inatel

social



IRÃO, DESCOBRINDO OS TESOUROS DA ANTIGA PÉRSIA  
Data: 25 de abril a 07 de maio Partida: Lisboa

Itinerário:
O Irão, anteriormente conhecido como Pérsia, é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo. O Irão é um país rico em cultura, riquíssimo em história e sabedoria, este é um país que surpreende todos os viajantes, com especial relevo para a hospitalidade ilimitada do seu povo. Veremos construções seculares exibindo belos monumentos perfumados com fantásticos jardins. Aldeias que resistem ao tempo. As mais fascinantes mesquitas. Os mais belos palácios e importantes lugares sagrados. O Irão tem muitos mistérios a serem descobertos! Nesta aventura iremos viajar da Antiga Pérsia aos Tempos Modernos, passando por Shiraz - a cidade das flores e dos poetas, Yazd - a Jóia do Deserto, a mística Isfahan - com os seus belos edifícios e majestosas ponte, Qom - a cidade sagrada e ainda Persopolis, a pitoresca Abyaneh e, claro, a fervilhante e impressionante Teerão. Uma viagem completa e em pensão completa!
 
 
1º DIA – CIDADE DE ORIGEM | FRANKFURT | TEERÃO
Comparência no aeroporto para encontro com o assistente INATEL, formalidades de embarque e partida em voo com destino à capital do Irão, via cidade europeia. Assistência à chegada nas formalidades pelo representante local e transfer para o hotel. Jantar e alojamento em hotel de 4*.
 
2º DIA – TEERÃO                            
Dia dedicado à visita da cidade de Teerão. Começaremos pelo Museu das Carpetes, o qual alberga mais de 100 peças das mais extraordinárias de todo o Irão, aqui teremos a oportunidade de ver uma enorme variedade de carpetes elaboradas artesanalmente. Continuaremos pelo Complexo Sa’ad Abad que compreende uma área de 1.100.000 metros quadrados e 18 magníficos palácios históricos, dos quais visitaremos apenas dois. Este complexo foi construído e habitado por monarcas Qajar durante o século XIX. Após uma ampliação do complexo, Reza Shahof da dinastia Pahlavi viveu aí em 1920 e o seu filho mudou-se para o Palácio em 1970. Depois da revolução de 1979 o complexo transformou-se em museu. Almoço em restaurante tradicional iraniano. De tarde continuação da nossa visita com o Museu Reza Abassi situado em Seyed Khandan. O nome do museu é em honra a um dos artistas do período Safávida e alberga a única coleção de arte persa que remonta ao segundo milénio antes de Cristo, tanto das épocas pré-islâmica como da época islâmica. No fim da tarde visita à torre de telecomunicações Milad, é a torre mais alta do mundo com 435 metros desde a sua base até à antena. Jantar e alojamento no hotel.
 
3º DIA –  TEERÃO | SHIRAZ                             
Continuação das nossas visitas, agora ao Museu Nacional do Irão, composto por dois complexos: O Museu do Antigo Irão inaugurado em 1937 e o Museu de Arte Islâmica inaugurado em 1972. Do seu espólio constam utensílios históricos que remontam à época medieval, vários objetos de cerâmica, metal, têxtil, livros e moedas. Observaremos ainda a evolução da humanidade através de uma exibição de relíquias históricas. Visita ao Palácio Golestan, antigo complexo real da era Qajar na capital do país. Este é um dos monumentos históricos mais antigos do património mundial e pertence a um grupo de edifícios reais que antigamente se encontravam rodeados pelas paredes de barro da cidadela de Teerão. Conta com jardins e edifícios reais assim como várias coleções de artesanato do país e várias ofertas europeias dos seculos XVIII e XIX.  Por fim passeio pelo Bazar , este representa a vida económica do país e onde se desenrolam grande parte das relações sociais dos cidadãos. Almoço em restaurante. Terminamos as nossas visitas no Museu Nacional das Jóias, onde estão expostos dois dos maiores diamantes do mundo, um deles o Darya-e-Noor que significa mar de luz. No final desta visita transfer para o aeroporto para formalidades de embarque e partida em voo interno com destino à cidade de Shiraz. Chegada, assistência e transfer para o hotel. No caminho visita de Shah-e Cherag, um dos santuários mais belos do Irão com uma fabulosa cúpula iluminada e decorada com espelhos. Chegada ao hotel para jantar e alojamento.
 
4º DIA  – SHIRAZ                             
Dia dedicado a visitas em Shiraz. Esta cidade é conhecida como o berço da cultura persa e tem sido o coração da mesma desde há mais de 2.000 anos. Em tempos foi a capital do País. A Shiraz associamos a poesia, os jardins, as rosas e os rouxinóis… Cedo, pela manhã, é o momento ideal para desfrutar dos melhores lugares de interesse histórico de Shiraz que datam da época em que era capital da dinastia Zand. O seu glorioso Palácio Karim Khan, a bela arquitetura  de Sary-e-Moshir , a Mesquita Nasir Almok, a esplêndida Mesquita Vakil e o Bazar que se situa perto da mesma ,repleto de lojas com lembranças étnicas. Almoço em restaurante tradicional de Shiraz. Esta cidade foi casa dos famosos poetas Hafez e Saadi assim como de vários sítios arqueológicos de diferentes épocas algumas remontando a mais de 6.000 anos. Hafez é um dos poetas que mais impressionou o mundo inteiro pela sua arte, os seus poemas evocam sensações e sentimentos particulares, e o jardim que alberga o seu túmulo é um nicho de paz e tranquilidade. Saadi, poeta, filósofo e místico se conhece como o pai do turismo pois há mais de sete séculos viajou por diferentes países e cidades recolhendo várias das suas vivências em verso e prosa em dois livros denominados Boustan e Golestan, os quais nos dão tanto não só em informação histórica como também em inspiração. Possibilidade de render homenagem a estes dois poetas durante a visita aos seus túmulos. De tarde visitaremos o Mausoléu Ali-Ebn-e-Hamzeh, que nos irá maravilhar pelo seu esplendor. Passearemos pelos jardins Nama Jahan debaixo dos seus enormes e orgulhosos cedros.  Finalmente, visitaremos o Jardim Delgosha e Tumulo Khajoy-e-Kermani,  de onde a vista panorâmica da cidade de Shiraz lhe dará uma recordação memorável. Jantar e alojamento no hotel. 
 
5º DIA –  SHIRAZ | PERSEPÓLIS | NECROPOLIS | SANG-E-SIA                      
Após o pequeno-almoço, excursão a Persepólis. Literalmente, Persépolis significa capital da Pérsia e contém um impressionante complexo de palácios inspirados no estilo mesopotâmico. A importância e qualidade destas monumentais ruínas convertem-na num lugar arqueológico único. Parece que o Rei Dário planeou este impressionante complexo de palácios não só como sede de governo, mas também como centro turístico e para várias receções e celebrações de festas reais como é o Nowroz. Continuação com a visita da Necrópolis. Situada em frente da montanha de Rahmat, é o local onde estão enterrados os reis Aqueménidas. Podemos observar os baixos relevos que datam dos períodos Elamita e Sasánida. Almoço em restaurante. De tarde, continuação pelo bairro histórico e cultural de Sang-e-sai que quer dizer pedra negra. Visitaremos o Santuário de Bibidokhtaran, com a sua arquitetura única, da qual salientamos a cúpula de Soltaniyeh, em Zanjan, a terceira maior cúpula do mundo depois das cúpulas da Catedral de Florença e da Mesquita de Santa Sofia em Istambul. A sua importância na cultura muçulmana equipara-se com a cúpula de Brunelleschi para a arquitetura cristã. Ali verá o cipreste histórico da Mesquita de Mirhadi, a Mesquita Moshir e uma igreja arménia que, se desejar, poderá igualmente visitar. Visita do túmulo de Sibooyeh e às casas históricas de Moayedi, Mostafavi e Nematollahi, atualmente pertença da cadeia de hotéis tradicionais Niayesh. Pode observar a evolução da arquitetura iraniana desde a era de Qajar até a nossa era. Igualmente podemos observar alguns dos elementos caraterísticos da decoração das casas antigas da época Pahlavi, tais como os pátios interiores e os quartos ao redor da mesma, fonte, shahneshin, orsi, panjdari e gushvareh. O dia termina com um jantar típico Shiraz em restaurante tradicional. Regresso ao hotel para alojamento. 
 
6º DIA – SHIRAZ | PASARGADAE | YAZD 
Partida para Pasargadae, capital do império Aqueménida no tempo de Ciro, o Grande, o qual ordenou a sua construção em 559-530 a.C. É também aqui que se encontra o seu túmulo. Esta cidade é considerada património da humanidade pela UNESCO. Almoço em restaurante, jantar e alojamento em Yazd, cidade mais antiga do mundo e construída em barro e rodeada pelos 4.000 metros do Monte Shirkouh e de grandiosos desertos. Esta cidade está igualmente repleta de antigas mesquitas de impressionante beleza.  
 
7º DIA – YAZD  
Dia dedicado à visita desta antiga cidade. A coexistência dos templos do fogo, junto de vários lugares sagrados surpreende todos os visitantes. Visita da Mesquita de Jameh, cidade antiga de Yazd, com uma cúpula do século XV ficou conhecida como a prisão de Alexandre Magno, através da referência de um poema de Hafez. Apesar de ser incerto que o poço no centro do pátio tenha sido construído por Alexandre Magno e utilizado como masmorra, o edifício é digno de ser visitado e inclui o acesso a vários ateliers artesanais.  Continuação da visita ao túmulo dos doze imãs, construído em azulejo no início do séc. XI e que forma um dos lados da rua Zaiee e o coração do bairro histórico. As inscrições outrora muito detalhadas, levam os nomes dos imãs Chiíes apesar de nenhum estar aqui enterrado. Continuamos a nossa visita agora ao Jardim de Dowlatab construído em estilo arquitetónico persa o qual atrai milhares de turistas nacionais e estrangeiros. Continuação para o Museu da Água de Yazd. Este museu com 124 anos de antiguidade exibe as ferramentas e a técnicas utilizadas durante os últimos 4.000 anos para criar canais subterrâneos, os chamados qanats, que levavam a água até às cidades e aos campos para uso agrícola. O edifício onde se situa o museu foi antigamente a casa de um comerciante construída em 1929. Existem qanats debaixo do museu a diversos níveis aos quais se acede através de uma escada chamada de Payab. Este museu exibe ainda uma grande variedade de objetos desde os empregados nos qanats até aos documentos de propriedade da água. É, sem dúvida, um dos mais importantes lugares de interesse desta cidade. Por fim, visitaremos vários ateliers de artesanato e fábricas de doces. Jantar e alojamento no hotel.
 
8º DIA –  YAZD | MEYBOD | NAIN | VARZANEH | ISFAHAN  
Distância percorrida: aproximadamente 300Km
Partida para uma nova etapa da nossa aventura, com destino à cidade de Isfahán. No caminho visitaremos Meybod, que remonta à época pré-islâmica. Esta cidade foi a capital do Irão no período de Mazaffarid. O Reino de Mozaffarid teve a sua origem em Meybod onde nasceu o seu primeiro rei. Um dos castelos mais antigos do Irão é o Castelo Narin, em Meybod, que remonta à época Sasánida anterior à chegada do Islão ao Irão. É considerado um dos edifícios de grande interesse nacional. Este antigo castelo foi construído em cima da colina Galeen e domina toda a cidade. Continuação até Nain, também conhecida como a cidade das cisternas e onde se podem encontrar cerca de 80 destas construções. Há mais de 3.000 anos os persas aprenderam a construir aquedutos subterrâneos (qanats) para levar a água das montanhas até às planícies. Na década de 1960 este sistema proporcionava mais de 70% do abastecimento de água no Irão. Nain é um dos melhores lugares em todo o mundo para ver estes qanats em funcionamento. Destaque também para a Mesquita de Jameh uma das primeiras quatro mesquitas construída no Irão depois da invasão árabe, o castelo pré-islâmico de Narenj, a casa tradicional de Pirnia, o velho Bazar, Rigareh - um moinho de água do qanat e um zurkhaneh, lugar para o desporto tradicional.  Terminaremos o nosso dia com a visita de Varzaneh famosa pelo seu espetacular deserto de altas dunas de areia. Outras atrações em Varzaneh são as terras húmidas de Gavkhouni e a montanha negra, o lago de sal, a Mesquita Jameh de Varzaneh, a ponte velha a cidadela de Ghoortan, as torres das pombas, o complexo dos cameleiros, o complexo do poço de bois, a caravana os depósitos de água e as torres de vento, sem esquecer os trajes únicos das mulheres de Varzaneh, que contrariamente ao resto do país, usam xadores brancos em vez dos negros habituais. Almoço numa casa local de Varzaneh e continuação até Isfahán. Chegada jantar e alojamento no hotel. 
 
9º DIA – ISFAHAN  
Manhã dedicada à visita de Isfahán. Esta cidade lendária enfeitiça cada um dos seus visitantes, é a pérola da arquitetura islâmica tradicional, apesar de ter sido renovada por vários novos artistas contemporâneos. Isfahán orgulha-se dos seus fascinantes palácios e jardins históricos, assim como das suas pontes pitorescas. A lenda conta que foi fundada na época de Tahmoures e que por sua glória recebeu o nome de “Isfahán, a metade do mundo”. O nosso tour de dia completo inclui o Palácio de Chehel Sotoun, construído por Shah Abbas II para seu entretenimento e recepções,. O seu nome em persa significa 40 colunas e foi inspirado nas vinte colunas de madeira que decoram a entrada do pavilhão e do reflexo destas na água da fonte. Continuação pela famosa Praça do Imã Naqsh-e-Jahan, a segunda maior do mundo depois da praça Tiananmen em Pequim. Ao redor da imensa praça há várias ruas que ligam a um dos bazares mais famosos do Irão. Continuaremos com o Palácio de Ali Qapu, cujo nome  “Ali” em persa significa “ Ali “ -  Imperial e “Qapu” e que no Azerbaijão quer dizer porta , uma vez que este se localizava à entrada dos palácios Safávida que se estendiam desde a Praça até à avenida Chahar-Baq. Por fim visitaremos a Mesquita do Imam e a Mesquita Sheikh Lotfollah para desfrutar das suas belezas arquitetónicas. Almoço e resto de tarde livre para passear pela cidade ou realizar algumas compras no bazar. Jantar e alojamento no hotel. 
 
10º DIA – ISFAHAN  
Mais uma manhã dedicada à visita de Isfahán. Hoje visitaremos a Mesquita de Jameh, a Catedral Arménia de Vank, uma das mais belas do mundo, o Mausoléu do Sufi Monar Jimban com os seus minaretes e pontes medievais e por fim a Ponte de Allahverdi Khan vulgarmente conhecida como Si-o-seh pol, a ponte das trinta e três colunas que é um dos exemplos mais famosos da época Safávida  e a ponte mais comprida sobre o rio Zayandeh (com 297,76 metros). Almoço e resto tarde livre para passear pela cidade ou realizar algumas compras no bazar. Jantar e alojamento no hotel.
 
11º DIA – ISFAHAN | ABYANEH | KASHAN 
Pequeno-almoço e partida para Kashan com várias paragens e visitas pelo caminho. Primeira paragem será Natanz uma cidade situada a 70 km sudoeste de Kashan de clima especial e famosa pelas frutas de produção local. Vários santuários salpicam a região como é o caso do santuário do Xeique Sufi Abd al Samad, que data de 1304.  Continuação para visita ao Castelo de Tarq da era Sasánida, situado no povoado de Tarq Rud. Prosseguimos para a aldeia de Abyaneh – a famosíssima aldeia vermelha, inscrita como património mundial da UNESCO, em Barzrud, situada no sopé do Monte Karkas e nas proximidades do deserto. Na parte superior da aldeia assentam as ruínas de uma fortaleza da era Sasánida. O dialecto desta aldeia conservou algumas características da língua persa media, o idioma que se falava nesta era. Tempo para apreciar e fotografar a beleza desta aldeia - uma das mais pitorescas do Irão. Visitá-la significa reviver o passado, pois os seus habitantes vivem e vestem-se ao estilo original persa. Almoço no caminho e chegada a Kashan para jantar e alojamento no hotel.
 
12º - 13º DIA  –  KASHAN | QOM | AEROPORTO DE IKA - TEERÃO | REGRESSO 
Último dia para nos despedirmos do Irão e dos Tesouros da Antiga Pérsia. Em Kashan, visita das casas históricas de Borujerdiha e Tabatabaeiha, lugares de interesse histórico da era Qajar, do Jardim de Fin - jardim histórico ao estilo tradicional persa, terminado em 1590 e um dos mais antigos do Irão.  Almoço e saída de Kashan para visitar Qom e o Santuário de Fatema Masumeh. Qom é considerado pelos muçulmanos xiitas como a segunda cidade sagrada depois de Mashhad. No final do dia, jantar em restaurante e transfer para o aeroporto de Ika. Assistência nas formalidades de embarque e regresso a Lisboa via cidade de conexão, noite e refeições a bordo. Chegada na manhã do dia 13º. Fim dos nossos serviços.
 
Mínimo de 19 participantes 
 
NOTA: Por motivos alheios à Fundação INATEL, o programa poderá sofrer alterações.
 
Hotéis previstos: 4* (ou similares)
Teerão: Hotel Eskan Alvand http://eskanhotel.com/index/home
Isfahan: Hotel Safir https://safirhotel.net/
Kashan: Hotel Ariana http://arianahotelspa.com/
 
Voos previstos (sujeitos a alterações):
LH1173  25APR  LISFRA       0730 1130  
LH 600   25APR  FRAIKA      1405 2135  
LH 601   07MAY  IKAFRA     0245 0545  
LH1166  07MAY  FRALIS      0915 1115   

 



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 2222 €

O preço inclui:
  • passagem aérea em voos regulares da Lufthansa: Lisboa | Frankfurt | Teerão e regresso, com direito a 23kg de bagagem (1 volume); 
  • voo interno Teerão-Shiraz; 
  • 11 noites de alojamento e pequeno-almoço em hotéis de 4*; 
  • circuito em autocarro; 
  • taxas de aviação (75€ - sujeitas a alterações até à data de emissão das passagens aéreas); 
  • 23 refeições: 11 almoços e 12 jantares; 
  • guia local acompanhante em português (ou espanhol);
  • todas as visitas e entradas mencionadas como incluídas; 
  • visto de entrada e tramitação do processo (carta de autorização); 
  • guia oficial; 
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (10€);
  • bebidas às refeições; 
  • quaisquer serviços não mencionados, como bagageiros, telefonemas, gratificações, taxas de cidade, etc.




Inatel