inatel

social



PÁSCOA EM BRAGA - SEMANA SANTA  
Datas: 16 a 21 abril 2019 Partidas: Setúbal | Lisboa | Leiria | Coimbra

Itinerário:
Com mais de 2000 anos de história, Braga é a mais antiga cidade portuguesa e uma das cidades cristãs mais antigas do mundo. A Semana Santa de Braga é um dos expoentes máximos de um vasto programa turístico-cultural, e que seduz e atrai quem visita a cidade de Braga, conhecida por vários merecedores cognomes, tais como "cidade dos arcebispos" e "Roma portuguesa", e onde o som duradouro dos sinos das suas inúmeras igrejas e capelas ecoa no coração de quem visita a cidade e provoca um sentimento nostálgico de saudade e vontade de regressar.
De todas as que se realizam em Portugal, a Semana Santa de Braga é sem dúvida a mais imponente. Os visitantes procuram essencialmente as grandes procissões noturnas que se caracterizam pelas centenas de figurantes e onde se conjugam harmoniosamente elementos da liturgia e da religiosidade popular, bem como antigas tradições e inovação. Assista ao Cortejo bíblico ‹‹Vós sereis o meu povo››, mais conhecida como a Procissão da Burrinha, à Procissão do Senhor "Ecce Homo" e à Procissão do Enterro do Senhor.
 
1º DIA - CIDADES DE ORIGEM | SAMEIRO
Saída com destino a Braga com refeições livres em circuito. Chegada ao Hotel João Paulo II 3* no Sameiro. Jantar e alojamento.
 
2º DIA – SAMEIRO | PONTE DE LIMA | BRAGA | SAMEIRO
Saída para visita a Ponte de Lima. Passeio pedestre pelo centro histórico desta vila lendária e senhorial, mais antiga de Portugal, banhada pelo rio Lima. Almoço em restaurante local. Tempo livre. Regresso a Braga. Jantar no hotel. Saída para assistência ao Cortejo bíblico ‹‹Vós sereis o meu povo››. Também conhecida popularmente por Procissão de Nossa Senhora da «burrinha», é organizada, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor, este eloquente cortejo apresenta a pré-história do Mistério Pascal de Jesus que a Igreja celebra nos dias seguintes. Desde o chamamento de Abraão, passando pela era dos Patriarcas, pela escravidão no Egipto e gesta libertadora de Moisés (prefiguração de Cristo), até à infância de Jesus, incluindo a sua fuga para aquele país com José e Maria com o Menino montada numa burrinha, desfilam, em sucessão cronológica e em verdadeira catequese viva, profetas, reis, figuras eminentes, símbolos e quadros bíblicos do Antigo Testamento. No essencial, assim é figurada a Aliança de Deus com o seu povo ― «Vós sereis o meu povo» ― e prefigurada a Nova Aliança que será selada com o sangue de Cristo. Em hora a combinar regresso ao hotel. Alojamento.
 
3º DIA – SAMEIRO | BARCELOS | BRAGA | SAMEIRO
Saída em direção a Barcelos. Oportunidade de visitar a cidade no dia mais movimentado: Dia de Feira semanal. Esta é uma das mais mediáticas feiras de Portugal. Realiza-se semanalmente, às quintas-feiras. Constitui uma tradição já antiga. Rica em cor, tipicidade, produtos hortícolas, artesanato e diversidade de produtos regionais onde se pode sentir a alma e a cultura das gentes do Minho e de Barcelos em particular. Por tudo isto, que apenas é simplicidade e autenticidade, esta é uma das Feiras portuguesas mais conhecidas da Europa. Almoço livre. Em hora a indicar regresso a Braga. Tarde livre em Braga. Regresso ao hotel. Jantar no hotel. Saída para assistência à Procissão do Senhor "Ecce Homo". Organizada desde tempos antigos pela Irmandade da Misericórdia, esta procissão evoca o julgamento de Jesus. Abre o cortejo o exótico grupo dos farricocos com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuçados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder). Daí chamar-se também «Procissão dos Fogaréus». Integrados na procissão, os fogaréus evocam os guardas que, munidos de archotes, foram, de noite, prender Jesus. A imagem do Senhor «Ecce Homo» (ou «Senhor da cana verde») representa o Cristo que se declarara rei e que o governador romano pôs a ridículo pondo-lhe na mão um simulacro de cetro (uma cana verde). Foi assim que Pilatos o apresentou à multidão, dizendo: ― «Eis aí o Homem!». Além de muitas figuras alegóricas da Ceia e do julgamento de Jesus, desde 2004 incorporam-se na procissão alegorias das catorze obras de misericórdia, bem como figuras históricas ligadas à fundação e à história das Misericórdias, especialmente à de Braga. Em hora a indicar regresso ao hotel. Alojamento.
 
4º DIA – SAMEIRO | BOM JESUS | BRAGA | SAMEIRO
Saída para visita aos Santuários de Nossa Senhora do Sameiro e do Bom Jesus do Braga. Tempo livre. Almoço no hotel. Saída para visita guiada ao centro histórico de Braga ou em alternativa possibilidade de assistência à Celebração da Paixão e Morte do Senhor e Procissão Teofórica do Enterro, na Sé Catedral. Este é um costume trazido de Jerusalém pelo Convento de Vilar de Frades, no séc. XV ou XVI, daí passou a muitas catedrais. Abolido no séc. XVII, manteve-se na catedral bracarense. Nesta impressionante procissão, o Santíssimo Sacramento, encerrado num esquife coberto de um manto preto, é levado pelas naves da Catedral — daí o nome de procissão teofórica (que transporta Deus) — e deposto em lugar próprio para a veneração dos fiéis. Os acompanhantes cobrem o rosto em sinal de luto. Dois meninos ou duas senhoras, alternando com responsórios do coro, cantam em latim e em tom de comovido. Regresso ao hotel. Jantar. Saída para assistência à Procissão do Enterro do Senhor. Organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandades da Misericórdia e de Santa Cruz e Comissão da Semana Santa, esta imponente procissão ― de todas a mais solene e comovente ― leva pelas ruas da Cidade o esquife do Senhor morto. É precedido por um andor com a cruz despida e seguido pelo da Senhora das Dores. Acompanham-no aquelas e outras irmandades, cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé, corporações diversas e autoridades. Em sinal de luto, os Capitulares e os membros das Confrarias vão de cabeça coberta. Para mostrar a sua dor, as figuras alegóricas ostentam um véu de luto. As matracas dos farricocos vão silenciosas. As bandeiras e estandartes, com tarja de luto, arrastam-se pelo chão. Em hora a indicar regresso ao hotel. Alojamento.
 
5º DIA – SAMEIRO | GUIMARÃES | SAMEIRO
Saída para visita a Guimarães. Paragem no Santuário de Nossa Senhora da Penha. Visita ao centro histórico da cidade. Almoço em restaurante local. Tempo livre na cidade. Regresso ao hotel. Jantar. Saída para assistência à Vigília Pascal e Procissão de Ressurreição. Para a Vigília Pascal convergem todas as celebrações da Semana Santa e mesmo de todo o Ano Litúrgico. Lembrando a grande noite de vigília do povo hebreu no Egipto, aguardando a hora da libertação (Ex 12), nela celebram os cristãos a sua própria redenção pelo mistério da Ressurreição de Cristo. A Vigília Pascal é uma soleníssima celebração e integra quatro partes: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística. Conclui com a Procissão da Ressurreição. Regresso ao hotel. Alojamento.
 
6º DIA – SAMEIRO | CIDADES DE ORIGEM
Regresso às cidades de origem.
 
Mínimo 35 pessoas.
 
Notas: a ordem das visitas poderá ser alterada sem que afete o seu conteúdo. Aconselha-se calçado e roupa confortável.


PREÇO POR PESSOA DESDE: : 359 €

O preço inclui:
  • circuito em autocarro;
  • 5 noites de alojamento no Hotel João Paulo II 3* (Sameiro); 
  • refeições: 1 almoços, 5 jantares, com vinho e água incluídos no hotel;
  • 1 almoço em Ponte de Lima; 
  • 1 almoço em Guimarães;
  • passeios e visitas conforme itinerário;
  • guia oficial ½ no 4º dia em Braga;
  • assistente acompanhante;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (10€);
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel