ocupam, fundamentalmente, no setor turístico. Regresso a Manteigas passando por Penhas Douradas. 
 
6º DIA – CALDAS DE MANTEIGAS | BELMONTE | CALDAS DE MANTEIGAS
Terra de Pedro Álvares Cabral, situada em plena Cova da Beira e com ampla vista sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, a vila de Belmonte justifica plenamente as características que lhe terão dado o nome. Terra solarenga, de boas gentes, paisagens sem fim e uma história de séculos merece a nossa visita. Realização de circuito pelo centro histórico com visita Museu Judaico e o Museu à Descoberta do Novo Mundo. Tempo livre. Regresso ao hotel.
 
11º DIA – CALDAS DE MANTEIGAS | SEIA | CALDAS DE MANTEIGAS
Situada na encosta sudoeste da Serra da Estrela, Seia é o local privilegiado de encontro com a natureza. Na cidade de Seia, sede de concelho, merecem referência, a nível do património construído, a igreja Matriz, a igreja da Nossa Senhora do Rosário, a capela de São Pedro, templo quinhentista de raiz românica, o solar dos Botelhos, que na fachada norte exibe duas belas janelas manuelinas, e o conjunto monumental constituído pela igreja da Misericórdia, a Casa do Despacho e o solar da família Miranda Brandão, onde funciona a Biblioteca Municipal. Visita ao CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela). Esta é uma estrutura do Município de Seia vocacionada para a promoção do conhecimento e divulgação do património ambiental da serra da Estrela, que apresenta como objetivos principais: promover atividades no âmbito da interpretação da natureza, apoiar a investigação científica, desenvolver projetos de educação ambiental e fomentar o turismo de natureza. Após visita continuação de circuito pedonal pelo centro histórico. Tempo livre. Regresso ao hotel.
 
Mínimo de 35 participantes.
 
Notas importantes:
A unidade hoteleira INATEL Manteigas está dividida em 3 edifícios:
Edifício Principal – onde se encontram localizados a receção, restaurante e bar;
Casa da Roda AL – localizado a 500 metros do edifício principal, alojamentos sem ar-condicionad;
Casa do Pastor – localizada a 100 metros do Edifício Principal.  
 
Os participantes ficarão alojados nos 3 edifícios (Edifício Principal, Casa da Roda e Casa do Pastor) mediante escolha direta no momento da reserva e consoante disponibilidade de alojamento.
 
As Caldas de Manteigas disponibilizam para a realização de tratamentos termais: toalha e roupão;
Para a realização dos tratamentos termais é obrigatório: touca e fato de banho
 
Tendo em conta a génese do programa, a participação no mesmo implica a obrigatoriedade de realização de tratamentos termais nos seguintes termos:
Participantes em quarto individual – obrigatória a realização de tratamentos termais;
Participantes em quarto duplo – obrigatória a realização de tratamentos termais de pelo menos 1 dos participantes;
Participantes em quarto duplo + 3ª pessoa – obrigatória a realização de tratamentos termais de pelo menos 2 dos participantes;
É necessária a indicação nas observações da reserva de quais os participantes que pretendem realizar tratamentos termais.

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 640 €

O preço inclui:
  • autocarro de turismo;
  • 12 noites de alojamento no INATEL Manteigas Hotel 3*, Casa da Roda AL e Casa do Pastor;
  • refeições: 12 almoços e 12 jantares, com bebidas incluídas;
  • atividades socioculturais a indicar;
  • animação musical ao vivo (7º e 12º noite);
  • visitas turístico-culturais conforme programa;
  • ingressos: CISE; Museu Judaico e o Museu à Descoberta do Novo Mundo;
  • animador sociocultural;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (10 €);
  • inscrição termal;
  • consulta termal;
  • tratamentos termais;
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel