inatel

social



TERMALISMO E BEM-ESTAR - MANTEIGAS  
Datas: 07 a 19 outubro Partidas: Porto | Espinho l Aveiro

Itinerário:
Situado no deslumbrante vale do rio Zêzere, rodeado pela beleza ímpar do Parque Natural da Serra da Estrela, encontra-se o Inatel Manteigas Hotel *** & Casa da Roda AL. Beneficiando da paisagem envolvente, os quatros edifícios que compõem a unidade distribuem-se harmoniosamente por um extenso e cuidado jardim.
Integrado no complexo do hotel, os hóspedes podem ainda beneficiar de um moderno health club que eleva o conceito de saúde e bem-estar a outro patamar com uma unidade de fitness com equipamento para treino funcional, fisioterapia e musculação, um campo de ténis, um balneário termal com piscina de água mineral e ainda uma sala de sauna e banho turco e de um centro de massagens, com programas terapêuticos e de relaxamento. As Caldas de Manteigas estão inseridas na Região Hidrotermal de Montanha. A água mineral é captada a cerca de 100 metros de profundidade o que lhe garante pureza bacteriológica e estabilidade físico-química. As suas caraterísticas únicas são indicadas para doenças do Aparelho Respiratório (ORL e Pneumologia) e Doenças do Aparelho Locomotor (Reumáticas e músculo-esqueléticos). As Termas são um excelente meio de prevenção de diversas patologias e um ótimo local para descanso e recuperação da forma física e mental. 
 
1º DIA – CIDADES DE ORIGEM | MANTEIGAS
Saída para Manteigas com almoço livre em circuito. Check-in no Inatel Manteigas Hotel *** & Casa da Roda AL e procedimentos de organização de consultas e inscrições termais. Jantar. Brinde de boas-vindas e apresentação do programa termal e da região. Alojamento.
 
2º DIA – MANTEIGAS
Manhã e tarde dedicadas a inscrição clínica, consulta de hidrologia médica e tratamentos termais. Almoço e jantar no hotel. Sessão de esclarecimento sobre “Saúde Termal”. Vantagens e desvantagens de uma correta alimentação, as quantidades necessárias de ingestão de água e os benefícios da água termal. Alojamento.
 
3º DIA – MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Circuito pedonal para reconhecimento da localidade de Manteigas. Recomenta-se roupa e calçado confortável, água e proteção solar. Jantar. Noite de animação musical ao vivo. Alojamento.
 
4º DIA – MANTEIGAS | VALE ROSSIM | SABUGUEIRO | LAGOA COMPRIDA | TORRE | VALE GLACIAR DO ZÊZERE
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no Hotel. Saída para visita acompanhada por técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) com circuito pela Serra da Estrela com especial enfoque nos seguintes locais: O Vale Rossim: situado nas Penhas Douradas a uma altitude de 1437 metros e considerado o maior glaciar da Europa. O Sabugueiro: uma das mais extensas freguesias de todo o Parque Natural da Serra da Estrela e localizado a 1.100 metros de altitude, a meio caminho do ponto mais alto, no Planalto Central. A Lagoa Comprida: é a mais conhecida e a maior das lagoas do maciço superior da Serra da Estrela, construída a partir de uma lagoa natural, constitui o principal reservatório de água da serra da Estrela. A Torre: o ponto de maior altitude da Serra da Estrela. O Vale Glaciar do Zêzere: de origem glaciária estende-se por um comprimento de cerca de 13 quilómetros desde da nascente do Zêzere até à vila de Manteigas. Regresso a Manteigas. Jantar e alojamento.
 
5º DIA – MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Atividade sócio cultural dedicada ao Burel: “A Autenticidade do Burel”. Este é um tecido 100% lã de ovelha, desde sempre associado à Serra da Estrela, à montanha, aos pastores e às suas capas. A autenticidade do Burel resulta de uma sequência de operações específicas no processo de fabrico. Todas as explicações e saberes serão transmitidas por especialista, que proporcionará uma viagem por um tecido de origem medieval. Jantar com acompanhamento musical ao vivo. Alojamento.  
 
6º DIA – MANTEIGAS | SEIA | MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Saída para Seia e visita ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela. A interpretação da natureza consiste num conjunto de atividades organizadas com o intuito de auxiliar o público a compreender o mundo natural, proporcionando, simultaneamente, uma justificação para a sua conservação. Neste contexto, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela oferece condições para transmitir os conhecimentos que permitem compreender a dinâmica natural da área da serra da Estrela. Tempo livre em Seia para circuito na localidade. Regresso. Jantar e alojamento.
 
7º DIA – MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Exercícios de manutenção no ginásio e nos equipamentos de manutenção física disponíveis na Unidade Hoteleira. Jantar. Noite Tradicional com animação musical. Alojamento.
 
8º DIA – MANTEIGAS | BELMONTE | MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Saída para visita a Belmonte. Terra de Pedro Álvares Cabral, situada em plena Cova da Beira e com ampla vista sobre a encosta oriental da Serra da Estrela, a vila de Belmonte justifica plenamente as características que lhe terão dado o nome. Visita ao Museu dos Descobrimentos, Museu Judaico, Igreja de Santiago, Panteão dos Cabrais e Museu do Azeite em circuito de comboio turístico. Tempo livre. Regresso com paragem em Manteigas. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento.
 
9º DIA – MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Atividade sócio cultural. Caminhada até à Fábrica Ecolã. Possibilidade de assistir ao vivo ao processo de transformação da lã, tratamento da lã, fiação, tecelagem e produto final, numa visita guiada às instalações que atravessaram 3 gerações desde 1925, trabalhando de forma ecológica e sustentável em todo o processo. Regresso ao hotel. Jantar com acompanhamento musical ao vivo. Alojamento.   
 
10º DIA – MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Exercícios de manutenção no ginásio e nos equipamentos de manutenção física disponíveis na Unidade Hoteleira. Pelas 16h30 realização de uma Tertúlia de Sabores acompanhada com chá e especialidades locais. Jantar com acompanhamento musical ao vivo. Alojamento.  
 
11º DIA – MANTEIGAS | PERABOA | COVILHÃ | MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Saída para visita ao Museu do Queijo. Localizado na freguesia de Peraboa este museu deseja homenagear todos os homens e mulheres que se dedicaram à pastorícia e, sobretudo, o queijo. De dentro para fora, o Museu do Queijo pretende difundir as tradições, o brado dos campos férteis, o pastor, os rebanhos, a transumância. O Museu do Queijo é uma verdadeira viagem sensorial tanto à volta do Queijo da Serra da Estrela, como pelas planícies da Cova da Beira, noutros tempos conhecida como Vale dos Judeus. Este Museu é único em Portugal e dá a conhecer, numa primeira fase, a fauna e a flora no contexto da Serra da Estrela. É também um excelente local para degustar o excelente queijo que se produz na região. Paragem na Covilhã com tempo livre para percurso na cidade. Regresso a Manteigas. Jantar e alojamento.
 
12º DIA – MANTEIGAS
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Exercícios de manutenção no ginásio e nos equipamentos de manutenção física disponíveis na Unidade Hoteleira. Jantar. Baile de despedida com música ao vivo.
 
13º DIA – MANTEIGAS | CIDADES DE ORIGEM
Manhã dedicada a tratamentos termais. Almoço no hotel. Regresso às cidades de origem.
 
Mínimo de 30 participantes.
 
Nota1: O alojamento será repartido entre os 2 edifícios do INATEL Manteigas. No ato de inscrição deverá ser seleccionado o edifício pretendido:
  • Edifício Principal - onde se encontram localizados alojamentos, restaurante, bar e receção;
  • Casa da Roda AL - localizado a 500 metros do edifício principal. Alojamentos sem ar-condicionado. Será garantido o transporte dos clientes com dificuldades motoras que ficarem hospedados neste edifício.
 
Nota2: Tendo em conta a génese do programa, a participação no mesmo implica a realização de tratamentos termais nos seguintes termos:
  • Participantes em quarto individual – obrigatória a realização de tratamentos termais;
  • Participantes em quarto duplo – obrigatória a realização de tratamentos termais de pelo menos 1 dos participantes;
  • Participantes em quarto duplo + 3ª pessoa – obrigatória a realização de tratamentos termais de pelo menos 2 dos participantes.

Nota3 - Precario_Termas_2018_CALDAS DE MANTEIGAS



PREÇO POR PESSOA DESDE: : 776 €

O preço inclui:
  • autocarro de turismo;
  • 12 noites de alojamento no INATEL Manteigas Hotel*** e Casa da Roda AL;
  • refeições: 12 almoços e 12 jantares, com bebidas incluídas;
  • atividades socio culturais mencionadas;
  • animação musical ao vivo conforme programa;
  • ingressos: Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Museu do Queijo, Fábrica Ecolã, Museu dos Descobrimentos, Museu Judaico, Igreja de Santiago, Panteão dos Cabrais e Museu do Azeite;
  • visitas conforme programa;
  • acompanhamento por técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas no 4º dia;
  • assistente acompanhante;
  • seguro de viagem.
 

O preço não inclui:
  • taxa de reserva (10 €);
  • inscrição termal;
  • consulta termal;
  • tratamentos termais;
  • quaisquer serviços não mencionados.




Inatel